Navegando por Palavras-chave "Objeto A"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEmbargoDo objeto A à sublimação: um percurso possível para pensar a produção artística(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-19) Martins, Victória de Andrade Teixeira [UNIFESP]; Zihlmann, Karina Franco [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8737042226108033; http://lattes.cnpq.br/7068629241257337; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: um conceito fundamental na obra psicanalítica lacaniana é o conceito de objeto a, sendo caracterizado por esse autor como sua contribuição para a área. Assim, a aproximação à obra de Lacan permite compreender que o conceito de objeto a teve uma trajetória de construção, ganhando articulação e complexidade à medida em que o autor se propunha a contribuir para a fundamentação teórica da Psicanálise e embasar sua própria perspectiva sobre o assunto. Outro aspecto de interesse é a articulação do conceito de objeto a para propor reflexões teóricas sobre os processos de construção e expressão artística. Nesse trajeto, buscouse articular o conceito de objeto a enquanto fonte de um processo que passaria pela sublimação, tal como entendida por Freud, e que teria como possível destino final a arte, embora essa não seja a única possibilidade. Objetivo: apresentar os resultados de uma revisão narrativa de literatura sobre a trajetória de construção do conceito de objeto a na obra lacaniana, de modo a oferecer subsídios para a elaboração de uma reflexão sobre esse conceito em relação aos mecanismos de sublimação, como entendido por Freud, e aos processos de construção e expressão na produção artística. Método: foi realizada uma pesquisa de revisão narrativa publicada na literatura científica sobre o assunto, sendo incluídos artigos, capítulos de livros e livros, teses e dissertações sobre o conceito de objeto a em Psicanálise lacaniana e sobre o conceito de sublimação em Psicanálise freudiana; além disso, foi consultado material científico publicado sobre a relação desses conceitos psicanalíticos com o processo de produção artística. Não houve delimitação de um período específico de publicação do material a ser consultado. Aspectos éticos: por ser uma pesquisa que não envolve seres humanos, diretamente, foi construída uma Declaração de Responsabilidade do CEP-Unifesp.