Navegando por Palavras-chave "Nova Direita"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Deus, Pátria e Família”: O ativismo conservador rumo à uma “direita de verdade”(Universidade Federal de São Paulo, 2022-04-19) Kalil, Álex; Sales, Lilian; http://lattes.cnpq.br/5411386708547076; http://lattes.cnpq.br/5794644846537411O objetivo deste estudo é analisar o surgimento de um movimento social auto classificado “conservador” na cidade de São Paulo, entre os anos de 2016 e 2018, atuante na defesa de pautas morais e religiosas. O foco da pesquisa é o processo de formação de “públicos”, buscando identificar as ações organizadas pelo movimento para captar novos participantes, alianças com outros movimentos, organizações e políticos. A pesquisa investiga se a publicidade de pautas “conservadoras”, se valendo de “dispositivos morais”, bem como os usos de informações de apelo afetivo corroborou para a formação de públicos para o movimento, de modo a viabilizar a candidatura de suas lideranças conservadoras do movimento nas eleições de 2018. Os procedimentos metodológicos utilizados apresentam uma descrição e análise dos eventos em que o movimento organizou campanhas de manifestações, entre 2016 e 2018, seguida pela análise dos materiais mobilizados pelo grupo disponíveis em plataformas digitais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Representações do Movimento Escola sem Partido na Folha de S. Paulo (2014-2019)(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-26) Oliveira, Fátima Modesto [UNIFESP]; Vieira, Cleber Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6363945865784406; http://lattes.cnpq.br/8648337932995778Observaram-se idéias educacionais como é o caso das que estão presentes no Projeto de Lei Escola sem Partido. Investigou-se, portanto, suas formas de atuação enquanto dispositivos (possuidores de narrativas e práticas) de implantação de políticas educacionais de viés conservador, autoritário e neoliberal. Esta pesquisa analisou as representações sociais sobre a intersecção entre política, neoliberalismo e educação na sociedade brasileira. Os Objetivos foram observar especificamente as lutas de representação tais como aparecem na grande imprensa brasileira. Para isso, foi pesquisado o noticiário da Folha de S. Paulo a respeito do Projeto Escola Sem Partido (ESP) entre os anos de 2014 e 2019. Espera-se contribuir para a compreensão de como o discurso presente neste movimento foi apropriado pelos diversos campos que o utilizaram como elemento de disputa e as lutas de representação resultantes desses embates sociais. O diálogo entre a história da educação, a história das idéias e a história cultural fornece um entendimento apropriado em relação às transformações atuais no âmbito educacional. Isso se dá por meio da análise da existência de um pensamento conservador persistente ao longo da história da educação que se projeta no âmbito escolar utilizando a escola enquanto uma agência de normatização. Palavras-chave: Escola sem Partido. Nova Direita. Grande Imprensa. Neoliberalismo. Conservadorismo. Anticomunismo.