Navegando por Palavras-chave "PCB"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEmbargoImpacto da exposição intrauterina aos PCBs sobre o desenvolvimento embrionário da tireoide e programação do eixo hipotálamo-hipófise-tireoide dos animais da prole(Universidade Federal de São Paulo, 2024-05-28) Tavares, Evelyn Franciny Cardoso [UNIFESP]; Nascimento, Caroline Serrano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4714345736053857; https://lattes.cnpq.br/8419877084644716A exposição a bifenilos policlorados (PCBs) perturba a função do eixo hipotálamohipófise-tireoide (HHT) em humanos e roedores expostos. No entanto, as consequências da exposição aos PCBs na programação do eixo HHT durante janelas críticas de desenvolvimento nunca foram relatadas. Objetivo: Investigar o impacto da exposição intrauterina aos PCBs na programação e função do eixo HHT em animais da geração F1 durante a fase adulta. Métodos: Ratas Wistar grávidas foram tratadas oralmente com óleo de milho (controle) ou óleo de milho suplementado com 50 ou 500µg de Aroclor 1254/kg/dia durante o período gestacional. A prole foi eutanasiada em dois períodos, GD20 e PND90. Hipotálamo, hipófise, tireoide, fígado, córtex e soro foram coletados. A expressão gênica e proteica foi avaliada por RT-qPCR e Western Blotting. Análises histológicas da tireoide foram realizadas, e os níveis de T3/T4 foram medidos por imunoquimioluminescência. Resultados: A exposição intrauterina aos PCBs reduziu significativamente o conteúdo de mRNA/proteína de TRH e TSHB no hipotálamo e na hipófise, respectivamente, de ratos machos e fêmeas da geração F1. Além disso, o tratamento aumentou a expressão gênica/proteica de NIS, TPO, TG e MCT8 na tireoide dos animais da prole da geração F1. Em concordância, os níveis de T4 e T3 apresentaram-se aumentados nos animais expostos aos PCBs. Tanto em machos como em fêmeas, os folículos tireoidianos estavam aumentados e preenchidos com maiores quantidades de TG do que os folículos dos ratos do grupo controle. A infiltração de células inflamatórias também foi observada, especialmente na tireoide das fêmeas. Interessantemente, houve alteração em enzimas envolvidas em processos epigenéticos de regulação da expressão gênica. A expressão de Sult1e1, enzima envolvida na degradação periférica dos hormônios tireoidianos, apresentou-se diminuída no fígado dos ratos e ratas expostos aos PCBs, enquanto a expressão de transtirretina, principal proteína de transporte de hormônios tireoidianos no plasma dos ratos, apresentou-se reduzida nas fêmeas adultas da geração F1 expostas aos PCBs. Adicionalmente, observou-se alteração na expressão de enzimas envolvidas no controle oxidativo no córtex dos animais expostos aos PCBs. Conclusões: O estudo sugere que a exposição intrauterina aos PCBs leva à hiperativação do eixo HHT em animais da geração F1 durante a fase adulta.
- ItemSomente MetadadadosPatrícia Galvão: O pensamento político de uma militante comunista (1931-1950)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Lopes, Janaína Santos de [UNIFESP]; D'Alessio, Marcia Barbosa Mansor [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6627019308003005; http://lattes.cnpq.br/9073550561914937; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Aiming to contribute to Gender History and Social History in dialogue with New Political History – which highlights the impacts of cultural and social phenomena, as well as the power relations within the social context, as a basis for understanding the political ambit - in this monograph we’ll expound on the figure of Patrícia Galvão (Pagu) and her political thought, having the engagement of this intellectual woman on the leftism. Although we are not making a biographical work, it is essential to understand the trajectory of Pagu for the development of this monograph, since, for a communist militant, life and work are inseparable spheres. Taking the transformation of Galvao’s political thought as an analysis object, the central issue which drives this monograph intends to reflect on Pagu’s thought rupture process with Stalinism and with the Communist Party of Brazil (PCB), in the light of the thematic regarding the woman who is active in the political field, which is perceived as masculine in its essence, even by the most progressive sectors, such as the ones which are represented by the leftism. The analyses will be based upon the periodicals “O Homem do Povo” (1931), and “Vanguarda Socialista” (1945-48), freely translated as “Man of the People” and “Socialist Vanguard”, respectively, as well as the political pamphlet “Verdade e Liberdade” (1950), freely translated as “Truth and Freedom”. Thus, we’ll analyze Pagu’s written material in order to seek to understand them as a matter of self-identity and as a form of resistance to gender oppression.
