Navegando por Palavras-chave "Inquiry-based learning"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)“Investigando a Fisiologia Humana” como uma estratégia de ensino e experimentação mediada por smartphone: rubrica avaliativa e repertório de resultados(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-10) Campilongo, Giovanna Brita [UNIFESP]; Santos, Camilo de Lellis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6884091896706349; http://lattes.cnpq.br/4013423026969472As tecnologias educacionais evoluíram para proporcionar situações de aprendizagem coerentes com o mundo contemporâneo. No entanto, ainda existem diversos desafios para otimizar o ensino sobre o corpo humano, sobretudo a experimentação e aulas práticas, em cursos de ensino híbrido, educação à distância e ensino remoto online. A popularização dos smartphones favorece a aplicação de ferramentas educacionais como os laboratórios de aprendizagem móvel ou MobLeLabs, que são aplicativos para smartphones capazes de coletar variáveis com a finalidade de aprendizagem. No presente estudo, avaliamos os produtos acadêmicos gerados pela atividade “Investigando a Fisiologia Humana” (IFH), que é uma atividade de aprendizagem por investigação envolvendo MobLeLabs. Foram analisados os relatórios dos estudantes que realizaram a IFH como conteúdo programático da unidade curricular Corpo Humano: Estrutura e Função aplicada de 2016 a 2021 no curso de Ciências-Licenciatura da UNIFESP. Por meio de método misto de pesquisa educacional, classificamos os projetos dos alunos, criamos e validamos uma rubrica de avaliação da aprendizagem para o IFH e aplicamos o teste de Spearman (rs) para identificar correlações entre os subitens dos relatórios do IFH e o desempenho acadêmico dos alunos na UC. A maioria dos projetos envolveu os sistemas cardiovascular e nervoso, devido à acessibilidade de variáveis relacionadas a esses sistemas. De modo geral, os projetos apresentaram subitens classificados como bons e excelentes, porém resultados insatisfatórios foram mais frequentes para o subitem 3 (predição da hipótese) e subitem 7 (conclusão). Foram convidados 4 monitores dos respectivos anos de aplicação do IFH para validação da rubrica. Os testes de concordância exata e adjacente e quociente kappa ponderado entre pares revelou concordância razoável a substancial (= 0,328 a 0,760) entre os avaliadores, e concordância substancial a quase perfeita (= 0,623 a 0,906) no teste de ICC. O desempenho no IFH se correlacionou positivamente com o desempenho dos alunos em todas outras atividades avaliativas da UC, tais como notas nas atividades de aprendizagem baseada em projeto, provas e seminários. Portanto, o IFH é uma estratégia didática que gera resultados acadêmicos compatíveis com outras avaliações mais tradicionais, sendo capaz de proporcionar oportunidades de aprendizagem de conceitos da fisiologia humana e metodologia científica de forma interna ou externa aos laboratórios didáticos institucionais.