Navegando por Palavras-chave "Necessidades educacionais específicas"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A acessibilidade e a oferta do atendimento educacional especializado – AEE(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-19) Pagnez, Karina Soledad Maldonado Molina• Módulo 4: A acessibilidade e a oferta do atendimento educacional especializado – AEE -- Este módulo oferece uma discussão conceitual e prática a respeito da acessibilidade e o atendimento educacional especializado, a conceituação de atendimento educacional especializado - relação entre educação especial como modalidade educacional e escola regular. Traz uma reflexão sobre acessibilidade e recursos tecnológicos disponíveis para a inclusão escolar do aluno com deficiência e uma avaliação de necessidades e/ou habilidades educacionais específicas dos alunos.
- ItemEmbargoO Tabletop Role Playing Game como recurso de interação para estudantes com necessidades educacionais específicas sob a perspectiva da Terapia Ocupacional: uma pesquisa-ação(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-10) Horie, Mariana Mayumi [UNIFESP]; Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]; Oliveira, Adriana Martins de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4377318635278068; http://lattes.cnpq.br/4140547211703368; http://lattes.cnpq.br/4681449220843245; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Tabletop Role Playing Game (TTRPG) vem sendo explorado dentro dos contextos educacionais e clínicos por sua potencialidade como recurso de interação social, além de auxiliar em outras habilidades intrapessoais. Nesse contexto, discute-se acerca da agência do TTRPG dentro da Terapia Ocupacional, com um recorte em estudantes com necessidades educacionais específicas – focando nas juventudes dentro da escola pública –, se baseando em dois recursos muito utilizados na atuação da profissão: os grupos e o uso de recursos lúdicos. Objetivou-se analisar se o RPG de mesa, como um jogo aplicado a estudantes com necessidades educacionais específicas, pode afetar as formas como esse público se comunica e interage dentro da escola, sob a ótica da Terapia Ocupacional. A seguinte pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter exploratório e segue o desenho metodológico de uma pesquisa-ação, de acordo com uma concepção reivindicatória/participatória. Para realizar a seguinte pesquisa, foi formado um grupo de cinco alunos do Ensino Médio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP - Campus Cubatão), os quais frequentavam a Coordenadoria Sociopedagógica no contraturno. Foram realizados onze encontros ao todo, os quais foram documentados em diários de campo que, posteriormente, foram interpretados através do Método de Interpretação de Sentidos. Os resultados demonstram que os encontros voltados para a prática lúdica surtiram bons efeitos na questão dos vínculos estabelecidos entre os participantes, nas habilidades voltadas para convivência em grupos e na confiança (neles mesmo e nos outros), sendo elementos importantes para a vida gregária e exercício da cidadania. Contudo, aponta-se que algumas das dificuldades encontradas se voltaram principalmente à dificuldade de desconectar-se dos meios virtuais, o curto tempo das sessões e a interrupção dos encontros, em virtude da greve nacional dos técnicos administrativos da educação – esse último podendo ter interferido nos dados colhidos. Mediante o que foi descoberto, considera-se que a Terapia Ocupacional possa empregar esse recurso na área da educação com o público jovem, contribuindo com a equipe da escola e alunos, em defesa ao direito ao acesso ao lazer, cultura e exercício da cidadania desse público.