Navegando por Palavras-chave "Jogos educacionais"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento de um guia para criação de Escape Rooms educacionais(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01) Bruno, Gabriel da Silva [UNIFESP]; Carolei, Paula [UNIFESP]; Yanaze, Leandro Key Higuchi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3243275619679099; http://lattes.cnpq.br/0778199387503922; http://lattes.cnpq.br/8360208199312644Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver um guia prático para a criação de escape rooms digitais no contexto educacional. O guia oferece orientações, exemplos e recursos de apoio que auxiliam o design e a construção desses jogos, abordando aspectos como estrutura, narrativa, desafios e objetivos educacionais. A proposta foi fornecer aos professores uma ferramenta que os auxilie a planejar experiências de aprendizagem envolventes e alinhadas aos objetivos educacionais, de forma mais crítica e criativa. O desenvolvimento do guia, seguindo o modelo ADDIE, envolveu a análise de dados de jogos criados e feedbacks coletados no Sistema Aberto para Escapes (SAE), organização de referenciais teóricos, proposta e desenvolvimento de conteúdos, materiais de apoio e formatos de avaliação e manutenção do próprio guia. Como resultado “Destravou! Um guia para criação de Escape Rooms Educacionais” é um material gratuito, disponível no endereço www.gamificacaocriativa.com/guia-escaperoom.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Design Educacional no desenvolvimento de jogos: um framework para a criação de RPG eletrônico educacional(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01) Medeiros, Susana Maria de [UNIFESP]; Silva, Edna de Mello [UNIFESP]; Yanaze, Leandro Key Higuchi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3243275619679099; http://lattes.cnpq.br/9405118016902400Tendo em vista que os alunos das novas gerações têm acesso às tecnologias digitais desde a mais tenra idade - como os jogos digitais - e possuem características próprias das quais o ensino tradicional não dá mais conta, será investigado como ocorre a aplicação e o desenvolvimento de jogos de Role Playing Game (RPG) eletrônicos educacionais. Com isso, o objetivo será criar um recurso que auxilie professores na criação de jogos de RPG eletrônicos educacionais que atendam aos objetivos de aprendizagem que pretende desenvolver, através da identificação dos elementos que fazem parte desse tipo de jogo e sugerindo como planejar, desenvolver, implementar e avaliar nesse tipo de proposta. Para tanto, foi realizada a revisão bibliográfica sobre o tema, coleta de dados com professores dos anos finais do ensino fundamental e médio, análise e curadoria de jogos digitais educacionais e aplicação do modelo ADDIE para a criação de um framework que atenderá o objetivo. Verificou-se que muitos jogos digitais educacionais utilizados pelos professores são baseados em perguntas e respostas do método tradicional, demandando a criação de jogos educacionais que sejam mais complexos e promovam a interação, reflexão e descoberta, assim, os jogos de RPG se mostraram como uma possibilidade de recurso educacional que, em conjunto com seus elementos e narrativa, podem abordar conhecimentos de várias disciplinas, inclusive sobre a história e cultura brasileira. Contudo, se faz necessário pesquisas mais amplas com professores e jogadores de RPG sobre o tema e experiência com jogos desse estilo para aprimorar o framework apresentado.