Navegando por Palavras-chave "Paládio"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Complexos ciclometalados de paládio (II) contendo oximas como agentes antitumorais em modelo celular de osteossarcoma: um estudo in vitro e in vivo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-09-04) Pereira, Thales Hebert Regiani [UNIFESP]; Trindade, Claudia Bincoletto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6169006634951828; https://lattes.cnpq.br/1358131573853913A terapia antineoplásica tem por objetivo erradicar as células tumorais por meio da indução de morte celular ou ainda a inibição do ciclo e da proliferação celular. A busca por fármacos capazes de modular eventos associados à morte e/ou à sobrevivência celular é de grande interesse. Nas últimas décadas, os ciclopaladados têm sido amplamente estudados pela sua capacidade de interagir com alvos moleculares específicos envolvidos no controle da morte celular. Neste projeto, avaliamos os possíveis efeitos antitumorais de uma nova classe de complexos ciclopaladados de paládio (II) contendo oximas em um modelo celular de osteossarcoma, o qual é altamente agressivo e resistente a muitos fármacos. A cisplatina (CDDP) foi utilizada como controle positivo em todos os experimentos. Demonstramos que os complexos organometálicos denominados paládiopiperidina-oxima (Pd-BPO) e paládio-morfolina-oxima (Pd-BMO) são mais citotóxicos do que a CDDP em células de osteosarcoma SaOs-2 pelo ensaio de MTT. A coloração com Anexina-FITC/7-AAD demonstrou um maior potencial para os complexos de paládiooxima na indução de apoptose tardia nestas células em relação a CDDP após 24 horas de exposição, um evento confirmado também usando o inibidor de pan-caspase Z-VADFMK. Em comparação com a CDDP, apenas os complexos paládio-oxima erradicam a clonogenicidade das células SaOs-2 após 7 dias de tratamento. O envolvimento do eixo lisossomo-mitocôndria nas propriedades indutoras de morte celular dos complexos também foi verificado. Os complexos induziram a permeabilização da membrana lisossomal (PML) em um ensaio usando laranja de acridina (L/A) e citometria de fluxo. Além disso, os mesmos mostraram maior eficiência em despolarizar a membrana mitocondrial de células SaOs-2 em relação a CDDP e ao controle sem tratamento, utilizando o TMRE. Para os estudos in vivo, o C. elegans foi usado e demonstrou que ambos os complexos reduzem a locomoção e o bombeamento faríngeo após 24 horas de tratamento na mesma extensão que a verificada com o tratamento com a CDDP. Concluímos que ambos os complexos são mais eficientes do que a CDDP na indução de morte em células SaOs-2. A toxicidade desses complexos para o C. elegans foi semelhante à induzida pela CDDP
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudos sobre a resolução cinética dinâmica de aminas benzílicas catalisadas por paládio suportado em dolomita(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-25) Arêas, José Carlos Queiroz [UNIFESP]; Siqueira, Fernanda Amaral de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1471219454430467; http://lattes.cnpq.br/6170468090688582As aminas quirais constituem uma da classe de compostos orgânicos importante, devido, principalmente devido à atividade biológica. São amplamente utilizadas nas indústrias químicas, agroquímicas e farmacêuticas devido à sua versatilidade. Sua aplicabilidade varia de auxiliar quiral à alvo biológico. Entretanto, devido à seletividade dos processos biológicos, o uso de aminas quirais enantiomericamente puras é importante. Existem alguns métodos para sintetizar aminas enantiosseletivamente, dentre eles a resolução cinética dinâmica (RCD), que combina a resolução cinética enzimática com a racemização in situ do enantiômero remanescente. Esta metodologia tem ganhado cada vez mais atenção na área da síntese orgânica e apresenta como principal vantagem permitir a conversão total de uma mistura racêmica em um único enantiômero, em rendimento que pode chegar a 100%. O presente trabalho descreve estudos sobre a reatividade de aminas quirais, frente a reações de RCD. Entre os compostos estudados, a 1-indanamina foi selecionada, pois apresenta em sua estrutura o esqueleto indânico, presente na molécula da rasagilina. Esta, por sua vez, constitui um medicamento usado para o tratamento da doença de Parkinson, comercializado pela Pfizer com o nome Azilect®. Nas reações realizadas, foi usado o catalisador heterogêneo de paládio com suporte de dolomita, que foi desenvolvido em um trabalho do nosso grupo de pesquisa. Dentre suas várias vantagens, podem ser listadas a sua capacidade de reciclagem em até 5 vezes sem perda catalítica bem como a baixa quantidade de paládio ativo em sua composição. Foram utilizados diferentes agentes acilantes, tempos reacionais e temperaturas, buscando obter as correspondentes acetamidas nos melhores valores de conversão, excesso enantiomérico e rendimento das reações possíveis.