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- ItemAcesso aberto (Open Access)Confabulação íntima dos espíritos: ajuste e teste da forma machadiana em Contos fluminenses e Histórias da meia-noite(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-23) Fruteira, Camila [UNIFESP]; Cerqueira, Rodrigo Soares de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3449792127216124; http://lattes.cnpq.br/4784740714266967Este trabalho estuda os contos de Machado de Assis, compilados nos livros Contos fluminenses (1870) e Histórias da meia-noite (1873). Como são, em sua maioria, histórias amorosas, a crítica literária tende a considerá-las “inferiores”, “conformadas” e “sentimentais”, ainda fiéis às prerrogativas do romantismo. A partir da hipótese de que Machado, já nessas obras consideradas “menores”, estivesse buscando adequar a forma ao seu projeto de crítica à ordem senhorial oitocentista, o trabalho analisa os contos compilados nesses livros, buscando entender, como, por meio de um enredo romântico e tradicional, ele descreve e interpreta seu tempo. O referencial teórico que sustenta a análise é, sobretudo, o proporcionado por Sydney Chalhoub (2003) e John Gledson (2008), para quem as primeiras obras do autor fluminense funcionam como um "laboratório de escrita", por meio do qual Machado de Assis estaria adequando a forma literária ao seu projeto de crítica à classe dominante senhorial de meados do século XIX. Conjuntamente com o levantamento bibliográfico, foi realizado um esforço de depreender sentido histórico proposto por Machado, a partir da análise de algumas formas simbólicas nas narrativas de amor. O close reading dessas histórias mostra que o autor fluminense empregou moldes românticos em seus enredos, atribuindo traços antirromânticos a essas formas, conferindo dimensões realistas a determinadas questões sociais, para lidar e reformular a seu modo os problemas formais que herdou.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A construção da masculinidade e do afeto do homem negro na literatura negro-brasileira: um olhar sobre os Cadernos Negros nº 40(Universidade Federal de São Paulo, 2020-09-11) Oliveira, Nelson Flávio Moraes de; Vidal, Paloma; http://lattes.cnpq.br/1921642933020819; http://lattes.cnpq.br/0035971254311227Neste trabalho partimos de uma problematização do campo literário brasileiro ao lançarmos um olhar à literatura negro-brasileira a partir da produção dos Cadernos Negros, a fim de refletir sobre outras vertentes que questionam o cânone literário. Esta dissertação tem o objetivo de compreender como se dá a construção de uma masculinidade negra na escrita literária quando feita sob autoria de escritores que são homens e negros. Inicialmente, trazemos ideias de autores que tencionam os aspectos ao redor de uma literatura negra. Em seguida, apresentamos algumas características para a construção de uma masculinidade negra. E por fim investigaremos como esse processo se dá nos contos: “Das histórias que nos contam”, de Bruno Gabiru, “Na favela do recanto”, de Akins Kintê e “Memória Suja”, de Cuti (Luiz Silva), presentes na antologia de número quarenta dos Cadernos Negros.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gazeta de Holanda, de Machado de Assis: uma série singular(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-22) Silva Júnior, Fábio [UNIFESP]; Ricieri, Francine Fernandes Weiss [UNIFESP]; Faria, João Roberto Gomes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7511017261098516; http://lattes.cnpq.br/7785345123349630; http://lattes.cnpq.br/1033441239031048Esta pesquisa estuda a construção da série de crônicas versificadas intitulada "Gazeta de Holanda", escrita por Machado de Assis entre os anos de 1886 e 1888. Para compreender a composição da coluna, é pertinente entender o que foram as "Gazettes de Hollande", denominação dada a panfletos que circularam entre a Holanda e a França, entre os séculos XVII e XVIII, conforme esclarece o historiador Eugène Hatin (1870). Também se faz necessário o estudo da epígrafe utilizada nos textos, retirada da opereta La Grande-Duchesse de Gérolstein, dos franceses Henri Meilhac e Ludovic Halévy, com música do compositor alemão Jacques Offenbach (2003). Representada durante a segunda metade do século XIX, a ópera-bufa foi um sucesso triunfal em diversos palcos do mundo, como afirma Siegfried Kracauer (2002), tendo tido repercussão também nos teatros cariocas, o que permite compreender sua presença na produção machadiana. Parece proveitoso, por fim, explorar sentidos da utilização, na assinatura das crônicas, do pseudônimo Malvólio, nome de uma personagem de Noite de Reis, peça do dramaturgo inglês William Shakespeare (2008). O conjunto desses elementos parece configurar uma prática discursiva fortemente marcada pela presença de elementos satíricos. Enylton José de Sá Rego (1989) já apontou elementos da sátira luciânica que se mostram presentes em textos de Machado de Assis produzidos a partir da década de 1880, tais como a mistura de gêneros, a utilização sistemática da paródia, a liberdade de imaginação, o estatuto ambíguo e não-moralizante e o ponto de vista de um observador distanciado. Na série, juntamente com a verve cômica, tais recursos parecem contribuir com a formulação de posicionamentos críticos a respeito da proliferação de doutrinas filosóficas, científicas e religiosas, bem como com relação a questões mais gerais, como política e escravidão; assuntos tratados, mais especificamente, nos capítulos analíticos da dissertação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Percurso da aprendizagem, ou pela dor, ou pelo prazer, em personagens femininas de Clarice Lispector(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-01) Pinheiro, Cynthia Rejane da Silva [UNIFESP]; Silva, André Luiz Barros da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4999046768714295; http://lattes.cnpq.br/4571372749741478A presente dissertação analisa comparativamente o percurso da aprendizagem ou por meio da dor, ou por meio do prazer, em duas obras da autora brasileira Clarice Lispector, buscando laços de aproximação ou distanciamento. Nesta pesquisa são apresentados alguns conceitos relevantes acerca da interface da literatura comparada, literatura brasileira, fundamentos psicanalíticos, filosóficos e feministas, bem como algumas outras obras da autora para estabelecer vasos comunicantes com o objetivo geral desta pesquisa, que visa identificar os processos demarcados por meio dos conflitos internos desencadeados pelo processo de aprendizagem nas personagens femininas e suas possíveis representações, sendo as personagens Lóri, do romance Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres (1969) e Macabéa, da novela A hora da estrela (1977).