Navegando por Palavras-chave "Inovação Organizacional"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosInformatizacao de clinicas oftalmologicas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2003) Souza, Grace Pacheco de [UNIFESP]Objetivo: Determinar o nivel e o impacto da informatizacao em unidades de atendimento oftalmologico de pequeno e medio porte (ate 5000 atendimentos por mes). Metodos: Foram aplicados questionarios, via internet e via fax, a 400 unidades de atendimento oftalmologico; 56 responderam, e 06 foram excluidas por terem mais de 5000 atendimentos por mes. As unidades foram divididas em 05 niveis, com relacao ao nivel de informatizacao: nivel 01 - sem informatizacao, ou nao utiliza o computador para uso profissional; nivel 02 - informatizacao de apenas 01 setor (operacional ou administrativo ou financeiro ou de atividades medicas); nivel 03 - informatizacao de 02 setores (operacional e/ou administrativo e/ou financeiro e/ou atividades medicas); nivel 04 - informatizacao de 03 setores (operacional e/ou administrativo e/ou financeiro e/ou de atividades medicas); nivel 05 - informatizacao de todos os setores. Resultados: Das 50 unidades de atendimento oftalmologico avaliadas, 09 apresentaram nivel 01 de informatizacao, 05 unidades apresentaram nivel 02,16 unidades apresentaram nivel 03, 08 unidades apresentaram nivel 04 e 12 unidades apresentaram nivel 05. Das 41 unidades informatizadas, todas apresentaram setor operacional informatizado, e 88 por cento destas unidades observaram melhora no atendimento ao publico com este setor informatizado; 14 unidades apresentaram setor administrativo informatizado, e todas as 14 unidades observaram melhora no controle administrativo com este setor informatizado; 27 unidades apresentaram setor financeiro informatizado, e 93 por cento destas unidades observaram melhora no controle financeiro com este setor informatizado; 28 unidades apresentaram setor de atividades medicas informatizado, e 89 por cento destas unidades observaram melhora no atendimento medico com este setor informatizado. Conclusoes: Das 50 unidades de atendimento oftalmologico estudadas, 82 por cento tem 01 ou mais setores da unidade informatizada e observa-se um impacto positivo da informatizacao em todos os setores que foram informatizados
- ItemAcesso aberto (Open Access)Manual de orientações para pacientes submetidos ao transplante de córnea do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Unifesp(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Sanches, Lucrecia Bassani [UNIFESP]; Hirai, Flavio Eduardo [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloIntroduction: In the face of new market and technological changes, actions are created to improve quality in healthcare through work organization. The manager is the professional responsible for carrying out the different evaluation systems at the different levels of health actions and planning is one of the actions that monitors and reviews processes, showing the improvements and the positioning of the institutions in the market. One way to obtain quality in health services is standardizing health professionals’ procedures, minimizing errors and patient discomfort. Purpose: to develop a written manual for orientation for those submitted to corneal transplantation in our institution. Methods: This was a descriptive, exploratory, and qualitative study that was based on literature review and field research to generate information for the manual. The exploratory research aims to provide greater knowledge for the researcher on the subject in question, to develop, clarify and modify concepts and ideas, aiming at the formulation of later ideas. Results: A post-operative care manual was developed and there was a high acceptance rate from patients, family members or care partners. Conclusion: one post-operative care manual for corneal transplantation was developed for those submitted to this procedure at the Hospital São Paulo/UNIFESP.
- ItemSomente MetadadadosA micropolítica do hospital: um itinerário ético-político de intervenções e estudo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007) Cecilio, Luiz Carlos de Oliveira [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP]