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- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação transversal dos métodos terapêuticos do pé torto congênito equinovaro idiopático: controvérsias sobre a tenotomia do tendão calcâneo(Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, 2010-12-01) Chaim, Renan Moukbel [UNIFESP]; Silva, Fabio Assunção e [UNIFESP]; Angelini, Felipe Bertelli [UNIFESP]; Dobashi, Eiffel Tsuyoshi [UNIFESP]; Andrade Júnior, Luiz Carlos de [UNIFESP]; Blumetti, Francesco Camara [UNIFESP]; Pinto, Jose Antonio [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVE: There has been a lot of discussion regarding the treatment of congenital clubfoot (talipes equinovarus,) and Posenti's methodology currently seems to be the most rational, offering high rates of satisfactory results when compared to Kite's approach that prevailed in orthopedics until the end of the 90s. With the recent change of concepts, this study purports to analyze the profile of orthopedists treating this infirmity in Brazil, through a questionnaire used at the 39th Brazilian Congress of Orthopaedics and Traumatology, since such data is unknown in the Brazilian literature. METHODS: An investigative questionnaire was prepared to ascertain the treatment method used, the characteristics of the population studied, the results acquired with treatment and, particularly, how they approached the Achilles tendon. RESULTS: Of the 5,329 registered orthopedists, we acquired 539 spontaneous participations. Of these, only 88 (16.30%) orthopedists perform the treatment for congenital clubfoot; 78 (88.60%) use the Ponseti method and 9 (10.20%) use Kite's; for 47.70%, conservative treatment is performed between 4 and 6 months and for 35.30%, between 1 and 3 months; 58 (66.00%) interviewees perform the Achilles tendon tenotomy in 80% to 100% of their patients and 59 (67.05%) perform it at a surgical center due to safety conditions, sterilized environment, anesthesia, ease of access, and patient monitoring; 32 (36.36%) orthopedists present 80% of good results or more, 54 (61.36%) present 50% to 80% good results and 46 (52.27%) present a 10% relapse rate. CONCLUSIONS: Although the Ponseti Method defines that the Achilles tendon tenotomy should be performed in an outpatient setting, most of the orthopedists (59 - 67.05%) perform it in the operating room.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Bergson: a presença da arte na ontologia e no método filosófico(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-10) Julião, Luanda Gomes dos Santos [UNIFESP]; Paiva, Rita [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo procura reconhecer a singularidade e a importância, para além das hesitações e das controvérsias existentes, que a atividade artística ocupa na filosofia do Bergson. Ao percorrermos as obras do filósofo, constatamos que suas alusões à atividade artística nos mostram, que a despeito de suas diferenças, arte e filosofia se aproximam na medida de que ambas, cada uma a sua maneira, se propõem de algum modo a ultrapassar as convenções necessárias e cotidianas da vida, reconfigurando o modo pelo qual apreendemos a ordem das coisas e a nós mesmos. As alusões artísticas apresentadas por Bergson nos induzem a conjeturar que, se não há, para esse filósofo, necessidade categórica de uma teorização sobre a arte, é possível vislumbrar uma descrição da atividade artística que se erige em concomitância com a descrição da duração e do método filosófico. Isso porque a arte, como sustenta o autor, nos insere também numa experiência de conhecimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Pesquisa qualitativa no campo da saúde: a ilusão da unidade e a perspectiva de pesquisadoras do campo(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-25) Silva, Alexandro da [UNIFESP]; Silva, Carlos Roberto de Castro e [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0357820757162104; https://lattes.cnpq.br/8546302234838231; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho discute as mediações discursivas que historicamente vão configurar práticas, sentidos e significados ligados às formas de fazer ciência. Tomando como ponto de apoio a noção de pesquisa qualitativa, investiga as múltiplas ancoragens que posicionam esta noção de forma heterogênea na historiografia da ciência e em particular no interior da ciência moderna. Como método de investigação, utiliza-se o Materialismo Histórico Dialético de Marx e Engels, a partir do qual se desdobra a política de evidência que estabelece a versão do método e o movimento de análise que posteriormente vai