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- ItemAcesso aberto (Open Access)Conteúdos atitudinais no ensino de biologia: contribuições de um estudo de percepção com estudantes universitários.(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-15) Tavares, José Romário Ferreira [UNIFESP]; Gouw, Ana Maria Santos [UNIFESP]; Aleme, Helga Gabriela [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3534671658166290; http://lattes.cnpq.br/3359786303402164; http://lattes.cnpq.br/3585867015961064Os conteúdos de Biologia são plurais, assumindo várias formas. Apesar disso, ainda hoje existe um preferência de estudo sobre sua forma conceitual, condenando as demais ao esquecimento. Nesse sentido, torna-se crescente a necessidade de pesquisas que revelem um outro viés dos conhecimentos da Biologia. Trabalhos que evidenciem as possibilidades da biologia para a contemplação das necessidade sociais, biológicas e culturais da humanidade. Dessa forma, o presente estudo trata-se de uma investigação sobre os conhecimentos de Biologia e a promoção de atitudes mediante seu aprendizado. Para o alcance deste objetivo, pretende-se conhecer as percepções de ingressantes universitários sobre os conhecimentos aprendidos nas aulas de Biologia do ensino médio e as possíveis atitudes desenvolvidas por meio destes saberes. A escolha deste público se justifica pela maior probabilidade de encontrar jovens que finalizaram recentemente o ensino médio e, dessa forma, dado o pouco tempo de conclusão desta etapa escolar, espera-se que as memórias sobre os conhecimentos de Biologia destes estudantes, continuem resistentes ao esquecimento. A pesquisa foi realizada de forma remota, via Microsoft Forms e contou com 98 respondentes, todos alunos de uma universidade pública localizada na região da grande São Paulo. Os ingressantes responderam um questionário composto por 84 itens organizados em três blocos referentes a opinião sobre a disciplina biologia, os conhecimentos de biologia, e as atitudes promovidas pelo ensino de biologia. Os resultados indicam que os estudantes tem uma visão positiva sobre a biologia, considerando-a fundamental para a compreensão de diversos aspectos da vida e útil para o cotidiano. Com relação aos conteúdos da disciplina, os jovens demonstraram elevado grau de conhecimento em questões sobre saúde, meio ambiente e sexualidade. Os universitários apontaram que os conhecimentos das aulas de biologia aumentaram sua confiança na ciência e contribuíram para a promoção de atitudes relacionadas aos cuidados com a saúde, preservação ambiental, respeito e tolerância as demais sexualidades, e ainda, tornou-os menos susceptíveis à crença em pseudociências e notícias falsas. Estas contribuições revelam um grande potencial da Biologia para o enfretamento de pautas socialmente em evidencia que exigem um posicionamento cientifico por parte dos cidadãos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)IFRS 17: as mudanças propostas pela nova norma(Universidade Federal de São Paulo, 2019-07-01) Santos, Khimberlyn Capelari dos [UNIFESP]; Sampaio, Joelson Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9134156549907160Após anos de avaliação o IASB emitiu a IFRS 17 – Contratos de Seguros que entra obrigatoriamente em vigor em 2021. Uma vez em vigor a IFRS 17 substitui a IFRS 4, emitida em 2005. Considerando uma época de mudanças para o ambiente de seguros no Brasil e no mundo, o presente trabalho teve como objetivo entender a nova norma emitida pelo IASB, conhecida atualmente como IFRS 17 e a compará-la com as práticas atuais adotadas pelo mercado segurador dentro de um contexto geral, uma vez que a norma atual permite a fusão entre normas locais e internacionais.