Navegando por Palavras-chave "Memes"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes(Universidade Federal de São Paulo, 2019-03-14) Mazo, Amanda Cristina Siqueira [UNIFESP]; Ramos, Paulo Eduardo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6622602721067546; http://lattes.cnpq.br/4042761251980926Na presente dissertação, propomos um estudo sobre produções multimodais presentes na rede social Facebook, as quais apresentam elementos típicos da linguagem das histórias em quadrinhos, com a intenção de estabelecer aproximações e disparidades entre memes e tiras cômicas. Segundo Shifman (2014), os memes da internet são produtos digitais com características comuns de conteúdo, forma e/ou posição criados conscientemente pelos usuários da internet e que circulam em forma de imitações/paródias/transformações através de múltiplos usuários na web. A forma do meme é variável e tem seu próprio processo de mutabilidade, o que implica no uso de elementos de outras linguagens de gêneros prévios em sua composição, como é o caso dos quadrinhos. Temos por objetivos específicos analisar quais recursos dos quadrinhos são mais recorrentes nos memes em questão, além de elencar as principais características dos memes estudados a partir da análise do processo de construção de sentido. Para nossa análise, nos valemos de um corpus composto por produções de páginas do Facebook Conselhos do He-man e Este é alguém, as quais levantam discussão sobre a presença de elementos dos quadrinhos na composição destas, em sincronia com nosso objetivo. Entre nossas principais referências sobre conceituação do que são memes estão, Dawkins (1976), Shifman (2014), Calixto (2017), Castro (2017), Porto (2018, b), Luiz (2013) e Zoppi-Fontana (2018). De quadrinhos, apresentamos conceitos de Cagnin (2014) e de Ramos (2011, 2012, 2015 e 2017) sobre elementos da linguagem da arte sequencial e sobre tiras cômicas e piadas. Além disso, nos valemos de conceitos como gênero, multimodalidade e texto a partir de estudiosos da linguagem como Bakhtin (2003), Kress e van Leeuween (2001), Custódio Filho e Cavalcante (2010), Koch e Travaglia (1993), Koch e Elias (2006) e Marcuschi (2008). Citamos, ainda, estudos sobre a linguagem na internet de Nicolau e Magalhães (2013), Barton e Lee (2015) e Carvalho e Kramer (2013).
- ItemAcesso aberto (Open Access)MEMES E ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: PESQUISA EXPLORATÓRIA DE ALGUNS MEMES DO PORTAL LÍTERA BRASIL(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-09) Meirelles, Luciano Nunes dos Santos; Oliveira, Lucila Maria Pesce de; http://lattes.cnpq.br/4867232275873194; http://lattes.cnpq.br/2554585093032652A presente dissertação tem por objetivo compreender a possível contribuição dos memes com o Ensino de Literatura. Para tanto, analisa alguns memes de Literatura do Portal Lítera Brasil, vinculados às escolas literárias do Romantismo e do Realismo, estudadas na 2ª série do Ensino Médio, levando-se em consideração as habilidades da BNCC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que se realiza a análise documental de alguns memes do Portal Lítera Brasil. O quadro teórico ergue-se em meio aos seguintes campos conceituais: a) multiletramentos, apoiando-se em Rojo (2013), Rojo e Barbosa (2015), Rojo e Moura (2019); b) linguagem hipermidiática, com base em Recuero (2011) e Santaella (2004; 2013; 2007); c) gêneros discursivos e suas extensões, consoante a Bakhtin (2003) e Brait (1996, 1997, 2013); d) meme como gênero discursivo veiculado nas redes sociais digitais, baseando-se em Dawkins (2007), Recuero (2011) e Ventapane (2019); e) paradigmas do Ensino de Literatura, baseados em Cosson (2019, 2020). Os achados da pesquisa sugerem a potência do uso de memes no ensino de Literatura no Ensino Médio.