Navegando por Palavras-chave "Inovações educacionais"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Linguagens e saberes em contextos formativos: perspectivas diversas para a comunicação e a construção do conhecimento(Universidade Federal de São Paulo, 2022) SILVA, Sandro Luís da; http://lattes.cnpq.br/9484873999348511Este livro proporciona uma leitura cujo objetivo é construir uma visão da prática docente apoiada na e pela teoria-prática, com reflexão sistematizada das ações que possibilitam (res)significar, com os professores e futuros professores, saberes e vivências para problematizar o processo de ensino- aprendizagem que envolve as diferentes linguagens. O conjunto de textos evidencia experiências colaborativas, propostas de trabalho, assim como o resultado de pesquisa, em termos teóricos e práticos, por meio dos quais é possível (re)pensar o fazer pedagógico. Cada artigo contido neste volume mostra que há possibilidades de uma prática pedagógica que leve os alunos a produzirem conhecimento, tornando-os comprometidos com a formação que lhes é proporcionada. Espero que os textos contribuam com a formação e o trabalho docente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Repositórios de recursos educacionais digitais: uma proposta de marcador de qualidade(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01) Almeida, Márcia Augusta de [UNIFESP]; Garbe, Gisele Grinevicius [UNIFESP]; Silva, Edna de Mello [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9405118016902400; http://lattes.cnpq.br/7084237172958537; https://lattes.cnpq.br/5271721479479685Este Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo desenvolver um marcador de qualidade para os repositórios de recursos educacionais digitais, considerando os aspectos pedagógicos e tecnológicos relevantes para a escolha do professor por recursos educacionais digitais. O uso de recursos educacionais digitais para apoiar a aprendizagem não é uma novidade, entretanto, esse uso ainda enfrenta diversos desafios para se tornar parte do cotidiano da aula. Consideramos que a busca por recursos educacionais digitais nos repositórios como um desses desafios, pois ela demanda tempo e habilidades tecnológicas que podem diminuir o interesse do professor pelo uso de recursos educacionais digitais. Partindo dessa inquietação buscamos analisar, do ponto de vista do Design Educacional, os repositórios de recursos educacionais digitais, para elencar critérios de qualidade que facilitassem a busca do professor por recursos educacionais digitais e orientasse designers educacionais e gestores de repositórios na criação e atualização dos repositórios. Os critérios de qualidade foram elaborados a partir da análise de cinco repositórios, disponíveis na língua portuguesa, que oferecem recursos educacionais digitais de Física para o nível médio, e posteriormente validados em repositórios, disponíveis na língua portuguesa, que oferecem recursos educacionais digitais para a Educação Básica. O marcador de qualidade proposto, envolve três grupos de parâmetros de qualidade: parâmetros pedagógicos, parâmetros gerais e parâmentos de usabilidade. Além disso, os parâmetros são constituídos por descritores, que apresentam informações relacionadas ao parâmetro de qualidade. Ao longo do desenvolvimento do estudo surgiram outras inquietações, especialmente o destino dos recursos educacionais digitais que continuam a ser produzidos. A literatura recente aponta que a Educação, assim como as demais áreas de sociedade, está sofrendo um processo de plataformização, de forma que muitos recursos educacionais digitais produzidos nos últimos anos estão sendo disponibilizados em plataformas privadas. O mapeamento de EdTechs brasileiras realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) em 2020 corrobora para essa constatação, indicando que a maioria das EdTech ativas atua na Educação Básica e que o principal serviço ofertado é “plataforma de conteúdo online”. Nessa perspectiva, defendemos o fortalecimento dos repositórios abertos com a implementação de parâmetros de qualidade para que passem a ser espaços adequados e atrativos para quem busca e/ou produz recursos educacionais digitais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uso de inteligência artificial em sala de aula: aplicativo de correção ortográfica desenvolvido para uso em sala de aula(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01) Silva, Gabriely Aquino da [UNIFESP]; Meister, Izabel Patrícia [UNIFESP]; Mancini, Felipe [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4433119488921195; http://lattes.cnpq.br/5340922290331025Este trabalho apresenta um projeto que visa explorar o uso da inteligência artificial (IA) em sala de aula, especificamente no contexto de correção ortográfica. A ortografia é um aspecto fundamental da comunicação escrita, e é importante que os estudantes desenvolvam habilidades nessa área desde cedo. Nesse sentido, o projeto propõe a reformulação de um aplicativo já existente de correção ortográfica baseado em IA, que tem como objetivo promover o aprendizado personalizado e apoiar o processo de ensino-aprendizagem. O aplicativo permite que os estudantes recebam feedback individualizado e imediato sobre seus erros ortográficos, possibilitando que abordem suas áreas específicas de melhoria. Além disso, os dados coletados pelo aplicativo podem auxiliar os professores na adaptação de suas estratégias de ensino. Nesse sentido, o projeto propõe a reformulação de um aplicativo já existente de correção ortográfica baseado em IA, que tem como objetivo promover o aprendizado personalizado e apoiar o processo de ensino-aprendizagem. O aplicativo permite que os estudantes recebam feedback individualizado e imediato sobre seus erros ortográficos, possibilitando que abordem suas áreas específicas de melhoria. Além disso, os dados coletados pelo aplicativo podem auxiliar os professores na adaptação de suas estratégias de ensino. O método deste estudo apresenta uma pesquisa qualitativa exploratória e documental sobre o uso de inteligência artificial dentro da sala de aula e sobre o aplicativo CIRA (Corretor Inteligente de Redações Automático) desenvolvido pela USP. Este projeto contribui para a área de educação, destacando o potencial da inteligência artificial como uma ferramenta pedagógica que apresenta uma relação significativa com o design educacional. Espera-se que os resultados deste estudo incentivem uma adoção crítica de tecnologias semelhantes em sala de aula, promovendo uma aprendizagem mais eficiente e eficaz no campo da escrita.