Navegando por Palavras-chave "Nível de Conhecimento"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da Educação Financeira dos Graduandos de uma Universidade Pública(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-25) Novoa, Vitor Guimarães [UNIFESP]; Sayed, Samir [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9649848620479143; http://lattes.cnpq.br/4538663234987316A educação financeira é um tema pouco presente nos currículos das escolas e universidades brasileiras, não é à toa que, assim como será explorado pelo presente trabalho, o Brasil não está bem posicionado em pesquisas internacionais que abordam o assunto. Diante deste contexto, o presente trabalho de graduação busca compreender se o fato de um estudante cursar uma graduação que contemple uma carga obrigatória de disciplinas pertencentes à área de conhecimento das Finanças impacta no nível de educação financeira do universitário. Além disso, será que dentre uma população já privilegiada (alunos de uma faculdade de negócios) há uma diferenciação no que tange o nível de conhecimento dos alunos dos cursos com maior exposição às disciplinas financeiras? São esses os enfoques desta pesquisa que buscou na literatura uma forma eficaz de mensuração e classificação do nível de conhecimento dos alunos. Ao se utilizar de técnicas estatísticas, o presente trabalho buscou verificar as correlações fruto do que motivou a escolha do tópico de pesquisa. Essa abordagem tem o potencial de se entender quais fatores explicam o conhecimento em finanças pessoais e se alunos que se expõe aos conhecimentos teóricos sobre o tema se destacam do restante dos indivíduos. Observando os principais resultados da pesquisa, em média os alunos acertaram 60% das questões, sendo que 40% da amostra acertou 50% ou menos. Os alunos dos primeiros dois anos acertaram, em média, 56% das questões, enquanto o restante acertou 60%. Curiosamente, os alunos dos cursos com menos disciplinas financeiras (Administração e Economia) demonstraram um conhecimento levemente maior do que os cursos em que matérias de finanças são mais presentes (Ciências Atuariais e Ciências Contábeis).