amparar a constituição da metodologia. Nesta, como procedimentos de levantamento de informação, utilizamos tanto o cotejamento à literatura técnico científica, no aprofundamento da discussão sobre ciência, pesquisa qualitativa e pesquisa qualitativa no campo da saúde, quanto também utilizamos entrevistas com pesquisadoras que realizam pesquisa qualitativa no campo da saúde; como procedimento de análise das informações, utilizamos a disciplina da análise de discurso a partir da qual sínteses foram progressivamente sendo desenvolvidas até a formulação final, fazendo a conexão entre os elementos empíricos, o material previamente coligido por meio da literatura técnica e o reconhecimento das ancoragens dessas referências assim como sua flutuação. Como resultados, temos que a pesquisa qualitativa no campo da saúde, no contexto brasileiro traduzido pelos textos e entrevistadas, tem sua ancoragem no modelo hegemônico de ciência moderna. A partir deste modelo, outra referência fundante são as epistemologias do norte, em particular às formulações americanas e europeias desenvolvidas pelas ciências sociais, a partir das quais fundam uma contraposição às ciências da natureza cujo desdobramento se caracteriza teórico e metodologicamente como lógica oposicional. Enquanto tal, as afirmações que se constituem a partir desse movimento vão trabalhar teoricamente e metodologicamente de forma oposicional tanto seus objetos quanto as metodologias com as quais esses objetos serão cotejados. A criação dessa referência oposicional, sobretudo à lógica formal da ciência moderna, cria um ambiente intelectual no qual os cientistas têm dificuldades de reconhecer as armadilhas na qual se engendram ao não reconhecer os pontos de fuga desse tipo de debate. Na história da ciência, a qualidade e a forma não necessariamente são compreendidas em oposição à quantidade e ao conteúdo; mesmo nas ciências da natureza. Entretanto, os teóricos do movimento da pesquisa qualitativa, ao produzirem uma generalização ampla a partir de uma política de evidência específica da ciência moderna, criaram um contexto de discussão no qual se assume a oposição e a partir dela todo um desdobramento técnico-científico é legitimado no campo da ciência. Em particular, nas ciências da saúde, observamos que tanto as referências técnico-científicas quanto os discursos de pesquisadores reverberam essa condição, seja do ponto de vista de uma oposição em relação à natureza dos objetos seja em relação à oposição das técnicas em termos de uma suposta especificidade da pesquisa qualitativa. Nesse sentido, observamos que processos formativos são fundamentais à superação de dicotomias que impõem limites ao fazer científico. Compreensões ligadas à historiografia da ciência e cultura científica de forma geral podem contribuir sobremaneira à apropriação posicionada e reflexiva quanto a esses processos. Por fim, a permeabilidade com a Filosofia precisa ser revista no campo da ciência, sobretudo a partir da clivagem operada entre ambas a partir do estabelecimento da ciência moderna.
- ItemSomente MetadadadosQuestionário de histórico linguístico de crianças bilíngues: adaptação, tradução e estudo piloto(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Santos, Esther Simonato Dos [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandao De [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloGoal: To adapt and translate a language history questionnaire for brazilian bilingual children and conduct a pilot study in order to investigate the adequacy and applicability of the material. Method: The questionnaire was developed, subjected to the translation process and pretested with 05 parents of bilingual children, enrolled at international schools in Sao Paulo. Parental feedback was collected, to assess the adequacy of the material and, having identified the necessary adjustments, the final instrument was produced. Results: Parental feedback revealed limitations of the questionnaire in relation to the investigated languages (Portuguese and English). The need for further instructions and clarity in the material was also identified, especially in the investigation of the daily interaction time between child and family, as well as the television viewing habits of bilingual children. Conclusion: This study produced versions of the questionnaire applicable in both languages (English and Portuguese). Both final versions, consisting of 34 items, were conceptually equivalent and demonstrated effectiveness in collecting most of the essential information about the history of language acquisition and usage by bilingual children.