Navegando por Palavras-chave "Matrices"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma introdução ao estudo da álgebra linear no ensino médio: da perspectiva histórico-filosófica da matemática a uma proposta de abordagem(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-08) Oliveira, André Toni Ruas de [UNIFESP]; Kluth, Verilda Speridião [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6294236455477671; http://lattes.cnpq.br/4944826935026457Esta pesquisa teve por objetivo precípuo desenvolver uma discussão com o intuito de promover a perspectiva de uma abordagem significativa de ensino sobre Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares para o Ensino Médio. No sentido de explicitar o que se entende por significativo em termos desses conteúdos, fez-se uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos e textos oficiais, obtendo-se do pesquisado uma perspectiva histórico-filosófica abrangente que culminou em uma perspectiva semiótica fundamentada em Duval que nos apontou caminhos para uma abordagem mais significativa dos conteúdos acima citados entrelaçados às noções/conceitos de Álgebra Linear. Desta forma, ao final das reflexões, o trabalho apresenta uma proposta de abordagem significativa que atende os documentos educacionais curriculares brasileiros da atualidade para o nível médio.