Navegando por Palavras-chave "Orientation or Monitoring"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Importância do educador físico em programas de treinamento físico para indivíduos hipertensos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-12-14) Rodrigues, Bárbara de Almeida [UNIFESP]; Medeiros, Alessandra [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0071198026371230; http://lattes.cnpq.br/7893192577750196; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Diversos trabalhos têm demonstrado que o exercício físico, quando praticado regularmente, proporciona diversos benefícios para saúde e qualidade de vida, sendo fundamental para prevenção, controle e tratamento de doenças cardiovasculares e fatores de risco. Porém, quando feito de maneira inadequada, sem acompanhamento, o risco de complicações para a saúde é elevado. Logo, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do exercício físico realizado com ou sem supervisão de um profissional de Educação Física nas capacidades funcionais e nas variáveis fisiológicas de indivíduos hipertensos. O presente estudo apresentou uma abordagem quantitativa, por meio dos testes motores de flexibilidade, equilíbrio e agilidade dinâmica, resistência de força de membros superiores, resistência aeróbia geral e avaliação da pressão arterial de repouso e da frequência cardíaca de repouso, antes e após o período de dez semanas. Participaram deste estudo 21 indivíduos, com idade acima de 50 anos, de ambos os sexos, divididos em dois grupos. O primeiro composto por 12 pessoas, os quais realizaram treinamento físico supervisionado, no Quiosque da Saúde, programa realizado pela Universidade Federal de São Paulo em parceria com a prefeitura de Santos. O outro grupo sofreu apenas orientação, e continuaram suas práticas como de costume. Os resultados foram significantes para as melhoras obtidas em força, no índice de aptidão física geral e nas pressões arteriais sistólica e diastólica, apenas no grupo inserido no programa. Os que não foram inseridos, apresentaram melhora apenas na força, demonstrando, assim, a importância do profissional de Educação Física para a obtenção de resultados mais efetivos nas variáveis, maximizando suas vantagens para uma melhor saúde e qualidade de vida, minimizando complicações