Navegando por Palavras-chave "K-pop"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A experiência de ser K-popper no Brasil - Uma visão fenomenológica sobre os Armys(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-24) Mada, Larissa Lumi [UNIFESP]; Cipullo, Marcos Alberto Taddeo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6282653423509113; http://lattes.cnpq.br/1376051481069700; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho se propõe a analisar a influência do BTS - grupo de K-pop - na subjetividade, comportamentos e ações de Armys - fã-clube do BTS - brasileiros a partir de entrevista feita com os sujeitos e analisadas à luz da teoria fenomenológica; visto que os sujeitos existem no mundo e afetam e são afetados por ele e os outros que nele se encontram. Foram levantadas categorias para a análise do fenômeno, interrogando e analisando os sentidos e significados da experiência vivida pelos sujeitos em um determinado tempo, espaço e contexto.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Hallyu: O K-pop como instrumento de diplomacia cultural e soft power(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Siqueira, Maíra Prado de [UNIFESP]; Costa, Karen Fernandez [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0680877261356609O principal objetivo desta pesquisa é o de estudar o uso do produto cultural K-pop como forma da Coreia do Sul exercer Diplomacia Cultural e Soft Power nas Relações Internacionais. Por meio disto, busca-se compreender de que forma o K-pop foi originado a partir do hibridismo da cultura coreana e das influências culturais externas, quais atores estão envolvidos no seu desenvolvimento e de que forma este se constitui como uma ferramenta de Diplomacia Cultural e Soft Power. A hipótese da pesquisa é que o desenvolvimento do K-pop foi utilizado como uma ferramenta de Diplomacia Cultural e de Soft Power, fazendo parte de estratégia impulsionada pelo governo coreano, como forma de atingir e consolidar o National Branding da Coreia, ou Hallyu, no exterior. Nesse aspecto, o passado não imperialista do país, bem como hibridização presente na Hallyu, foram fatores que favoreceram a projeção do K-pop inicialmente em países asiáticos e, com o avanço da internet e das redes sociais, no mercado ocidental. O trabalho fundamenta-se em ampla revisão bibliográfica e utiliza fontes primárias e secundárias, aplicando o método hipotético-dedutivo.