Navegando por Palavras-chave "Literatura infantil e juvenil"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Deslocamentos, migração e refúgio: reflexões a partir da literatura infantil(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-10) Silva, Diogo dos Santos [UNIFESP]; Oliveira, Fernando Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7112621592674917Os deslocamentos, a migração e o refúgio são temáticas recorrentes em pesquisas em diferentes campos do saber e a leitura literária é de extrema importância na infância e na adolescência. Dessa forma, a Literatura Infantil é um campo fértil em relação às produções de diferentes temáticas para a leitura de textos para crianças e jovens. O presente trabalho tem como objetivo promover uma reflexão sobre como a migração e o refúgio são representados na literatura infantil. Para isso, toma-se como objeto de análise um conjunto de três livros: Para onde vamos (2016), de Jairo Buitrago, Amal e a viagem mais importante da sua vida (2022), de Carolina Montenegro e Travessias (2022), de Dílvia Ludvichak, os quais foram traduzidos para o português e publicados no Brasil na última década (2012-2022). Os livros analisados versam sobre o migrar ou algum tipo de deslocamento, forçado ou não, como enredo da narrativa. As narrativas aqui estudadas contam com personagens crianças ou adolescentes e protagonistas femininas que guiam e apresentam a sua história por meio do olhar infantil ou do adolescente. Neste trabalho se recorreu aos procedimentos de pesquisa qualitativa, com apoio de pesquisa bibliográfica e enfoque histórico e documental. Com os resultados das análises dos livros, inicialmente, se permite compreender como são representadas essas temáticas e como se dá a ampliação das discussões nos livros para crianças e jovens. Com isso, foi possível observar quais as contribuições desses livros para formação de leitores literários, especialmente no que tange às temáticas relacionadas à migração ou aos deslocamentos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Geni Guimarães: voz negra na literatura infantil e juvenil (1989-2019)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-29) Puppim, Amanda Aparecida [UNIFESP]; Oliveira, Fernando Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7112621592674917; https://lattes.cnpq.br/0174877500630327Com o objetivo de contribuir para a produção de uma história revisitada da literatura infantil e juvenil brasileira ao longo dos séculos XX e XXI, propõe-se aqui a análise da produção literária destinada a crianças e jovens da escritora Geni Guimarães, com enfoque na compreensão de seu lugar como mulher negra nessa história. A partir dos aportes da pesquisa de abordagem histórica, com base nos pressupostos da História Cultural, especialmente a História do Livro e das edições e a História dos Intelectuais, a pesquisa foi desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação e análise das fontes documentais, com base no uso do conceito de “configuração textual”. O desenvolvimento da pesquisa permitiu observar que a voz negra na história da literatura infantil e juvenil tem lugar restrito e pouco conhecido. Assim, embora não seja possível concluir que Geni Guimarães seja a primeira mulher negra atuando nesse campo, desde os anos 1990, quando iniciou seus trabalhos, ela contribuiu de maneira efetiva na mudança desse cenário. Ao analisar as características artístico-literárias da produção escrita de Geni Guimarães, foi possível observar que seus livros são marcados por suas experiências pessoais em relação à condição de mulher preta na sociedade brasileira, com fortes identificações biográficas, provocando diferentes reflexões sobre o racismo estrutural persistente em nossa sociedade e sobre como as identidades negras podem ser reconhecidas, compreendidas e valorizadas a partir de óticas que subvertem a lógica comumente instituída em nossa sociedade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ofélia e Narbal Fontes na História da Literatura Infantil e Juvenil brasileira: um estudo de O gigante de botas (1941)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-13) Medrano, Mariana de Cássia [UNIFESP]; Oliveira, Fernando Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7112621592674917; http://lattes.cnpq.br/7783040079367982O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta resultados de pesquisa em nível de graduação de forma vinculada ao Projeto Integrado de Pesquisa Literatura infantil e juvenil brasileira revisitada: temas, formas, finalidades e valor histórico, cultural e estético da produção literária nos séculos XIX e XX do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura – NIPELL, coordenado pelo professor Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira. Com o objetivo de contribuir para a produção de uma história da literatura infantil e compreender o lugar de Ofélia e Narbal Fontes nessa história, enfoca-se na produção literária desses autores, em especial o livro O gigante de botas, publicado em 1941. Por meio de abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, e da utilização de procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais, foi elaborado o documento Bibliografia de e sobre Ofélia (1902-1986) e Narbal Fontes (1899-1960): um instrumento de pesquisa, que apresenta referências de textos escritos por Ofélia e Narbal Fontes e de textos de outros autores que fazem menção ao casal. A partir da análise das referências contidas nesse instrumento de pesquisa, identificou-se que o livro O gigante de botas foi a obra mais reeditada do casal de escritores. A partir disso, o livro foi submetido à análise de alguns aspectos de sua configuração textual, verificando-se sua estrutura narrativa, edições e a inserção na série “Vaga-Lume” publicada pela Editora Ática. A relevância do enfoque se dá no fato de Ofélia e Narbal Fontes terem se consolidado como autores de destaque da literatura infantil brasileira a partir da década de 1920, num movimento crescente da escolarização das práticas de leitura e da necessidade de materiais didáticos para subsidiar essas práticas. Porém, a despeito da significativa circulação que seus livros tiveram, esse casal de escritores permanece inexplorado em estudos e pesquisas acadêmico-científicas sobre literatura infantil e juvenil.