Navegando por Palavras-chave "Mobile learning"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Podcast Amantes do Corpo Humano: uma ferramenta didática complementar para estimular a aprendizagem de anatomia e fisiologia humanas.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-10) Oliveira, Leticia Reis [UNIFESP]; Santos, Camilo Lellis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6884091896706349O crescente desenvolvimento da tecnologia de telefonia móvel está abrindo uma condição fortuita para a aquisição de qualquer conhecimento ou habilidade por meio do uso da tecnologia móvel, em qualquer lugar e a qualquer hora. Esse tipo de aprendizagem, a aprendizagem móvel (do inglês m-learning), é apreciada por estudantes das gerações de nativos digitais e aprendizes do mundo contemporâneo. Um exemplo de ferramenta m-learning é o podcast, onde um dispositivo é usado para escutar uma mídia de áudio ou vídeo, esses áudios são publicados na internet e baixados automaticamente no dispositivo móvel ou em um computador. Neste estudo, apresentamos o projeto de um podcast desenvolvido para servir de ferramenta didática complementar aos estudantes matriculados na unidade curricular Corpo Humano: Estrutura e Função (CHEF) na UNIFESP. O podcast, chamado “Amantes do Corpo Humano”, foi disponibilizado no Spotify e no Spreaker, e os episódios abordam conteúdos da área de anatomia e fisiologia humanas (A&F). A fim de identificar o potencial didático do podcast como um recurso complementar, os episódios de conteúdo autoral foram disponibilizados na semana em que o assunto de A&F foi abordado de acordo com o conteúdo programático de CHEF. Foram utilizadas as próprias bases de dados dos agregadores para identificar os padrões de usabilidade da ferramenta, por meio de uma análise quantitativa e qualitativa. O estudo randomizado controlado envolveu um grupo de estudantes (n=18), onde o grupo ouvinte (n=10) foi semanalmente convidado a ouvir os episódios. Houve uma diferença significativa (P<0,05) no nível de segurança e na pontuação calibrada em todos os conteúdos de A&F abordados no podcast, logo, pode-se inferir que os estudantes ouvintes se tornaram mais confiantes nas respostas que eles deram após utilizarem o podcast. Não houve diferença significativa na aprendizagem de conceitos mais complexos de A&F, assim entende-se que ouvir o podcast auxilia na assimilação de reforçar conhecimentos prévios mas não é autossuficiente para promover aprendizagem de conceitos no Ensino Superior. Em 2019 (n=18), 2020 (n=16) e 2021 (n=18), os estudantes ouvintes avaliaram o podcast como um potente recurso educacional, onde os estudantes de 2019 (61,5%), 2020 (63,6%) e 2021 (40,0%) consideraram que o uso do podcast contribuiu muito para o aprendizado. Estudantes que escolheram utilizar a ferramenta o fizeram pela facilidade de acesso e por terem uma motivação pessoal para tal. Houve acessos aos episódios do podcast em outros países além do Brasil e mesmo após o término da UC CHEF. Portanto, o trabalho comprova que re-expor o aluno ao conteúdo diminui a chance dele esquecer e o torna mais seguro nas respostas de testes conceituais. O uso de podcast se demonstrou ser um recurso educacional potente para abordagens didáticas de aprendizagem móvel e complementar aos recursos utilizados pelos professores durante as aulas.