Navegando por Palavras-chave "Nível do mar"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Extremos de maré baixa durante o inverno do Hemisfério Sul e influência nos organismos dos entremarés rochosos do litoral de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2019-11-22) Vasconcelos, Tatiany Marinho [UNIFESP]; Silva, Gyrlene Aparecida Mendes da [UNIFESP]; Gomes, Amanda Alves; http://lattes.cnpq.br/9935739581365115; http://lattes.cnpq.br/1751745022740339; http://lattes.cnpq.br/8890368787319007; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O estudo traz uma abordagem interdisciplinar através de associações da influência do ambiente físico sobre o biológico em que eventos extremos negativos do nível do mar (ou extremos de maré baixa), devido à forçante atmosférica de baixa frequência, explicam parte da variabilidade do mexilhão Perna perna coletado no litoral de Cananéia/SP-Brasil nos invernos de 2014 a 2016. A forçante atmosférica de baixa frequência atuou de maneira construtiva, amplificando as anomalias negativas do nível do mar e destrutiva, reduzindo a influência das forçantes astronômica e do barômetro invertido quando essas estavam favoráveis ao aumento da variável. A técnica de composição permitiu analisar o comportamento médio da atmosfera e oceano nas 96 e 48 horas que antecederam os eventos e durante as suas horas de ocorrência. Os eventos foram associados à passagem de um anticiclone transiente com ventos de nordeste paralelos à costa quando localizado próximo da região de estudo. Isso contribuiu com o resfriamento da temperatura da superfície do mar na região de estudo pelo deslocamento das águas costeiras para regiões mais afastadas. A correlação entre as séries temporais de anomalias do nível do mar e o índice de abundância relativa do mexilhão (o índice de Captura por Unidade de Esforço, CPUE), sem as respectivas tendências lineares, mostrou que existiu uma relação moderada, negativa e estatisticamente significante durante o período analisado. Dessa forma, sugere-se que a persistência de maré baixa propiciou um ambiente favorável a um menor esforço e tempo de coleta e, consequentemente, uma maior disponibilidade do mexilhão na região de estudo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Urbanização de praias: um diagnóstico do litoral paulista(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-29) Santos, Matheus Monteiro dos [UNIFESP]; Christofoletti, Ronaldo Adriano [UNIFESP]; Martinez, Aline Sbizera [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4622328317588092; http://lattes.cnpq.br/4170381439518486; http://lattes.cnpq.br/4106620410377625; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A região costeira sempre foi uma localidade atrativa para a humanidade, apresentando grandes concentrações populacionais por todo o globo. Isso fez com que a linha de costa fosse moldada, não apenas por eventos naturais, mas também por atividades antrópicas, frequentes no ambiente urbano. Dentro de um cenário de mudanças climáticas, é importante a realização de diagnósticos, para buscas estratégias de mitigação dos impactos gerados por potenciais eventos climáticos extremos, como o aumento do nível do mar. Este estudo teve como objetivo diagnosticar o estado de ocupação da linha de costa no litoral paulista para avaliar a potencial fragilidade das regiões litorâneas perante as mudanças climáticas, dividindo a região em três partes Litoral Sul, Litoral Centro e Litoral Norte. Foram selecionadas aleatoriamente 9 praias de cada região, e estas praias foram medidas em sua extensão total, extensão com intervenção urbana e extensão com ambiente não urbanizado, que passaram por análises de variância. As análises revelaram dois cenários de urbanização ao longo da costa do estado, com praias no Litoral Centro e no Litoral Norte altamente urbanizadas, enquanto as praias no Litoral Sul estão predominantemente cercadas por ambientes naturais. Nesse contexto, o Litoral Norte e Centro apresentam maior fragilidade em relação às mudanças climáticas devido à intensa urbanização em sua costa, que cria uma barreira física para o recuo da faixa de areia, ameaçando a integridade das praias e da infraestrutura urbana adjacente a elas.