Navegando por Palavras-chave "Linguística Cognitiva"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)De "res" a "persona", vozes e silêncio: a categorização dos negros na legislação brasileira em perspectiva dialógica do discurso(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-31) Cândido, Daniel Eduardo [UNIFESP]; Magalhães, Anderson Salvaterra [UNIFESP]; Souza, Janderson Lemos de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5242623034107836; http://lattes.cnpq.br/7806510956818017; https://lattes.cnpq.br/0647677802859065Nesta dissertação, examina-se a tensão entre desigualdade e igualdade racial na historicização do Brasil pela perspectiva discursiva. O estudo recorta do campo jurídico textos normativos que regeram e regem as relações sociais desde o Brasil Colônia até os dias de hoje. Nesses textos, rastreiam-se os modos como o negro é simbolizado na linguagem, relativamente às categorias geopolíticas do território e aos domínios experienciais ativados. No tempo dialógico, da cadeia comunicativa de normas jurídicas estudadas, emerge uma dinâmica discursiva que encaminha a memória coletiva em torno das tensões raciais, cuja perspectiva vai sendo paulatinamente alterada de uma memória sobre o negro para uma memória também do negro. Com base na premissa de não cisão entre linguagem e mundo, esta dissertação articula dois quadros teóricos. Por um lado, a dimensão histórico-social é mobilizada pelo viés dos estudos bakhtinianos, especialmente os estudos em Análise do Discurso de orientação dialógica. Por outro, a dimensão sociocognitiva é tratada pelo viés da Linguística Cognitiva. Pela integração dessas abordagens, descreve-se como o processo linguageiro, por meio do qual os negros participantes da história do Brasil têm sido conceptualizados na legislação nacional, no experienciar de três domínios – trabalho, religião e militância –, permanece a atualizar tensões que constituem certa memória coletiva de sua participação na construção da denominada brasilidade. Metodologicamente, o estudo parte da Lei Federal n. 12.288, de 2010, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial, e retrocede de forma não linear até as Ordenações Filipinas (Livro V) de 1603 a fim de aceder aos discursos que incidem sobre as tensões raciais. São analisadas as condições socioculturais que delineiam valores estruturantes do campo e seus textos acerca dos povos negros em diferentes momentos da história brasileira. São identificados e descritos nos textos jurídicos selecionados os processos de categorização do negro e os processos enunciativo-discursivos pelos quais a tensão entre os discursos da desigualdade e igualdade racial constitui certa memória coletiva acerca desses povos e sua participação na cultura brasileira. Por fim, a partir das pistas lexicais identificadas no corpus escolhido da legislação doméstica, nos domínios experienciais mencionados, tais como “escravos”, “negros”, “elemento servil”, “libertos”, “pretos forros”, “escravos de Guiné”, “cativos”, “réo escravo”, “cabeça de escravo importado”, “pirataria de escravos”, “tráfico de africanos”, “escravo inválido”, “vadio”, “capoeira”, “objeto de usufruto da coroa”, “afro-brasileiros”, “afrodescendentes”, etc., é possível perceber como a alusão ao negro ativa processos sociocognitivos tanto em quem a produz quanto naqueles que a mobiliza. Dessa forma, faz espelhar valores historicamente em conflito que reverberam das leis até hoje e fazem flutuar o negro da categoria coisa à pessoa. Esta dissertação traz contribuições inter-relacionadas de duas ordens. Teoricamente, apresenta-se o alcance descritivo-analítico da articulação de uma abordagem histórico-social com uma abordagem sociocognitiva da linguagem. Do encontro desses dois vieses, emerge um dispositivo que atende ao desafio de investigar como os contextos interacionais incidem sobre o funcionamento da linguagem. Socialmente, a investigação contribui