Navegando por Palavras-chave "Neurodiversidade, acessibilidades e preconceito"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)“O meu autismo não é um problema”: significações sobre vivências escolares produzidas por estudantes autistas do Ensino Médio Integrado de um Instituto Federal(Universidade Federal de São Paulo, 2024-03-21) Costa, Andreia Alice Rodrigues [UNIFESP]; Cruz, Fernanda Miranda [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5963332154182390; https://lattes.cnpq.br/9619911029137347Esta pesquisa teve como objetivo principal compreender as significações produzidas por estudantes autistas sobre suas vivências de escolarização no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do IFSP. Especificamente, investigamos como os estudantes autistas significam a escolha do curso, suas vivências nesse curso e seus projetos futuros. O estudo foi conduzido no Instituto Federal de São Paulo, com concordância da instituição e com a participação de 11 estudantes autistas de diferentes campi (CEP/UNIFESP 50197521.8.3001.5473). Metodologicamente, realizamos: 1) um levantamento do número de matrículas de estudantes autistas na instituição; 2) uma revisão sistemática da literatura sobre estudos prévios acerca da temática do acesso, inclusão e permanência de estudantes autistas na Educação Básica e Profissional em Institutos Federais e 3) a elaboração e a aplicação de questionários e a realização de entrevistas com estudantes autistas convidados a participarem da pesquisa. Para a organização, descrição, análise e interpretação dos dados coletados nas entrevistas e questionários, adotamos o procedimento teórico-metodológico dos Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006; 2013). A sistematização dos dados resultou em seis Núcleos de Significação. No Núcleo 1, os estudantes compartilharam suas impressões sobre o autismo, destacando suas percepções sobre o mundo, sobre a cultura e sobre valores e práticas culturais. O Núcleo 2 discute suas vivências no Ensino Fundamental, evidenciando elementos como o acompanhamento de profissionais da saúde e a qualidade das relações interpessoais. O Núcleo 3 aborda os processos de escolhas e as mediações sociais e históricas que os constituem, revelando a importância da escolarização proporcionada pelo IFSP para suas futuras carreiras profissionais. Os Núcleos 4 e 5 reúnem suas vivências durante a pandemia de COVID-19 e no contexto presencial de ensino experienciado após a pandemia, destacando suas percepções sobre a dinâmica das relações sociais e a inclusão social nos espaços institucionais. E o Núcleo 6 reúne as perspectivas de futuro compartilhadas pelos estudantes autistas, dando visibilidade às preocupações associadas principalmente à esfera trabalho e à escolarização como meio de alcançar metas na vida adulta. A vivência escolar nos anos do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal traz à tona experiências singulares e coletivas e se coloca em relação com o que foi vivenciado pelos estudantes autistas nos primeiros anos de escolarização e a atenção dispensada a eles, que se presume inclusiva e efetiva. De forma mais específica, os núcleos reunidos nos permitem dar visibilidade a um conjunto de elementos que compõem o ambiente escolar e dão pistas do que seria um ambiente inclusivo, sensível às necessidades individuais e de promoção de igualdade de condições. De forma mais geral e no que diz respeito ao autismo, esta tese produz inteligibilidades sobre o autismo, sobre as condições autistas e as singularidades em um mundo organizado, por sua vez, de forma neuronormativa.