Navegando por Palavras-chave "Museus"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Autonomia social da arte: o caso do MAM-SP(Universidade Federal de São Paulo, 2018-06-10) Barbosa, Luis Carlos; Consolim, Marcia Cristina; http://lattes.cnpq.br/7913269944875219; http://lattes.cnpq.br/4626064679328667O presente trabalho busca refletir sobre a questão da autonomia social da arte a partir da noção de campos de produção simbólica, conforme proposta por Pierre Bourdieu, aplicando-a universo das artes visuais paulistano. De acordo com o sociólogo francês, nos campos impera uma lógica “antieconômica” que denega os ganhos materiais, em detrimento do acúmulo do capital simbólico que só os próprios campos podem conceder. E, embora submetidos aos campos econômico e do poder político e, por isso, dotados de uma autonomia relativa, os campos estabelecem suas próprias regras de funcionamento, tornando-se refratários a quaisquer interferências externas. Por sua vez, a Lei no 8.313, conhecida como Lei Rouanet, instituiu um sistema de financiamento público à cultura. Um dos dispositivos previstos pela Lei, o mecenato, concede às pessoas físicas e empresas que patrocinarem iniciativas culturais pré-aprovadas pelo Ministério da Cultura o direito de deduzir, em parte ou em sua totalidade, de acordo com o tipo de projeto apoiado, os valores desembolsados dos montantes devidos ao Estado a título de Imposto de Renda. Essas pessoas e empresas obtém, além disso, o direito veicular seus nomes e logomarcas em toda comunicação das iniciativas culturais que patrocinarem. Dispõem, dessa forma, de um mecanismo que lhes permite, indiretamente, selecionar quais projetos receberão recursos públicos e beneficiar-se da publicidade decorrente do projeto patrocinado, contaminando-se com o capital simbólico produzido no interior do campo, distinguindo-se, enfim, entre seus pares dos campos político e econômico. Tendo em vista a escassez de recursos públicos, os artistas e demais agentes culturais veem-se submetidos a avaliações por partes de atores externos ao campo de produção simbólica, de acordo com critérios, muitas vezes, externos a estes. Diante desse cenário, nos propomos a averiguar o grau de interferência no campo das artes visuais possibilitado por tal mecanismo de financiamento à cultura. Para isso, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o MAM-SP, foi selecionado como objeto de análise, buscando-se verificar o quanto as decisões curatoriais do Museu foram afetadas pela nova dinâmica de obtenção de recursos públicos para ações culturais estabelecida pela Lei Rouanet. Em outras palavras, se o modus operandi para obtenção de recursos públicos para cultura conhecido por mecenato constitui uma ameaça à autonomia relativa do campo das artes visuais paulistano.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A cada público a sua arte: o Museu da Casa Brasileira entre a educação e a distinção cultural(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-01) Shiraishi, Juliana Cristina; Pulici, Carolina Martins; http://lattes.cnpq.br/5750359863811005; http://lattes.cnpq.br/2479783141552934A presente pesquisa investiga, no âmbito da sociologia da cultura, como o Museu da Casa Brasileira, instituição umbilicalmente vinculada às elites de São Paulo, atende aos anseios contemporâneos da democratização cultural. Mediante a análise de discurso e de conteúdo dos documentos institucionais e das entrevistas com informantes-chave, pretende-se demonstrar que a ambivalência entre o exclusivo e o inclusivo acompanha o museu desde seus primórdios até os dias atuais. Por estar situado na antiga residência de Renata Crespi e Fábio Prado, casal da elite paulistana, a formação da identidade e do acervo do museu hesitou entre apresentar o mobiliário artístico representativo das classes dirigentes, de um lado, e difundir peças de valor histórico e antropológico de todos os grupos sociais, de outro. A mesma ambiguidade se prolonga nos dias de hoje no que tange ao tratamento do público: se, por um lado, o museu consagrado no campo da arquitetura e do design propaga a arte “legítima” decifrável pelas classes culturalmente privilegiadas, por outro, a fim de atender as demandas de inclusão social, oferece ações educativas acessíveis ao público não-iniciado, concedendo a “arte erudita” aos especialistas e, a um só tempo, a “arte contextualizada” ao público amplo. Constata-se, assim, que a relação de homologia estrutural entre o espaço da produção cultural e o de seu consumo, que atravessa as pesquisas de sociologia do gosto, permanece operante.
