Navegando por Palavras-chave "NEI Paulistinha"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Relatório de extensão - 50 anos da Paulistinha (1971-2021): partir da história(Univiversiade Federal de São Paulo. Núcleo de Educação Infantil - NEI, 2024-11-15) Silva, Dilma Antunes [UNIFESP]; Nascimento, Ana Paula [UNIFESP]; Vieira, Ana Luiza; Paulino, Peterson Mendes; http://lattes.cnpq.br/9961242002156872Trata o presente de um relatório-síntese para divulgação dos resultados do projeto de Extensão “50 anos da Paulistinha: partir da memória” que consistiu em uma importante ação extensionista promovida pelo Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação (NEI-Paulistinha), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), entre os anos de 2020 e 2023. Contou com fomento do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) durante os anos de 2021 e 2022. No âmbito desse projeto, participaram professoras do Núcleo e estudantes de graduação, atuando como bolsistas e ou voluntários. Entre os objetivos principais do Projeto, destacam-se: contribuir para o resgate, compreensão e valorização da história e memória da instituição escolar, cuja origem data de 1971. A partir desses objetivos principais optou-se por privilegiar abordagens metodológicas mais participativas, desse modo, tem-se como principal referência a Tecnologia Social da Memória (TSM), utilizada como ferramenta para estimular a participação dos diferentes atores escolares na produção e compartilhamento de suas experiências, a fim de resgatar e valorizar seus saberes, histórias e memórias e individuais e coletivas, entrelaçadas à história da instituição. A parir da disponibilização deste relatório, espera-se que os achados documentais (fotos e álbuns, gravações em vídeo, relatórios pedagógicos, livros- ata etc.) e o levantamento de aspectos históricos e identitários dessa unidade educacional quinquagenária, a partir de múltiplas vozes (professoras, funcionários/ex-funcionários, gestores, alunos/ex-alunos e ou seus responsáveis) e de diferentes linguagens (desenho, poesia, rodas de conversa etc.) contribuam para o (re)conhecimento da escola como espaço social de memória. A análise do projeto, bem como do conjunto de produções alcançadas, revela a importância e os desafios da extensão universitária na Educação Básica, e aponta para a necessidade de maior articulação da escola com as licenciaturas e com o departamento de Educação.