Navegando por Palavras-chave "Nativos digitais"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Design Educacional no desenvolvimento de jogos: um framework para a criação de RPG eletrônico educacional(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01) Medeiros, Susana Maria de [UNIFESP]; Silva, Edna de Mello [UNIFESP]; Yanaze, Leandro Key Higuchi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3243275619679099; http://lattes.cnpq.br/9405118016902400Tendo em vista que os alunos das novas gerações têm acesso às tecnologias digitais desde a mais tenra idade - como os jogos digitais - e possuem características próprias das quais o ensino tradicional não dá mais conta, será investigado como ocorre a aplicação e o desenvolvimento de jogos de Role Playing Game (RPG) eletrônicos educacionais. Com isso, o objetivo será criar um recurso que auxilie professores na criação de jogos de RPG eletrônicos educacionais que atendam aos objetivos de aprendizagem que pretende desenvolver, através da identificação dos elementos que fazem parte desse tipo de jogo e sugerindo como planejar, desenvolver, implementar e avaliar nesse tipo de proposta. Para tanto, foi realizada a revisão bibliográfica sobre o tema, coleta de dados com professores dos anos finais do ensino fundamental e médio, análise e curadoria de jogos digitais educacionais e aplicação do modelo ADDIE para a criação de um framework que atenderá o objetivo. Verificou-se que muitos jogos digitais educacionais utilizados pelos professores são baseados em perguntas e respostas do método tradicional, demandando a criação de jogos educacionais que sejam mais complexos e promovam a interação, reflexão e descoberta, assim, os jogos de RPG se mostraram como uma possibilidade de recurso educacional que, em conjunto com seus elementos e narrativa, podem abordar conhecimentos de várias disciplinas, inclusive sobre a história e cultura brasileira. Contudo, se faz necessário pesquisas mais amplas com professores e jogadores de RPG sobre o tema e experiência com jogos desse estilo para aprimorar o framework apresentado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Geração Z e o mercado de trabalho: uma revisão bibliográfica(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-09) Dias, Bruna dos Santos [UNIFESP]; Brelàz, Gabriela de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5241645954064212Esse trabalho apresenta dados existentes atualmente sobre a geração Z e o mercado de trabalho. A pesquisa teve como objetivo identificar com base na literatura existente, produções que averiguam e explicam a geração Z, e a sua relação com o mercado de trabalho. Por meio de uma busca sistemática em bases de dados com o recorte temporal de 2010 a 2022, e com alguns delimitadores de busca como: geração Z, nativos digitais, mercado de trabalho, foram identificados artigos e proposta uma classificação dentre os insumos encontrados. Este levantamento permitiu um aprendizado sobre a Geração Z, possibilitando reflexões e ponderações acerca do momento atual. A ascensão da tecnologia é um fator crucial para a história dessa geração e, essencialmente, de como o mundo se comporta hoje. Também contribuiu para o conhecimento sobre os aspectos desse grupo geracional e trouxe esclarecimentos de quais são as expectativas da geração Z em relação ao mercado de trabalho. Como produto final, criou-se um acervo documental sobre a geração Z.