para a compreensão do percurso discursivo pelo qual o negro, na historicização do Brasil, tem integrado a sociedade, desde uma condição enunciativa absolutamente subalterna, quando é reificado, até uma condição de sujeito discursivo que participa na construção das normas jurídicas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)“Multiletramento”, “multimodalidade”, “multitela”, “multitv”: a construção [multi + X] no português brasileiro segundo a gramática cognitiva(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-13) Silva, Adriana Carvalho da; Souza, Janderson Luiz Lemos de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766379T7&tokenCaptchar=03AGdBq25ZUkIBlzsbxtMl_3rExzPa20pMjO7Diff-367gI8CS7uozSHzBCCpI6PT3MQ2o1wmlHYp9vC86woXgVmljdBBmRD5iK8G9tt2Zg-D6N4WYEfFWroY98a0MnkjXjV2XzQ34z4R7EgeO_lFZLwue6-w1fsp_CUmHF0dcEYeJljSU_AV_lU41QrJYjXe0YHWnXsTeFYbDLP-Y6B67678NDz2fQc1TF3Jw09mh0lUqN8Cge0bH4qhNlOl28JBRY5OQwWke-8Hfjlu11p6gsW6rLq8391QOzIAC5c3WDgko2bpYlQ9gvQJwUTDFuT3sYm3Mib5DA6UY6gmcIaQuZys3efRSGXGYNFVG6iiDftmDAz4XDUTzRH7kWUTQx1rJW6dosVBZ1FJYOUCrcAW-9TgL5bEWeEEi1Ybzp46TYU0nIqCFJL1HcsMsbvlZtGaoo-Rx7p6ocsMo7nBqKdF4b-lH_qSu4BIz6w; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4426071D2&tokenCaptchar=03AGdBq27TXsZlkJv7_4Aq3hcf5apuC_gTEEIZOIyoGjXy8HKCONkK3SzifcdB1iVLd2Vm-Ph1F04ByR860ZyZjIhiCwbsl0JG7rvU2Gq_qKXTAEaAP3r6u1svdnBNE68L5ngpJYMLHeDXUlrWFBJpDNVhm5G7oc4XTv2xWnhQc08EaCDZOurw_2ejfBa3G5yT8xIrUWY5ps7nFUXJYm2emVD_pNfN_1UwKSncxTTR2M1mzRfnIKCd5oek8MasjC3SwswIWeShLLr9BR_8R_aw6wMWCETSKy0RYBeouZnL5t_zO-7duASYI9tlXD7NHe3wmg-F8P7M4ESZH5xKqk5bEBmeHX9jdqs_n4PImKI1xXAsY-T12C8q5WPNgYBhh7LNJPcAmP_kZpCbk27D_lXa6epnJPvKH-ON5H8xCIKnfL5UUnOX_XTfHWRee4K9Z4wR2EdAFf-gkPYHS1RwPVjDt7mgFZSSte9LOAEsta dissertação tem como objeto a construção [multi + X] no português brasileiro segundo a gramática cognitiva. A motivação inicial para o trabalho veio de palavras que ocorrem nos currículos de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de São Paulo, como “multiletramento” e “multimodalidade”. Depois, de palavras que ocorrem no uso cotidiano da língua, como “multitela” e “multitv”. Por isso, nossa investigação logo se deslocou do uso restrito a um gênero textual para o uso mais geral no português brasileiro. A teoria adotada é a Linguística Cognitiva, que propõe o conceito de conceptualização como fenômeno em que o falante real produz significado a partir de uma perspectiva. Dentre seus modelos, a Gramática Cognitiva foi adotada pela autointitulação, desde a origem, como modelo baseado no uso e pelo interesse, inscrito em seu nome, na gramática das línguas naturais como produto da cognição humana. Nossas hipóteses são que (i) falantes do português brasileiro fazem uso criativo da construção [multi + X] e que (ii) a evolução do latim ao português, portanto anterior à formação do português brasileiro, promoveu a herança de palavras a partir das quais a construção foi depreendida. A partir dessas hipóteses, o objetivo geral desta dissertação é demonstrar o uso criativo da construção no português brasileiro, enquanto os objetivos específicos são descrever o construal imposto pela construção e caracterizar a relação entre “multi”, “muito” e “mui” como um caso de heterossemia na evolução do latim ao português. Como fonte de dados, utilizamos o Corpus do Português, disponível em https://corpus.byu.edu/.