Navegando por Palavras-chave "Intervenção em educação ambiental"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Percepção ambiental de alunos da educação de jovens e adultos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-03-21) Cordeiro, Debora Rodrigues [UNIFESP]; Candiani, Giovano [UNIFESP]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5928916500490499; http://lattes.cnpq.br/9950995765229751; https://lattes.cnpq.br/1837880308415316A presente pesquisa visou planejar, aplicar e avaliar uma proposta de intervenção didática em educação ambiental após a caracterização das percepções ambientais de alunos da educação de jovens e adultos (EJA). Utilizou-se a pesquisa-ação como metodologia de pesquisa de natureza interventiva na escola estadual Lydes Rachel Gutierrez da cidade de Diadema – SP Os métodos de coleta de dados para cada contexto do trabalho foram: etapa 1: aplicação dos instrumentos (desenho ambiental, roda de conversa e questionário) para identificar a percepção ambiental dos alunos, etapa 2: planejamento da intervenção ambiental, etapa 3: aplicação da intervenção ambiental e etapa 4: avaliação dos resultados da intervenção. Para a análise dos dados referente às percepções de meio ambiente nos instrumentos investigativos foram estabelecidas quatro categorias de percepções (pertencimento, naturalista, adversa e socioambiental crítica). Para a análise das respostas do questionário foi utilizada a análise descritiva estatística simples. Os resultados dos instrumentos investigativos apontaram para a predominância da percepção de pertencimento no desenho e percepção naturalista no questionário, reforçando a necessidade de práticas ambientais mais contextualizadas de meio ambiente. Para a intervenção em educação ambiental utilizou-se dos resultados dos instrumentos investigativos para a sensibilização e envolvimento dos alunos no desenvolvimento da Oficina Articula visando o levantamento dos problemas ambientais e potencialidades da comunidade escolar. Com esse trabalho e seus instrumentos investigativos e interventivos, contribui-se com a formação dos alunos da EJA, potencializando a escola como um espaço de aprendizagens, transformações e exercício crítico para as mudanças socioambientais necessárias na sociedade.