Navegando por Palavras-chave "Logistics"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise qualitativa dos fatores que impactam o desempenho logístico no escoamento de grãos para exportação no porto de santos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-28) Reinbold, Giovana Moura [UNIFESP]; Kissimoto, Kumiko Oshio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3600804142320263; http://lattes.cnpq.br/9896974226103970Atualmente, o Brasil, junto com os Estados Unidos e Argentina, é um dos principais produtores e exportadores de grãos no mundo, tendo como destaque principal a soja. Em um país como o Brasil, onde um dos principais pilares da economia e responsável por uma boa fatia do PIB nacional é o agronegócio, ter uma boa cadeia logística que seja eficiente e traga resultados positivos é algo essencial para o crescimento do setor, além de também colocar o Brasil em posição de vantagem frente aos seus concorrentes do mercado internacional. No entanto, o país sofre com problemas na sua cadeia logística de escoamento de grãos para os terminais portuários do país que prejudicam o desempenho do país no mercado internacional. Com isso, o objetivo deste trabalho é identificar qualitativamente os principais fatores que impactam o desempenho logístico do escoamento de soja para o Porto de Santos (SP). Para isso, será feito um estudo de caso em uma empresa que atue dentro do setor de alimentos e que tem como uma de suas áreas de negócios a exportação de commodities agrícolas. Será realizada entrevistas com os participantes da cadeia logística para entender melhor como funciona a cadeia de escoamento da soja e, consequentemente, os principais fatores que afetam o desempenho da cadeia.
- ItemSomente MetadadadosAplicação do modelo de regressão logística em dados epidemiológicos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2003) Silveira, Marise Fagundes [UNIFESP]; Peres, Clóvis de Araújo [UNIFESP]O objetivo desse trabalho e apresentar e discutir conceitualmente os principais topicos da tecnica de regressao logistica aplicada a estudos epidemiologicos. Esse trabalho esta dividido em 5 capitulos organizados da seguinte forma: No capitulo 1 mostra-se que a funcao logistica utilizada para o modelo logistico e um caso particular de uma funcao logistica com tres parametros, usada nos estudos de crescimento populacional em Demografia e Genetica. E que essa funcao e tambem um membro da familia das Ogivas de Galton, portanto ela e uma funcao acumulada e nao pontual, o que exige uma interpretacao especial. O capitulo 2 apresenta a definicao do modelo logistico, a sua transformacao para a forma logito e a aplicacao do modelo logistico em diferentes tipos de estudos epidemiologicos. O capitulo 3 discute a interpretacao dos resultados fornecidos pelo modelo logistico para diferentes tipos de variaveis explicativas. O capitulo 4 apresenta o metodo de maxima verossimilhanca utilizado para estimar os coeficientes logisticos e os testes de hipoteses usadas para avaliar a significancia dos coeficientes estimados. O ultimo capitulo apresenta estrategias para se chegar ao melhor modelo apos ter uma lista das variaveis explicativas que se pretende estudar. Para isso utiliza-se os dados de um estudo que investigou a relacao entre o cancer cervical e varios fatores de risco, realizado em Montes Claros - MG
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação de fornecedores de óleo fúsel em um ambiente multivariável com modelagem para aplicação na indústria(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-15) Silva, Matheus Barone Custódio da [UNIFESP]; Oliveira, Gustavo Capelini de [UNIFESP]; Pontes, Ricardo de Freitas Fernandes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0337925215984741; http://lattes.cnpq.br/8190122267084086Os subprodutos da indústria sucroalcooleira possuem utilidades diversas para a produção de químicos na indústria; na produção do etanol se destaca o subproduto óleo fúsel. Apesar de representar uma fração pequena frente aos volumes produzidos de combustível, ainda é uma fonte renovável importante de álcoois graxos no Brasil para as indústrias de transformação. Por ser um insumo sazonal que apresenta altos volumes, visto o tamanho da indústria de etanol, sua comercialização apresenta desafios uma vez que a maioria das matérias-primas de alto volume é transportada por tubovia ou possuem oferta suficiente para atender a demanda o ano todo. Como o óleo fúsel é uma matéria-prima de consumo contínuo, porém sua produção é sazonal, isso acaba gerando oportunidades de redução de custo para as empresas que compram o insumo. Pensando nisso, o presente trabalho teve como objetivo estudar a realização de compras desse subproduto por um período de tempo de médio prazo (3 anos), através da realização de simulações de compra nesse período foram elaborados cenários (Abastecimento, Economia, Desempenho de Fornecedor, Frete) onde se propõem mudanças e seus respectivos impactos financeiros, de forma a permitir que seja traçada uma estratégia competitiva para a compra de dita matéria-prima. Os cenários desenvolvidos nesse trabalho permitiram estimar economias anuais de 2,76% através da alteração do planejamento de consumo, 3,5% através do recorte de fornecedores por seu desempenho, 7,4% pela distribuição de volume entre fornecedores e 23,2 % pela avaliação do frete. Apesar dos valores serem estimados pode-se concluir que as abordagens realizadas podem trazer ganhos consideráveis se aplicados na indústria, e vale salientar que podem ser desenvolvidos outros estudos de otimização nessa cadeia