Navegando por Palavras-chave "Instrumento de pesquisa"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Um estudo sobre O caso da borboleta Atíria (1951), de Lúcia Machado de Almeida (1910-2005)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-10) Jesus, Carol Priscila Pereira de; Oliveira, Fernando Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7112621592674917; http://lattes.cnpq.br/2194624855843944Este trabalho de conclusão de curso vincula-se ao Projeto Integrado de Pesquisa Literatura infantil brasileira revisitada: temas, formas, finalidades e valor histórico, cultural e estético da produção literária nos séculos XIX e XX, coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira junto ao NIPELL – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura. Com o objetivo contribuir para a produção de uma história da literatura brasileira e problematizar o valor estético das obras produzidas no país ao longo do século XX, enfocou-se a análise do livro O caso da borboleta Atíria, de autoria de Lúcia Machado de Almeida, publicado pela primeira vez em 1951. Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, elaborou-se um instrumento de pesquisa por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais de e sobre Lúcia Machado de Almeida. A partir disso, analisou-se alguns aspectos da configuração textual do livro O caso da borboleta Atíria, um dos maiores sucessos editoriais dessa escritora e um dos livros de maior repercussão em sua reedição pela série “Vaga-lume”, da editora Ática. A análise desse livro propiciou compreender que se trata de um obra de aventura que junta o gênero policial e a fantasia, trazendo aspectos didáticos, abordando informações cientificas, se aproximando do contexto escolar e da formação de leitores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Livros de Leitura Suplementar na História da Alfabetização Paulista(Universidade Federal de São Paulo, 2019-07-11) Ferreira, Mayara Ribeiro [UNIFESP]; Oliveira, Fernando Rodrigues de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7112621592674917Apresentam-se aqui resultados de pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de São Paulo, e vinculada ao NIPELL – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura. Com o objetivo de contribuir para a produção de uma história do ensino de leitura na Primeira República no Estado de São Paulo, enfocam-se os livros indicados para leitura suplementar aprovados e recomendados pela Diretoria Geral da Instrução Pública do Estado de São Paulo, entre 1902 e 1964. Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, a partir do uso dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais, elaborou-se um instrumento de pesquisa, no qual estão contidas referências de livros de leitura suplementar aprovados entre 1902 e 1964, respectivamente datas mais antiga e mais recente de publicação das listas de livros aprovados. Essas referências foram organizadas conforme as listas localizadas, seguindo o padrão de apresentação do título e da autoria. Por meio da análise dessas referências, foi possível constatar algumas características dos livros que eram recomendados para leitura suplementar, como indicações iniciais de livros que integravam séries graduadas de leitura e o gradativo processo de indicação de livros com características mais estéticas, considerados de literatura infantil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ofélia e Narbal Fontes na História da Literatura Infantil e Juvenil brasileira: um estudo de O gigante de botas (1941)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-13) Medrano, Mariana de Cássia [UNIFESP]; Oliveira, Fernando Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7112621592674917; http://lattes.cnpq.br/7783040079367982O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta resultados de pesquisa em nível de graduação de forma vinculada ao Projeto Integrado de Pesquisa Literatura infantil e juvenil brasileira revisitada: temas, formas, finalidades e valor histórico, cultural e estético da produção literária nos séculos XIX e XX do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura – NIPELL, coordenado pelo professor Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira. Com o objetivo de contribuir para a produção de uma história da literatura infantil e compreender o lugar de Ofélia e Narbal Fontes nessa história, enfoca-se na produção literária desses autores, em especial o livro O gigante de botas, publicado em 1941. Por meio de abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, e da utilização de procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais, foi elaborado o documento Bibliografia de e sobre Ofélia (1902-1986) e Narbal Fontes (1899-1960): um instrumento de pesquisa, que apresenta referências de textos escritos por Ofélia e Narbal Fontes e de textos de outros autores que fazem menção ao casal. A partir da análise das referências contidas nesse instrumento de pesquisa, identificou-se que o livro O gigante de botas foi a obra mais reeditada do casal de escritores. A partir disso, o livro foi submetido à análise de alguns aspectos de sua configuração textual, verificando-se sua estrutura narrativa, edições e a inserção na série “Vaga-Lume” publicada pela Editora Ática. A relevância do enfoque se dá no fato de Ofélia e Narbal Fontes terem se consolidado como autores de destaque da literatura infantil brasileira a partir da década de 1920, num movimento crescente da escolarização das práticas de leitura e da necessidade de materiais didáticos para subsidiar essas práticas. Porém, a despeito da significativa circulação que seus livros tiveram, esse casal de escritores permanece inexplorado em estudos e pesquisas acadêmico-científicas sobre literatura infantil e juvenil.