Navegando por Palavras-chave "Objetos Digitais de Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM E MULTIMODALIDADE: um estudo sobre a linguagem dos ambientes digitais de ensino(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-16) Silva, Karina Huf dos Reis Zachias Soares da; Silva, Sandro Luis da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769037P0&tokenCaptchar=03AGdBq24W8R9dH1UJLr47Rd9DfTroby0ndPt5Jb_-DCrvwG96tLIgJ5FOGE06Ru7g6ufEUQdEqrDqxW1yN5s_JEVlg-QdgKwFCU-1_KoKRAWnqkImfCRbU7Yn7tjA10tgL-OFkB5cEe8K_oGUCESOihfsMRG4zPUuvUS_CTNW5hxqU5mk-xNMot-Wd3h99bPmSQdReI_cUNetppdIAdUHG1HizI8KO-ipS8Mp4VwjokdlEYfzGCCcrnf0rdyl062EM3DIl0vnHJxmXs-cSswpeuQzDVcowOdZ7keLZruD8F-UbPCQOOoMH6bwWU4NwU-cdEY_FifmXQmm93Ycey2Ivr1wz1p8jMKlABZWcAZhKGPF2fc3-ALBG1G2kEDNxfoUYG0KSODFtee7sFKwGP8PTRnYm3d2h2ySWYsOpnALnq3HXIrQsPKP4ci0ZI46rBNVkjsoC7exHRXWe6mGrVEcFwTJnWUlJJBhUw; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8609713E6&tokenCaptchar=03AGdBq25aRItHStRXuwBCeouk4BohjCXrrZX9k-2TmADLOZ9EaxK1-otoLX0Ud9JEUYcVtwOccWo8Ig6jUZ34ux7vE9113HB0lYgP-iwlcZgd6z5yFbMwqDRcd9Da7R-nalEv1Dw_W2ePPNTCidJ3tRlaQ1PpzhZo0je0j-VPDchLxXO-vrrVLMgCHYg9tiVekItIh9oL5-Rl_aWUjeW-xYneG-T8d37NwOs1iPA4nF-x2QGKb8XVqlwlqLB3SvP1SeuSFcf06LYZvGtp4-DvHxRIueojLW2I5cNrLcP2wc7HNEPacV-N_1qX5M94VgUSoxMSdKva9YIWmNgsjXRyrVi1qokBpcXCi-attNoBd3ky8ZZq6SspcyR4mLhTK-qyJry4gljBXnkfYzrfsjWhSQf1p8ERA2bA1Dn8M7Y7feEyfM2t-ae37lCbWTpBdw-nBMZkcthY-K27Este estudo está inserido no campo da Linguística Aplicada em diálogo com a Análise do Discurso e tem como objetivo evidenciar como os recursos multimodais de materiais didáticos digitais de um repositório educacional desenvolvem a competência discursivas dos alunos para a produção de texto. Busca-se, ainda, averiguar se esses instrumentos de aprendizagem promovem a interatividade, a fim de auxiliarem na construção de saberes de forma autônoma. O corpus da pesquisa é constituído por cinco Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) de Língua Portuguesa, do eixo de Produção Textual, inseridos no portal Escola Digital, de acesso livre a docentes e gestores da educação. A ideia central que impulsionou este estudo foi a observação das potencialidades apresentadas pelas ferramentas digitais de ensino-aprendizagem, no que tange ao desenvolvimento da autonomia do aluno e do professor, representadas pela linguagem multimodal (MAINGUENEAU, 2015), hipertextualidade e interatividade (SILVA, 2010), os quais são proporcionados por esses ODA. Analisou-se se os ODAs, através de sua configuração multimodal, promovem a interatividade e, consequentemente, o desenvolvimento de competência discursiva (MAINGUENEAU, 2008) ao sujeito. A pesquisa foi iniciada com o levantamento de reflexões acerca dos novos ambientes de aprendizagem trazidos pelos avanços tecnológicos do século XXI, observando questões sobre a construção de saberes nesse novo contexto, a interação e a interatividade, a configuração da linguagem e o desenvolvimento de competência discursiva, bem como os conceitos de multiletramentos e letramentos digitais, entendidos, nos limites desta dissertação, como competência necessária ao sujeito neste cenário. A partir das discussões iniciais, foram selecionadas as categorias que serviram ao processo de análise do corpus. Analisou-se o portal Escola Digital, como sendo um repositório de recursos digitais, compreendendo sua finalidade, bem como os materiais didáticos nele disponíveis, os ODAs, averiguando sua configuração e suas potencialidades. A partir da análise realizada nesta pesquisa, concluiu-se que os repositórios educacionais podem contribuir grandemente para o desenvolvimento da autonomia de alunos e professores, além de ser possível observar a rica exploração dos recursos multimodais nos ODAs, que permite o desenvolvimento de competência discursiva para a produção de texto. Constatou-se, ainda, a escassez de ODAs atuais e variados, que possibilitem a interatividade no processo de ensino-aprendizagem, em especial quanto à produção textual. Trata-se, portanto, ser um repositório que pode se tornar um aliado na prática pedagógica, satisfazendo as exigências do século XXI, na medida em que mais ODAs forem melhor elaborados, promovendo uma aprendizagem mais significativa para os sujeitos.