Navegando por Palavras-chave "Interdisciplinary studies"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A educação interprofissional no Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-09) Lima, Aline Maria Peixoto [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9347541615414055; http://lattes.cnpq.br/3410017141825397; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Bacharelado Interdisciplinar é o espaço de formação universitária no qual um conjunto importante de competências, habilidades e atitudes transversais às competências técnicas, aliadas a uma formação geral com fortes bases conceituais, éticas e culturais assumem a centralidade no processo. Especificamente, um Bacharelado Interdisciplinar em Saúde pode e deve incorporar a educação interprofissional para a formação mais integrada, crítica e articulada com os desafios contemporâneos à formação de saúde no século XXI. O objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções e práticas sobre a educação interprofissional (EIP) no Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, na perspectiva de estudantes, docentes e gestores. A metodologia usada foi o estudo de caso único situacional, com uma coleta de dados que utilizou uma abordagem de métodos qualitativos com dados advindos de métodos quantitativos. Foram realizadas revisão integrativa da literatura, análise documental, aplicação de uma escala atitudinal aos egressos do BIS e entrevistas semiestruturadas com docentes do curso. Os resultados indicam que existe uma carência de publicações sobre pesquisas e relatos de experiência sobre EIP nos Bacharelados. A relevância da educação interprofissional no Bacharelado Interdisciplinar da UFRB é reconhecida tanto pelos egressos, quanto pelos professores. Contudo, há uma parcela menor de estudantes que não reconhece o aprendizado interprofissional no desenvolvimento das competências para o trabalho em equipe durante o processo formativo no BIS, e revela pouca clareza sobre a importância de cada profissão na equipe de saúde. Para uma parcela menor dos professores, há um processo de negação quanto à EIP no BIS, e ainda persiste uma confusão conceitual entre os termos Interprofissionalidade e Interdisciplinaridade. A incorporação de momentos de desenvolvimento da EIP no BIS se dá a partir de estratégias de integração dos saberes profissionais, de estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de habilidades para o trabalho em equipe e de estratégias de avaliação integrativa para trabalhar as competências colaborativas. A pouca experiência na formação e a dificuldade de alguns professores para o exercício da colaboração e do trabalho em equipe são desafios na incorporação da EIP no BIS. A incorporação não efetiva, com práticas fragmentadas e multiprofissionais, é uma das fragilidades apontadas. As propostas de aprimoramento remetem à ação institucional, à reflexão e à discussão sobre a implementação de novas diretrizes para o desenvolvimento da EIP, dentre essas, inclusão da abordagem da EIP no currículo de modo introdutório e teórico no primeiro semestre, intencionalidade no planejamento de ações, trabalhos em grupo, valorizando as competências dos diversos perfis formativos e investimento na formação continuada de docentes sobre a EIP. Por fim, a análise das concepções e práticas sobre a educação interprofissional (EIP) no modelo formativo do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde na perspectiva de estudantes e docentes, considerando os momentos de compartilhamento de atividades teóricas e práticas entre estudantes de distintos itinerários formativos, mostra-se potente a partir da interseção teórica entre a interdisciplinaridade (diálogo entre disciplinas, áreas de conhecimento) e a interprofissionalidade (atuação integrada entre áreas profissionais).
- ItemSomente MetadadadosThe Role of Pro-inflammatory and Anti-inflammatory Adipokines on Exercise-Induced Bronchospasm in Obese Adolescents Undergoing Treatment(Daedalus Enterprises Inc, 2012-04-01) Silva, Patricia Leao da [UNIFESP]; Mello, Marco Tulio de [UNIFESP]; Cheik, Nadia Carla; Sanches, Priscila Lima [UNIFESP]; Piano, Aline de [UNIFESP]; Corgosinho, Flavia Campos [UNIFESP]; Campos, Raquel Munhoz da Silveira [UNIFESP]; Carnier, June [UNIFESP]; Inoue, Daniela [UNIFESP]; Nascimento, Claudia Maria da Penha Oller do [UNIFESP]; Oyama, Lila Missae [UNIFESP]; Tock, Lian [UNIFESP]; Tufik, Sergio [UNIFESP]; Dâmaso, Ana Raimunda [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Federal de Uberlândia (UFU)BACKGROUND: Recent studies have demonstrated a greater prevalence in exercise-induced bronchospasm (EIB) in obese adolescents. However, the role of pro-/anti-inflammatory adipokines and the repercussions of obesity treatment on EIB need to be explored further. Therefore, the objective of this study was to evaluate the role of pro-/anti-inflammatory adipokines on EIB in obese adolescents evaluated after long-term interdisciplinary therapy. METHODS: Thirty-five post-pubertal obese adolescents, including 20 non-EIB (body mass index [BMI] 36 +/- 5 kg/m(2)) and 15 EIB (BMI 36 +/- 5 kg/m(2)), were enrolled in this study. Body composition was measured by plethysmography, using the BOD POD body composition system, and visceral fat was analyzed by ultrasound. Serum levels of adiponectin and leptin were analyzed. EIB and lung function were evaluated according to the American Thoracic Society criteria. Patients were recruited to a 1-year interdisciplinary intervention of weight loss, consisting of medical, nutritional, exercise, and psychological components. RESULTS: Anthropometrics and lung function variables improved significantly after the therapy in both groups. Furthermore we observed a reduction in EIB occurrence in obese adolescents after treatment. There was an increase in adiponectin levels and a reduction in leptin levels after the therapy. in addition, a low FEV1 value was a risk factor associated with EIB occurrence at baseline, and was correlated after treatment with changes in anthropometric and maximal O-2 consumption values as well as the adipokines profile. CONCLUSIONS: in the present study it was demonstrated that 1 year of interdisciplinary therapy decreased EIB frequency in obese adolescents, paralleled by an increase in lung function and improvement in pro-/anti-inflammatory adipokines.