- ItemAcesso aberto (Open Access)PCB e Goulart: as representações da radicalização política em Novos Rumos entre dezembro de 1963 e março de 1964.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-16) Oliveira, Adriano Feires [UNIFESP]; Welch, Clifford Andrew [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9770627655517896O presente trabalho tem por objetivo compreender como apresentou-se a atuação política do Partido Comunista Brasileiro durante o governo João Goulart, entre dezembro de 1963 e março de 1964, bem como a relação do partido com setores de esquerda e com o próprio Goulart. Para efetivação deste trabalho, utiliza-se como fonte principal o jornal Novos Rumos (1958), periódico criado pelo PCB para discutir os “novos rumos” do partido e das teses sobre a transição para a revolução socialista no Brasil. Ainda, busca-se compreender a dinâmica e as redes de relações que funcionavam como pano de fundo nos meses finais de governo Goulart, e como se articulavam as relações entre o governo e sua base de esquerda a fim de dar sequência a uma agenda de reformas incômoda às forças de direita no período. Além disso, o entendimento sobre a atuação política do partido é permeado pelos estudos da Nova História Política, de René Rémond, e pelas concepções sobre a natureza do Estado do filósofo e militante comunista italiano Antonio Gramsci.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os renovadores “gramscianos”: o diálogo com Antonio Gramsci para a compreensão da realidade brasileira, a batalha das ideias no partido e a formação da revista Presença(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-02-28) Castro, Michele Corrêa de [UNIFESP]; Silva, Carlos Alberto Bello e [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A incorporação de Gramsci no Brasil compreendeu três períodos. Primeiro, um período dos anos 1920 a meados dos anos 1960 (SECCO, 2002), o segundo aborda timidamente e com muitos obstáculos à esquerda do Partido Comunista Brasileiro (PCB), a tradução feita pelo grupo capitaneado por Carlos Nelson Coutinho dos Cadernos do Cárcere, organizados por Togliatti (SIMIONATTO, 2004), sobretudo nos anos 1960, e, por fim, um terceiro momento em meados dos anos 1970, no contexto de abertura política e de maior efervescência acadêmica, quando Gramsci passa a ser referência em diversas áreas do conhecimento. Priorizamos, em certa medida, o terceiro período como recorte temporal, não nos detendo na recepção, mas nos usos e no diálogo de três autores brasileiros com o marxista sardo, na batalha das ideias no interior do partido e na formação da revista Presença. Os autores analisados se aglutinaram na chamada corrente renovadora democrática do PCB, na vertente que caracterizamos como renovadores “gramscianos” Carlos Nelson Coutinho, Luiz Werneck Vianna e Marco Aurélio Nogueira, também classificados como eurocomunistas. Assim, priorizamos as aproximações desses autores, quanto à análise da realidade brasileira, principalmente, a partir dos anos 1970, durante o chamado processo de transição democrática, em suas principais obras, nas produções no interior do jornal Voz da Unidade e em seus escritos na revista Presença (1983-1992).
- ItemAcesso aberto (Open Access)Sistema S e a luta de classes no Brasil: uma análise crítica(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-13) Silva Neto, Celso Pereira da [UNIFESP]; Diniz, Tânia Maria Ramos de Godoi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0843643148488988; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho tem como objetivo contribuir criticamente para uma reflexão sobre a origem do Sistema S e seu caráter de classe, utilizando a Teoria Social de Marx para compreender os elementos históricos, políticos e econômicos, como a integração latino-americana ao polo imperialista no início do século XX, o desenvolvimento industrial sem ruptura com as velhas oligarquias escravocratas e o protagonismo do proletariado urbano e industrial recém-constituído e organizado contra as novas formas de exploração e dominação da burguesia brasileira.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Virada de Placard: o esporte como crítica social do PCB no jornal Tribuna Popular (1945)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-06) Santos, William Rosendo [UNIFESP]; Biondi, Luigi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8982557411289179Este trabalho estuda a atuação do jornalista Ricardo Serran no jornal Tribuna Popular, pertencente ao Partido Comunista do Brasil (PCB). A partir do estudo e análise da coluna Placard, aliado à historiografia confeccionada em torno do recorte selecionado, buscaremos identificar elementos que apontem para a utilização do esporte, por parte do PCB, como ferramenta política e de mobilização popular em torno do seu projeto na redemocratização do Brasil, em 1945; bem como as aproximações e distanciamentos da postura de Serran às diretrizes editoriais do periódico e do partido.