Navegando por Palavras-chave "Narrações multimodais"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Relato de prática com as narrações multimodais - Oficina Articula ambiente com alunos da educação de jovens e adultos/EJA(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-02) Pontes, Jasmini Cristina de Arruda [UNIFESP]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; Candiani, Giovano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9950995765229751; http://lattes.cnpq.br/5928916500490499; http://lattes.cnpq.br/2292947217801194O presente trabalho de conclusão de curso tem como foco uma intervenção ambiental - oficina articula - realizada com alunos da EJA na E.E. Prof. Lydes desenvolvida de forma articulada com outros dois estudos, a saber: Mestrado “Percepção Ambiental de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)” de Débora Cordeiro; trabalho de conclusão de curso, intitulado Práticas experimentais de baixo custo sobre Meio Ambiente na Educação de Jovens e Adultos/EJA, da aluna Michelli Marcos de Oliveira. O objetivo do estudo foi elaborar um relato de prática via instrumento de narração multimodal (NM) sobre a intervenção ambiental na EJA. A oficina articula foi realizada no pátio da escola por meio de 3 atividades (muro das lamentações, árvores dos sonhos e portal das ações). O relato via NM tem por definição o foco nas tarefas realizadas pelos alunos. A partir das transcrições dos vídeos e compilação de fotos e materiais didáticos da intervenção, foi elaborada a NM com o propósito de avaliar a implementação da prática de intervenção na EJA. O relato de prática via NM com foco nas tarefas demonstrou que tanto nas respostas escritas como nas interações com os professores ocorreu o alinhamento do conteúdo curricular e a realidade dos alunos. Este estudo contribuiu para: (i) construção de conhecimento sobre a temática ambiente e relatos de prática via narrações multimodais na EJA; (ii) futuras práticas de ensino de ciências e intervenções na área da educação ambiental tanto da educação regular como da EJA; (iii) melhoria contínua da formação de professores de ciências (formadores, licenciandos e supervisores nas escolas) através da articulação entre pesquisa-ensino-extensão (mestrado-TCCs-escola parceira na extensão universitária). Como este TCC foi desenvolvido de forma articulada com um mestrado e outro TCC, certamente contribuiu para a formação de professores de Ciências da equipe colaborativamente e será um exemplo de parceria na pesquisa-ensino-extensão a fim de criar diálogo com os pares.