de valor com as outras variáveis que não foram exploradas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Logística aplicada ao transporte do gás natural do pré-sal até o consumidor final(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-09) Ferreira, Saimonthon Alves [UNIFESP]; Rotava, Elói [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7351436036418241; http://lattes.cnpq.br/1114563379095200; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Atualmente, o gás natural vem se mostrando uma energia essencial para o futuro. Isso ocorre por ser considerado o combustível de transição das energias fósseis para as renováveis. O gás natural emite para a atmosfera uma quantidade de gases de efeito estufa inferior comparado aos outros combustíveis da mesma fonte. Projeções futuras mostram um crescimento econômico no mundo todo, mostrando-se cada vez mais necessário a implementação de alternativas para diversificação das fontes energéticas. O presente trabalho consiste no levantamento de informações e dados relacionados ao transporte do gás natural do pré-sal até os consumidores finais, levando em consideração aspectos técnicos e logísticos em todas as suas etapas. Elas compreendem desde a sua produção em campos offshore, até a sua distribuição onshore, atendendo residências, comércios, indústrias, automóveis e setores de geração de energia. Os meios de transporte do gás foram analisados separadamente em offshore e onshore e posteriormente em conjunto. Os dados foram visualizados utilizando o software Power BI e posteriormente foi observado que suas características técnicas históricas são boas para a viabilização de escoamento, um bom indicativo para produções futuras.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Logística Portuária e Tecnologia Aplicada(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-25) Silva, Wallyson da [UNIFESP]; Fontana, Caio Fernando [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1673255403692902; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A atividade logística em portos no Brasil e no mundo vem crescendo ano após ano, o que torna cada vez mais essencial a busca por tecnologia e aprimoramento ao setor logístico portuário. Antes da pandemia da COVID 19, no último relatório global, as previsões para o intervalo de 2019 a 2024 estimavam um aumento percentual de 3,4% para o transporte marítimo. Nessa corrida em busca da eficiência, alguns países sobressaem sobre outros. Os portos são peças fundamentais para que a cadeia logística funcione de forma eficiente, e ainda elevam a economia região, proporcionando a geração empregos. A fim de se analisar a cadeia logística portuária de forma holística, necessita-se da identificação de todos os autores presentes no processo, para a devida percepção de todos os entraves que transcorrem num processo logístico. O estado é um dos importantes personagens nessa temática, e afeta de maneira crucial os portos, sendo a burocratização que o estado impõe sobre o porto uma das causas dos gargalos ao processo. As deficiências nos processos logísticos geram custos operacionais e diminuem a competitividade do porto; além da estrutura física que os portos tendem a oferecer e investir para maior movimentação de cargas, há a necessidade de investimentos na área de tecnologia, para a maximização dos fluxos de mercadorias, e a otimização do processo logístico portuário. Os portos Brasileiros sofrem inúmeras deficiências no que diz respeito a investimentos e inovação, causando perdas financeiras, e afetando as empresas presentes na cadeia logística, e, consequentemente, a economia Brasileira
- ItemAcesso aberto (Open Access)Proposta de Solução Logística para Mitigação das Contaminações Ambientais Decorrentes da Inadequação do Processo de Lavagem de Veículos no Pátio Regulador de Caminhões da Cidade de Guarujá/SP(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-07) Souza, Gustavo Machado de [UNIFESP]; Fontana, Caio Fernando [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1673255403692902; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=F5CB12E1FD06EAEE083132460BDB7B8E#; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O trabalho no Pátio regulador do Guarujá tem como objetivo citar as causas das contaminações no solo geradas pela lavagem das caçambas dos caminhões que acontece de forma inadequada, ocorrendo o derramamento de contaminantes químicos como Fertilizantes (N, P, K) e Hidrocarbonetos como o Benzo(a)antraceno, bem como mencionar os prováveis impactos que podem causar na saúde das pessoas e no ecossistema da região. As contaminações ocorrem devido a ineficiência da administração na fiscalização e falta do plano logístico dos caminhões que frequentam o Pátio. Após realizada essa análise fundamentada em dissertações científicas e com base no material realizado nas visitas diagnósticas ao Pátio, junto ao material já existente coletado pelos órgãos públicos da cidade do Guarujá, uma proposta de trazer uma solução da logística dos veículos que frequentam o Pátio é apresentada, mencionando mudanças que poderiam ocorrer no local para poder aplicar um plano de melhoria no fluxo logístico dos caminhões com a aplicação de tecnologias no campo da ITS (Sistemas Inteligentes de Transporte) com o uso do RFID (Identificador por Rádio Frequência) e OCR (Leitor de Caráter Óptico), tal como a explicação da aplicação da Teoria das Filas. Além de mencionar e contextualizar a importância e a metodologia de aplicação de um plano de PGRS (Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) na área de lavagem dos caminhões.