Navegando por Palavras-chave "Manguebeat"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Atrito em Recife: o embate cultural entre o discurso tradicional de Ariano Suassuna e o manguebeat de Chico Science(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Nepomuceno, Pedro Ivo Montes; Rufino, Marcos Pereira; http://lattes.cnpq.br/3823145049624146O presente trabalho visa analisar o conflito cultural que se estabeleceu na década de 90, envolvendo o movimento armorial (tendo Ariano Suassuna como seu maior representante) e o manguebeat, movimento que surge em Recife e engloba vários estilos nacionais e internacionais; como o samba, pop, rock e hip-hop. Tem como seu maior mentor o grupo Chico Science e Nação Zumbi. O movimento armorial possui um discurso de defesa da tradicionalidade. Esta narrativa já foi exposta outras vezes na história do país. Um dos objetivos do trabalho é explorar como se cria essa argumentação feita por Suassuna em defesa da “tradição” e quais categorias estão por trás desse discurso. Também expor conceitos antropológicos que englobam esse atrito. Será explorado alguns conceitos chave como o de “tradição” e autores como Adam Kuper, Hobsbawn, Terence Ranger, Franz Boas, Roy Wagner e Mary Douglas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Da lama ao caos: um manifesto sociopolítico-cultural(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-12) Nascimento, Beatriz Torres do [UNIFESP]; Landini, Tatiana Savoia [UNIFESP]; Dias, Marcia Regina Tosta [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0562933028337870; http://lattes.cnpq.br/2823197546147775; http://lattes.cnpq.br/7661674922632065O presente trabalho propõe a análise do primeiro álbum do grupo musical Chico Science & Nação Zumbi, intitulado “Da Lama ao Caos” (gravadora Chaos, 1994). Busca-se refletir sobre a particularidade do movimento Manguebeat (Recife, 1991) no conjunto da produção da música popular brasileira, além de explorar como o álbum e suas canções retratam, expressam e criticam o cenário político e social dos anos 90 no Brasil. O objetivo do trabalho é o de resgatar a dimensão de manifesto do movimento Manguebeat, que está presente nesse álbum e, a partir da sua análise, identificar a medida em que essa obra dialoga com a tradição da música popular brasileira (como o tropicalismo, por exemplo) e, por outro lado, a medida como rompe e inova com os temas e propostas musicais comuns à música popular brasileira. Baseada em material bibliográfico, de mídia, musical e audiovisual, a pesquisa busca o sentido estético, cultural, musical, social e político de “Da Lama ao Caos”.