Navegando por Palavras-chave "National Curriculum Parameters of Mathematics"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Os Parâmetros Curriculares Nacionais de matemática: o caso da resolução de problemas(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-02) Lucas, Jessica Ramos [UNIFESP]; Bertini, Luciane de Fatima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7883451343333340; http://lattes.cnpq.br/2165854955415323Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal a investigação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN de Matemática para o Ensino Fundamental analisando o caso da Resolução de Problemas. O presente trabalho considera a construção histórica das propostas curriculares no Brasil para compreender que os PCN se constituíram como documentos elaborados pelo Ministério da Educação que se propunham a apresentar orientações para a atualização e reorganização das propostas curriculares através de ações educativas e estimular um debate nacional sobre o documento. Os PCN de Matemática, em questão, destacaram a importância da resolução de problemas como um dos eixos centrais da Educação Matemática, o que torna possível que se coloque em discussão os saberes para ensinar e os saberes a ensinar. Para contribuir com a análise, também são levantados dados de um inventário analítico dos pareceres emitidos sobre a versão preliminar dos PCN de Matemática elaborados pelo próprio autor deste trabalho. Dessa forma, a análise da pesquisa contribui para a discussão sobre a concepção de Resolução de Problemas proposta no documento oficial, tendo em mente os vários significados atribuídos à problemas, analisando o seu contexto histórico, importância como metodologia no ensino de Matemática e como um elemento da matemática do ensino. Ao analisar a versão final dos PCN, conclui-se que diversas críticas dos pareceristas foram consideradas e com isso o documento passa a abordar sutilmente a proposta de Resolução de Problemas como a metodologia preconizada no Brasil por Lourdes de la Rosa Onuchic, indicando uma prática de ensino e de aprendizagem de matemática através da resolução de problemas.