Navegando por Palavras-chave "Papert"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Papert: programação e a busca por um plano de aulas construcionista(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-12) Prado, Claudiane Oliveira do [UNIFESP]; Souza, Renato Marcone José de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8984902656508635; http://lattes.cnpq.br/2853323718300636A utilização da programação nas propostas pedagógicas não é um assunto novo e aumentou consideravelmente nos últimos anos, mas ainda necessita de aprofundamento nas práticas pedagógicas e reflexões sobre sua integração ao currículo, principalmente no ensino fundamental inicial. A presente pesquisa busca unir o potencial da programação e o interesse que o uso de tecnologia exerce nos alunos, para, a partir desse cenário investigativo, refletir sobre os potenciais e as limitações dessa prática pedagógica. Foi realizada pesquisa de natureza qualitativa em escola de São Bernardo do Campo, com alunos do quarto ano do ensino fundamental. Os dados foram obtidos por meio de observação das aulas, por depoimentos, por entrevistas, por informações registradas em áudio, vídeo e escritas. Para a elaboração do plano de aulas, foi estudada a obra de Seymour Papert, tendo o construcionismo como princípio norteador da proposta. Um desafio que surgiu foi como avaliar essa prática pedagógica, de forma alinhada com as ideias do autor. Não tendo encontrado na literatura a visão de Papert sobre avaliação, foi realizada entrevista com Ann Berger Valente (Apêndice A), que contribuiu relatando suas observações e suas conversas com o pesquisador. Com este trabalho pretende-se contribuir com as discussões sobre o tema e refletir sobre as práticas pedagógicas que possibilitam a elaboração e a execução de um projeto dos alunos, incentivando o protagonismo e a resolução de problemas. Observou-se a possibilidade de trabalhar conteúdos matemáticos, aliados à programação, com crianças em um contexto de pandemia e como avaliar esse tipo de trabalho pedagógico.