- ItemAcesso aberto (Open Access)História, cultura material e museus(D' Livros, 2023) Paiva, Odair da Cruz [UNIFESP]; Souza, Ana Helena Gomes; Fonseca, Ana Carla Hansen da; Vieria, Guilherme Lopes; Leite, Jonathan de Souza; Silva, Rosávio de Lima; https://lattes.cnpq.br/0579359295517355Durante mais de uma década como docente responsável por essa disciplina na graduação houve um crescente interesse na produção de estudos sobre processos de musealização ocorridos em diferentes espaços; o mesmo ocorreu no Programa de Pós-graduação em História da UNIFESP. Este livro apresenta uma coletânea de parte desses estudos que tive oportunidade de orientar, tanto na graduação quanto no mestrado. Sobre os trabalhos aqui publicados, alguns apontamentos preliminares. Casa Guilherme de Almeida: a Musealização de uma Biografia , de Guilherme Lopes Vieira, e Onde Está o Patrimônio Negro em São Paulo?, de Ana Carla Hansen da Fonseca, são oriundos de pesquisas de mestrado e contaram com larga experiência dos autores nos espaços que foram objeto de análise. Centro de Tradições Nordestinas: a Construção da Memória Pessoal num Território Nordestino em São Paulo (1990-2000), de Rosávio de Lima e Silva, foi resultado de uma pesquisa de iniciação científica realizada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Museu de Holambra e as Representações da Colonização Holandesa , de Jonathan de Souza Leite, partiu de uma pesquisa monográfica desenvolvida no curso de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Representações da História Nacional em Itu nas Páginas do Guia do Museu Republicano Convenção de Itu, ; de Ana Helena Gomes Souza, também foi resultado de uma pesquisa monográfica desenvolvida no curso de História da UNIFESP.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Museus de Penápolis: diálogos entre identidades ou identidades em afirmação?(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-12) Silva, Gabriela Tonchis Ribeiro [UNIFESP]; Baumgarten, Jens Michael; http://lattes.cnpq.br/1801238997224040; http://lattes.cnpq.br/2535836812818534A presente dissertação parte do estudo de quatro museus localizados na cidade de Penápolis-SP que são: o Museu do Sol, o Museu do Folclore e os dois museus dedicados a São Francisco, para pensar questões sobre a relação entre a disciplina história da arte e os museus. Em que medida esta relação entre estes dois eixos pode contribuir para a compreensão dos museus penapolenses e quais os limites que ela apresenta? E partir da identificação das limitações pensar em quais outros caminhos de análise podem contribuir para melhor compreensão dos objetos de estudos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Patrimônio e História(Unifil, 2014) Paiva, Odair da Cruz [UNIFESP]; Leal, Elisabete; https://lattes.cnpq.br/0579359295517355Um breve panorama sobre a inserção e contribuição da Universidade ao debate sobre a questão do patrimônio será aqui apresentado a partir de pesquisas e práticas de pesquisadores de diversas instituições no país. Neste livro, o leitor encontrará 18 trabalhos que, apreendidos em conjunto, demonstram a diversidade de abordagens, enfoques e questões que compõem a relação entre a História e o Patrimônio. Estes trabalhos foram apresentados no Simpósio Temático Patrimônio: as Formas do Passado no Presente (XXVI Simpósio Nacional de História), cujo objetivo foi reunir pesquisadores advindos de diversos campos do conhecimento, e que teve como perspectiva agregar reflexões que expressassem a pluralidade de sentidos que envolvem o tema do Patrimônio Cultural.