Navegando por Palavras-chave "Padre Antonio Vieira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)As enfermidades do amor: uma leitura do "Sermão do Mandato" (1643), do Padre Antonio Vieira(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-30) Fonseca, Ines Barros [UNIFESP]; Lachat, Marcelo; http://lattes.cnpq.br/3500335089443803; https://lattes.cnpq.br/4413227324764328Ao longo dos séculos, a abordagem temática do amor e sobre o amor resultou em inúmeras produções literárias, poéticas, sacras, filosóficas e sócio-históricas. Porém, nem sempre o amor foi premissa de associação à virtude humana. Objeto de profundo interesse nos Estudos Retóricos, os quase 200 sermões pregados por Padre Antônio Vieira (1608-1697) fazem uso do poder discursivo para instruir as condutas morais vivenciadas no século XVII, período este em que a Igreja contribuiu sistematicamente na condução de seus fiéis e clérigos sobre as concepções atribuídas ao amor e agiu de maneira contundente com o interesse de coibir as paixões tidas como mundanas. É baseado nessas conjecturas que esta pesquisa busca compreender como o amor, Eros (conceito platônico), foi considerado uma doença, seja pelo prisma da Igreja, que se utilizou de clérigos para a produção de tratados de amor voltados apenas a Deus e intensificou represálias às paixões, seja pela vertente da medicina, que, através de estudos clínicos, contribuiu para a propagação de que certos tipos de amor e de condutas amorosas provocavam enfermidades físicas e metafísicas. O ponto de partida para a elaboração de um panorama do amor por esse viés é o Sermão do Mandato de 1643, de Antonio Vieira, no qual o autor, utilizando como locus de seu discurso o Hospital Real de Lisboa, cita a obra De Remedia: Amoris e se propõe a arguir sobre o Cristo que estava enfermo de tanto amor em suas últimas horas de vida. A causa da enfermidade, segundo Vieira, é descrita como: “Diz que é de amor, e de amor nosso, e de amor incurável: de amor: cum dilexisset; de amor nosso: suos qui erant in mundo; e de amor incurável, e sem remédio: in finem dilexit eos”. Se é de amor que o Cristo perece, logo, Vieira apresenta seus quatro remédios, a saber: tempo, ausência, ingratidão e melhorar de objeto. Com o ponto de partida vieiriano de que há um tipo de amor que é causador de enfermidades, para compreender a concepção vieiriana do amor como um possuidor de enfermidades, a pesquisa perpassa pela análise de concepções do amor pré- romântico. É realizado, então, o percurso de como autoridades filosóficas, tais como Platão, Aristóteles e Ovídio, conceituavam o amor, passando para autoridades dos doutores da fé, como São Bernardo de Claraval e São Francisco de Sales, que escreveram dois tratados ensinando como se deve amar a Deus, e, por fim, as influências da medicina que também contribuiu para a mutação do amor/virtude em amor/vício. Utilizamos para a construção deste contexto sócio-histórico a obra de Mary Del Priore, História do amor no Brasil (2005), e observamos algumas doenças como a melancolia, tratada na obra Anatomia da Melancolia (1621), de Robert Burton, a extinta Clorose ou “doença das virgens”, que deflagrou pelos séculos XVII, XVIII e XIX, e, por fim, a Síndrome de Clérambault, um conceito mais moderno (1921). Todas estas doenças corroboram com a ideia do amor como uma patologia. Com a grande exegese de Padre Antonio Vieira, há no Sermão do Mandato (1643) o páthos desencadeado de que o único amor incorruptível é só o de Cristo, e este se fez enfermo por amor aos homens.
- ItemSomente MetadadadosPalavra Impressa: Levantamento e análise dos sermões impressos em panfleto de Padre Antonio Vieira durante a Restauração Portuguesa (1640-1668)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Paula, Thiago Rocha de [UNIFESP]; Lima, Luís Filipe Silvério [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1254684857020143; http://lattes.cnpq.br/5256017063574920; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This monograph aims to raise, describe and analyze the sermons of Father Antonio Vieira (1608-1697) that were printed in pamphlet during the Portuguese Restoration (1640-1668). The aim is also to investigate the role and importance of the Jesuit Antonio Vieira in restorative process of Portuguese independence within the legitimizing discourse of the new Portuguese dynasty, in order to spread their proposals for the whole kingdom. The research tries to understand, so the circulation system of printed sermons, observing the context in which they were developed and the process of diffusion and circulation during the Restoration. For this, it analyzes which are printed in the National Library of Rio de Janeiro and the IEB-USP.