Navegando por Palavras-chave "PKU"
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- ItemEmbargoFenilcetofood: um jogo educativo para inclusão e compreensão da fenilcetonúria(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-03) Costa, Gabriella Cristhiambell Souza da [UNIFESP]; Malinverni, Andréa Cristina de Moraes [UNIFESP]; Diana, Paula [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4837080986318928; http://lattes.cnpq.br/1528799723644407; http://lattes.cnpq.br/8102899457794593Introdução: A fenilcetonúria (PKU) é uma condição autossômica recessiva que compromete o metabolismo da fenilalanina (Phe), afetando o desenvolvimento neurológico e psicológico. O diagnóstico de PKU afeta a criança e seus familiares, que enfrentam estigmatização e exclusão social devido às restrições alimentares. Para abordar esses desafios, foi criado o jogo de tabuleiro FENILCETOFOOD, visando promover a compreensão da doença e a inclusão das crianças. Objetivo: Avaliar o efeito do jogo e/ou auxiliar crianças tanto no conhecimento acerca da doença quanto na inclusão de pessoas com fenilcetonúria na população. Métodos: Elaborou-se um questionário para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema seguido por entrevistas com alunos do 5º ano de uma escola pública. Um novo questionário foi aplicado em dois momentos: antes e depois do uso do jogo, e uma análise estatística foi realizada (elaboração de uma Pipeline). Além disso, testaram-se as receitas do jogo, com o levantamento do custo dos ingredientes, e desenvolvimento de um teste de aceitabilidade dos alimentos. Resultados: As adaptações no jogo e nos questionários, feitas com base em consultas a especialistas e feedback de pais e alunos, demonstraram eficácia. A adesão dos escolares foi positiva, com boa jogabilidade e esclarecimento de dúvidas, apesar de algumas dificuldades no preenchimento do questionário, que foi ajustado. Um plano de aula para a preparação das receitas também foi desenvolvido. Conclusão: O jogo FENILCETOFOOD mostrou-se eficaz em aumentar o conhecimento sobre a fenilcetonúria e foi bem aceito pelos alunos, contribuindo para um ambiente escolar mais inclusivo. Esperamos que com as adaptações realizadas enriqueçam o currículo escolar.