Navegando por Palavras-chave "Intermidialidade."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Multimodalidade e intermidialidade no ensino de línguas estrangeiras: uma análise crítica de métodos e materiais(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-13) Moreira, Carolina Soares [UNIFESP]; Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina; http://lattes.cnpq.br/7481586427673190; http://lattes.cnpq.br/4590850909487053Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar como os elementos multimodais presentes em livros utilizados no ensino de língua estrangeira auxiliam na elaboração da construção de sentido nas unidades didáticas e podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem para a aquisição dessa língua. Para isso, serão analisados e, posteriormente, comparados, os elementos multimodais em atividades das unidades iniciais em três métodos de Francês Língua Estrangeira (FLE): Alter Ego Plus 1 (2012), Saison 1 (2014) e Défi 1 (2018) a partir dos estudos da Intermidialidade. Busca-se examinar as formas pelas quais esses elementos contribuem para fazer avançar o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, são utilizados os conceitos de multimodalidade e de semiótica social de Hodge e Kress (1995), da Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen (2001, 2006); o conceito de combinação de mídias de Clüver (2006, 2012) e o conceito de modalidades das mídias propostos por Elleström (2017). A pesquisa dialoga com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas (QECR) e com as metodologias de ensino de língua estrangeira que encontram entre seus principais autores Germain (1993) e Puren (1988). A partir dos conceitos e autores citados, será verificado o modo como esses materiais são estruturados e observado de que maneira a composição multimodal das unidades facilita a aprendizagem da língua estrangeira. Ao eleger por objeto materiais de FLE, a pesquisa, além de contribuir para os estudos de multimodalidade e intermidialidade, busca contribuir também para os estudos de didáticas de Língua Estrangeira (LE) que utilizam os métodos baseados no QECR como forma de ensino.