Navegando por Palavras-chave "Negrinha"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Negrinha na sala de aula: estímulo ao preconceito ou à reflexão?(Universidade Federal de São Paulo, 2020-06-22) Costa, Tatiane Cristina da; Lachat, Marcelo; Ricieri, Francine Fernandes Weiss; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768943D8&tokenCaptchar=03AGdBq26R9GmoVAxRC3oPCexWTCanO_kP76CDsCzx_sIl6BMxn1D6P6FzlJ9WGRWAEsRIVqCC0NjGSN7TLsHkPZe2fHUxVj4rdz1MdTfu_tklAAdsvSmijOW1LiWavH_otdNtlFj9hnMf-oVcEZX-fOAmLomYqul4kQgX18b3yR5PLOrd3rS3hGBenWKn-HWxr0jXro0fyrVVbvBkw1qOGg4oN-0Qod3eOg2my84WfH_2AbYYBLhJD5aPHaGCCMR3_cE81hxKJYfti80iUX-u0SL1Y0pKiGLC6KTT0rJqx0o0D4Dmth6ZEyf4RPn7jPIXONbmhYF4qfIRsIv2ggyzI37i24LepDBgEtleh8CeVUucaFfCEngyldb8OqIiMomKUmdVkb-VQn4jhQglPkmlYq47q4rx73sJwzuIFSEJcF39W6zojqv43-Z0htB0F_1d16c5yLm3y1ue-q7tZ7GLwnBkHGZv6H6mDg; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718603U4&tokenCaptchar=03AGdBq25agkGX-CWqziY9crOgo2NQSQykIBaDiBqIW0H2G5Jyc0O9ugZ6lJt5k_4dnlM7TlA6Si-E4g9oVfkJgrt9dXLuvyYDKOPzXJ4HNXgCskDfyJh-U_xmfPZYMRxrIGPG2GGbpj7JUMSw0gpW_zMtMMdjbd-ldwaGXYau9ihBjYpD3oUaRkhbCk3-xnxnINkAtDuiMYCI34W3Y-MV0bPglfl40FcYmJlRg8H46VhKKiicm8_EFPz81LW9deuCBIgOgeJa7YpyJTqHBJxW8Lk7vxU5bqdqT_hfEyN_0tiOXqWlNk3nW561IiRcXRkgTMQJF6gsd8ingeRFUS6lWF1dkw8yz7M-pRtuB9RKHiqhLVoMRrbdsA0sJ2687w5j-RHRJBC82W0NE-NN_4fCbvGVjZWiMxyY9pANbU-_XMZcfj8YEwgfTro0CwrOJTP7EOGOU0ivcSXb; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4465868Z1&tokenCaptchar=03AGdBq27BvmrB4HOv81m9YWIhhjSDF6mI9dmNu84jgQ1lcAmmSgQaAZw861kA3CvwUbrO5qtNKjPXhUmTsSb2eMIxAy49Fr0gG8ZnRCu4WvEnwq-p_ycfHXZYM3szxTlsILlw9RZGb37IItMerdLUbxACfMTpo7yJZPXmZu83cNxl-zmLX_yGra0mhd0Vyc3HRByOph7ndBOPq7_AWgz9K_VNMq8zv3uqgq4VYol83HnczdzR1q4CvqvFc5EggQbcrhPVxOsmGCfr8m_-VFffuJnp8G72FJpbpJPFLWjIp4wWSdbrIxrBLoxoaVhCvUE6FQIGUqjfLXhSi1e6vJJO2q9fEm6hvCqbLkIjlcW3o8awBPtfPkgw7Q6cBHi7Y-K9rcbgRdi51P0M7mDIA1Me66iryzkkDCD_2syvb3C9ptkpWJLtO5Ku691m9tZEnibLhemSeBsJw0LgvzfQzJur7MyXVdDu9HsOSwEsta pesquisa pretendeu estudar o conto “Negrinha”, de Monteiro Lobato, explorando sua linguagem e contexto histórico de sua criação a fim de verificar a questão: o uso do texto “Negrinha” em sala de aula estimula o preconceito ou desperta a criticidade e a reflexão dos alunos a respeito do racismo? A pesquisa-ação foi o método escolhido para a verificação da recepção do conto para que o leitor pudesse ser ouvido e também para que a prática docente pudesse fornecer elementos para a análise da utilização do conto com os estudantes. Estabelecendo como objetivo analisar a recepção do texto selecionado pelos alunos, o trabalho adota como fundamentação teórica uma perspectiva crítica com relação aos estudos da ironia e tipos de leitura. Foram base para esta pesquisa os estudos sobre o racismo feitos por Francisco Bethencourt e Lilia Moritz Schwarcz, bem como as definições de raça e racismo oferecidas por Nicholas Wade e Abdias do Nascimento. Para verificar a hipótese levantada, foi elaborada uma atividade para ser desenvolvida em uma sala de Ensino Técnico Integrado ao Médio da Etec Abdias do Nascimento, em São Paulo, a fim de verificar a visão que os vinte e dois alunos participantes do estudo tiveram do texto, com relação ao preconceito racial. A interação com os estudantes foi gravada e transcrita, com autorização dos alunos e seus responsáveis. Após as atividades realizadas, os dados levantados foram analisados para que se verificasse se a metodologia utilizada pelo professor na sala de aula, ao tratar do texto, influenciou ou não a visão que os alunos dele tiveram e se o temor por parte de alguns intelectuais e pesquisadores de que o texto estimula o racismo seria real. A necessidade de verificar tal situação se dá, principalmente, pela tentativa de se tirar o livro do PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola) ocorrida em 2012, baseada na justificativa de que o texto estimularia o racismo nos estudantes através do uso de palavras pejorativas relacionadas aos negros utilizadas pelo autor.