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Incorporação de paládio em adsorventes em revestimento de embalagens ativas de papel Kraft para adsorção do fitohormônio (etileno) no acondicionamento de frutos climatéricos(Universidade Federal de São Paulo, 2020) Ochi, Deise [UNIFESP]; Silva, Classius Ferreira da [UNIFESP]; Yoshida, Cristiana Maria Pedroso [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3546808357732166; http://lattes.cnpq.br/4514485329529047Com o aumento mundial de consumo de frutas e hortaliças, a agroindústria brasileira tem o desafio de trazer ao consumidor produtos frescos e seguros. A dificuldade, entretanto, reside na curta vida de prateleira de produtos hortifrúti. Uma das formas de estender a duração desses alimentos é controlando o gás etileno (C2H4), um fitohormônio que estimula o amadurecimento e acelera a senescência dos hortifrúti. Esse controle pode ser feito por embalagens que contenham compostos capazes de remover esse gás do meio. O presente trabalho, dividido em três etapas, teve como objetivo desenvolver um novo sistema sustentável de embalagem ativa aplicando um revestimento, de quitosana contendo um adsorvente modificado com paládio, em folhas de papel Kraft e realizar um estudo de estabilidade do fruto climatérico (tomate cereja) acondicionado neste material de embalagem. Na etapa 1, o carvão ativado em pó e a zeólita Y foram impregnados com 5% e 10% Paládio (m/m). Com base principalmente em isotermas de adsorção de etileno, foi selecionada a zeólita contendo 5% Paládio (m/m) como melhor adsorvedor de etileno para ser aplicado na Etapa 2, no revestimento do papel Kraft. As variáveis estudadas foram teor de quitosana e de adsorvente. Os sistemas Kraft-quitosana-adsorvente foram caracterizados, e o papel Kraft revestido com quitosana a 0,2% (m/m) e a zeólita a 1,2% (m/m) foi selecionado baseado na capacidade de adsorção de etileno e maquinabilidade. Na Etapa 3, cartuchos foram desenvolvidos com o material ativo para acondicionar o tomate cereja (Solanun lycopersicum var. cerasiforme). O sistema de embalagem ativa manteve C2H4 na menor quantidade comparado aos outros sistemas avaliados. Em relação aos tomates cereja acondicionados na embalagem ativa da Etapa 2, houve redução na velocidade de amadurecimento, constatado pelos resultados de acidez titulável, sólidos totais solúveis, β-caroteno
- ItemAcesso aberto (Open Access)Recuperação de paládio oriundo de resíduos de catalisadores empregados em reações orgânicas na Unifesp – Diadema(Universidade Federal de São Paulo, 2021-01-25) Silva, Vantuy Gomes da [UNIFESP]; Ferreira, Tiago Luiz [UNIFESP]; Siqueira, Fernanda Amaral de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1471219454430467; http://lattes.cnpq.br/7869565791595370; http://lattes.cnpq.br/5111985904724019O presente trabalho descreve algumas estratégias para a recuperação de paládio contido em resíduos de catalisadores empregados em reações orgânicas. As propostas de tratamento destes resíduos utilizam princípios de química qualitativa experimental para a separação e purificação do paládio que pode ser reutilizado na síntese de novos catalisadores. A avaliação do grau de pureza do paládio (ou do composto de paládio) a ser obtido pode ser realizada empregando a espectrofotometria e a eletrogravimetria.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Síntese régio- e diastereosseletiva de oxazolidinonas via reação de cloroaminociclização promovidas por sais de Pd(II)(Universidade Federal de São Paulo, 2018-12-07) Papa, Bruna Lacerda [UNIFESP]; Rodrigues, Alessandro [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Allylic alcohol and especially its structural analogues are organic compounds of great interest to scientific community, since they can suffer a range of chemical transformations. Despite of several advances in reactions involving allylic alcohol derivatives using catalysis. It is possible to affirm that this is a fertile field to develop a variety of new symmetric and asymmetric reaction via metallic complexes as catalysts. A new methodology aiming the synthesis of oxazolidinones has been developed. Reactional time, temperature, Pd(II) source, quantity of CuCl2, solvent, catalyst loading and concentration were evaluated resulting in a optimize condition. The optimize reactional condition is: carbamate (0.2 mmol), PdCl2 (10 mol%), CuCl2 (1.0 mmol), LiCl (1.0 mmol) in ACN (0,10 mol.L-1) during 2,5 hours at 60 ˚C. The scope was explored where fourteen new oxazolidinones were obtain with yields from 50 to 95% and diastereoisomeric ratio up to 99:1. The developed methodology was efficient in a 15 times bigger scale (3.0 mmol) than the optimized one. Besides that, hydrogen NMR and computational studies helped us to propose a trans-catalytic-cycle to the formation of the majority diastereoisomer and a cis-catalytic-cycle to the minor diastereoisomer. In addition, four chemical transformations were done to obtain aminoalcohols, showing the synthetic versatility of the studied oxazolidinones.