Navegando por Palavras-chave "Multimethodology"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Complex problem structuring in support of agent-based modeling(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-07) Malere, João Pedro Pinheiro [UNIFESP]; Belderrain, Mischel Carmen Neyra; http://lattes.cnpq.br/3574552458175171; http://lattes.cnpq.br/5723749912598036A manutenção de aeronaves é um sistema complexo e há uma tendência de mudança das manutenções pré-determinadas para a Manutenção baseada na Condição (MBC). O uso de modelagem e simulação pode ser uma alternativa nesse cenário onde há a necessidade de suporte a decisão para aspectos que vão do estratégico ao operacional. A Modelagem baseada em Agentes (MBA), que é uma abordagem de modelagem botttom-up centrada em agentes, pode ser usada para a simulação de sistemas complexos. No entanto, dado o cenário de manutenção aeronáutica com múltiplos interessados, diferentes perspectivas, aspectos intangíveis e incertezas relevantes, o entendimento da situação para a qual o modelo será desenvolvido representa um desafio. Métodos de Estruturação de Problemas (MEPs) podem aprimorar o engajamento dos interessados assim como prover uma visão mais clara do problema para o qual o modelo será desenvolvido. Este trabalho propõe uma multimetodologia para a MBA suportada através de MEPs para uma aplicação na MBC de aeronaves. A multimetodologia foi testada em um estudo de caso real e os resultados mostram que o modelo multimetodológico proposto auxilia no engajamento dos interessados assim como na definição dos objetivos e das fronteiras do modelo baseado em agentes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A conceptual framework combining visual text mining and causal mapping to support decision process: a case study in the education system in Brazil(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-18) Abuabara, Leila [UNIFESP]; Belderrain, Mischel Carmen Neyra; Paucar-Caceres, Alberto; https://www.mmu.ac.uk/staff/profile/professor-alberto-paucar-caceres; http://lattes.cnpq.br/3574552458175171; http://lattes.cnpq.br/7258305004561002A Pesquisa Operacional (PO) é uma área de conhecimento multidisciplinar que se desenvolve ao apoiar situações complexas do mundo real. Por esta razão, ela evolui com o movimento do mundo e suas questões. Nas últimas quatro décadas, a PO tradicional (PO Hard) alcançou diversas áreas que a complementaram. Uma dessas áreas é a ciência de dados, já que cada vez mais instituições e organizações estão disponibilizando grande volume de dados e informações ao mesmo tempo que contamos com ferramentas analíticas cada vez mais poderosas. No outro extremo, temos a PO Soft, também denominada Métodos de Estruturação de Problemas (PSM), um conjunto de metodologias sistêmicas e predominantemente qualitativas que lidam com as complexidades dos chamados problemas ‘confusos’ que são tão abundantes no mundo contemporâneo com muitas partes interessadas, objetivos conflitantes e interesses diversos. Conectar estas duas áreas (ciência de dados e PSM) metodologicamente e em uma aplicação real é uma contribuição relevante para a PO. Esta pesquisa tem dois objetivos. O primeiro é propor e discutir uma estrutura metodológica conceitual que combina essas duas abordagens, neste caso, a mineração de texto e o mapeamento causal para dados de mídia. O segundo é aplicar esta abordagem em um estudo de caso real e de interesse social. Neste sentido, utilizamos entrevistas públicas com especialistas da área de educação no contexto do mau desempenho dos estudantes brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) em 2018. Além de provocar o debate sobre o valor desta combinação multimetodológica que pode ser útil em diversos contextos, a aplicação destacou os principais temas de atuação dentro da educação brasileira que merecem atenção em políticas educacionais. Dentre elas, os benefícios e o prazer da leitura; o engajamento das famílias desde muito cedo; as práticas pedagógicas baseadas em uma aprendizagem com significado em um ambiente contemporâneo e tecnológico; os mecanismos educacionais que focam na formação de um cidadão pleno, incluindo uma formação profissional e assim contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do país. Finalmente, esperamos que os resultados desta pesquisa possam ser considerados em planos de governos futuros.