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A polissemia de "coxinha" no português paulista: uma abordagem segundo a Gramática das Construções Cognitiva(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-03-20) Felippe, Beatriz Daldosso [UNIFESP]; Souza, Janderson Luiz Lemos De [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This dissertation describes and explains the polysemy of the word "coxinha" in Paulista Portuguese, in specific, and in Brazilian Portuguese, in general. Within the framework of Cognitive Linguistics, the approach is formulated according to Cognitive Construction Grammar, a model which emphasizes the development of new meanings out of conventional meanings associated to a grammatical construction. What the dissertation uses from the theory is the conception of meaning as encyclopedic, viewpointed, flexible, and usage-based. What it uses from the model is the conception of polysemy as a radial categorization of meanings motivated by metaphoric and metonymic patterns. Therefore, the word "coxinha" is the grammatical construction that this dissertation takes for its object, which does not include the grammatical constructions of which this is part. Therefore, we address (i) the description of the meanings that the construction shows and (ii) the explanation of its polysemy by means of two cognitive processes: metaphor and metonymy. The pursuit of such aims revealed the insufficiency of the cognitive processes to explain the value of judgement in two new meanings, present in Paulista Portuguese: the one related to the police officer and the one related to a voter profile. In order to explain both of them, we have to appeal to the concept of subjectification, developed by Functional Linguistics and absorbed by Cognitive Linguistics, and we conclude that the subjectification contributes to the systematic polysemy of nouns in the diminutive and participates in the designations we take for metonymic. The construction of the meanings is investigated diachronically: (i) the first meaning of the word "coxinha", entrenched in Brazilian Portuguese, is the name of a snack, and such designation is attributed to metaphor; (ii) the second meaning, new and originated in São Paulo, is a nickname for the civil servant, in general, and the military police officer, in particular, of São Paulo state, and such designation is attributed to metonymy associated with subjectification; and (iii) the third meaning, also new and originated in São Paulo, refers to right-wing voters according to a folk theory of politics, is also attributed to metonymy and subjectification. In this dissertation, metaphor and metonymy remain as cognitive processes responsible for conceptualization, a central phenomenon in Cognitive Linguistics, which defines it as dynamic and imagistic, while subjectification is situated in the realm of viewpoint. Since meaning is defined as viewpointed, encyclopedic, flexible and usage-based,it becomes necessary to distinguish between conceptualization based on cognitive processes and subjectification as a manifestation of viewpoint. Following the usage-based path, we chose the newspaper O Estado de São Paulo as a source of data. Although we do not include usage frequency in our aims, the word was found in several editorials, which led us to divide the tokens of the word in three groups for the formation of a corpus: (i) from 1894 to 1999, for the analysis of "coxinha" as a snack name; (ii) from 2000 to 2012, for the analysis of "coxinha" as the nickname of the police officer; and (iii) from 2013 to 2018, for the analysis of "coxinha" as a voter profile. The division does not imply that the meaning relative to the snack does not occur beyond the first period, or that the meaning relative to the police officer does not occur beyond the second. Our thesis is that perspectivization, a species of which subjectification is a specimen, plays a preponderant role in the development of the latest meanings, given that subjectification is both part of the systematic polysemy relative to the word-formation process and associates with metonymy. Thus, this dissertation contributes to the recognition of the role of metaphor and metonymy with a case study where, without perspectivization, cognitive processes are not enough to explain the value of judgement. By doing so, this dissertation articulates the situated and the distributed characters of cognition, as defended by Cognitive Linguistics and Cognitive Sociolinguistics.