Navegando por Palavras-chave "Leitura dirigida"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A LEITURA DIRIGIDA POR FICHAS NO ENSINO DE PRIMEIRO GRAU NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: O PROGRAMA ESCOLA – BIBLIOTECA (1972 - 1983)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-16) Vicentini, Vanessa do Nascimento; Oliveira, Fernando Rodrigues de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261202J5; http://lattes.cnpq.br/5472674996171228Nessa dissertação de Mestrado, apresentam-se resultados de pesquisa vinculada à linha “História da Educação: sujeitos, objetos e práticas”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo, e à linha de pesquisa “Literatura, escolarização e formação de leitores” do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura (NIPELL), coordenado pelo professor Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira. Com o objetivo de contribuir para a produção de uma história do ensino da leitura e da formação de leitores na Rede Municipal de Educação de São Paulo, centrando-se nas concepções de leitura e de formação de leitores envolvidas no trabalho com a Técnica de leitura dirigida por fichas no âmbito do Programa Escola – Biblioteca, da Rede Municipal de Ensino, entre 1972 e 1983. A pesquisa se deu por meio de uma abordagem histórica, mediante pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação e análise das fontes documentais, que foram analisadas na perspectiva da análise da configuração textual. Esse estudo possibilitou observar, a partir da análise dos pressupostos presentes nos documentos, a concorrência de diferentes concepções de ensino de Língua Portuguesa e de linguagem, com predominância das teorias linguísticas centradas no Estruturalismo, além disso, essa análise possibilitou concluir que a Técnica de leitura dirigida por fichas dialoga com as perspectivas da Racionalidade Técnica e da Teoria da Comunicação observadas na proposta para o ensino de Língua Portuguesa inserida na educação brasileira na esteira da Lei Federal nº 5.692, instituída durante o regime ditatorial militar, em 1971, que se volta ao entendimento da promoção da leitura e da formação de leitores como mera técnica, privilegiando uma concepção tecnicista sobre a formação de leitores e sobre a prática docente.