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os memes sob uma perspectiva multimodal: uma visão sociossemiótica da linguagem(Universidade Federal de São Paulo, 2024-05-28) Santos, Gislandia Martins dos [UNIFESP]; Batista, Maria Eugenia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0832543378873742; http://lattes.cnpq.br/7344835192909424Esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar uma análise multimodal de um conjunto de memes replicados a partir de um meme do cartunista Genildo Ronchi, entre os anos de 2021 e 2023, grande parte deles replicados durante o período de isolamento e distanciamento em decorrência da pandemia da COVID-19, em que são considerados os modos imbricados e a construção de sentidos. Sob uma visão sociossemiótica da linguagem que entende o texto como resultado do entrelace entre prática social, contexto de cultura e uso de modos semióticos, este estudo tem como objetivos específicos a análise do meme original sob a perspectiva das metafunções representacional, interacional e composicional da Gramática do Design Visual; a investigação e discussão do modo verbal escrito, adicionado ao meme nas replicações e suas implicações para a composição visual e construção de sentido; e a análise do modo verbal escrito a partir do Sistema de Transitividade com foco nos processos a fim de identificar as experiências representadas. Essencialmente, os memes trazem em sua composição uma imagem, texto verbal ou vídeo com carga humorística, e são replicados pelos usuários da internet. Por ser um texto em destaque no atual contexto sociocultural, concebemos para esta pesquisa a investigação de aspectos multimodais, com vistas à sua possível aplicação para o ensino de leitura e escrita em língua inglesa na educação básica. A fundamentação teórica deste estudo é pautada na Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday; Matthiessen, 2014 apud Fuzer; Cabral, 2014), na Sociossemiótica (Hodge; Kress, 1988) e na Gramática do Design Visual (Kress; van Leeuwen, 2021) para subsidiar a análise multimodal. A abordagem metodológica compreendida neste trabalho é qualitativa (Paiva, 2019), por meio da qual são analisados os modos visual e verbal de um corpus composto por 40 memes, resultantes de replicações da imagem criada por Ronchi com o acréscimo de elemento verbal em língua inglesa. Os resultados das análises nos revelam que, sob a ótica da Metafunção Representacional, evidenciamos que cada um dos participantes na imagem vê e percebe a realidade, representada no plano de fundo da imagem, por meio de um viés diferente. A análise sob a perspectiva da Metafunção Interacional revelou a não interação dos participantes na imagem com o leitor, tendo em vista que o vetor que estabelece a interação, direcionado pelo olhar, está voltado para as paisagens. A análise composicional, por sua vez, revelou a inter-relação dos modos visual, em especial o papel das cores, e verbal, na construção do valor da informação, saliência e enquadramento, bem como o papel do elemento verbal na transdução. A análise da Transitividade com foco nos processos, permitiu identificar a maior recorrência de processos mentais e materiais nas representações tragicômicas das experiências, vivenciadas em um período de isolamento durante a pandemia, instanciadas no modo verbal. Consideramos, portanto, que por meio desta pesquisa, foi possível observar a complexidade na composição de um meme e as implicações para sua leitura, compreensão e produção. Buscamos, assim, contribuir para os estudos sobre textos e multimodalidade com vistas a subsidiar a formação inicial e continuada de professores de língua, em especial de professores de língua inglesa, no que diz respeito ao trabalho de ensino de leitura e escrita em língua inglesa na educação básica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Posse responsável: memes(Hugo Fernandes, 2023) Bandeira , Brenda [UNIFESP]; Caroline, Anne [UNIFESP]; Braga, Beatriz [UNIFESP]; Silva, Milena Perez de Lima Marques [UNIFESP]; Melo, Alice [UNIFESP]; Ligabo, Bianca [UNIFESP]; Oliveira, Mateus Santos de Lima [UNIFESP]; Medeiros, Isabela [UNIFESP]; Alves, Julia [UNIFESP]; Godoi, Fernanda Tomas de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9352899576424852Elaboração de memes sobre a posse responsável de pets na disciplina de Vigilância em Saúde para realização de uma mini exposição científico cultural chamada VIGIARTE.