Navegando por Palavras-chave "Infantil"
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- ItemSomente MetadadadosA correlação entre o perfil comunicativo e as inabilidades de adaptação de sujeitos com transtornos globais do desenvolvimento(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Armonia, Aline Citino [UNIFESP]; Perissinoto, Jacy [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6591561982003926; http://lattes.cnpq.br/2361970804233084Objetivos: o objetivo principal deste estudo foi caracterizar a Comunicação Social, a Regulação Emocional e o Suporte Transacional de crianças com Transtornos do Espectro Autista em avaliação clínica fonoaudiológica. Como objetivos específicos, a tradução e adaptação da avaliação do SCERTSTM Model e a verificação dessas habilidades em crianças com Transtornos do Espectro Autista. Método: Tratase de um estudo transversal descritivo, organizado em Estudo 1 e Estudo 2 complementares e sucessivos. O Estudo 1 realizou a tradução adaptada da avaliação do SCERTSTM Model, com aplicação em 30 crianças em desenvolvimento típico, na faixa etária entre 1 ano e 4 meses e 4 anos e 11 meses, após a realização de treinamento específico indicado pelos autores. O Estudo 2 caracterizou a Comunicação Social, a Regulação Emocional e a necessidade de Suporte Transacional pelo SCERTSTM Model em avaliação na clínica fonoaudiológica de um grupo de 40 crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista na faixa etária entre 2 anos e 2 meses e 10 anos e 2 meses. Todas as crianças em desenvolvimento típico realizaram avaliação de quociente intelectual estimado e avaliação fonoaudiológica em ambiente escolar. As crianças com diagnóstico de Transtornos do Espectro Autista realizaram anamnese multidisciplinar, avaliação de quociente intelectual completa e avalição fonoaudiológica em ambiente clínico. A avalição fonoaudiológica contemplou a caracterização de comportamentos nãoadaptativos dos sujeitos com o Inventário de Comportamentos Autísticos – ABC/ICA, avaliação da linguagem receptiva e expressiva com o instrumento Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem e a avaliação dos domínios de Comunicação Social, Regulação Emocional e Suporte Transacional pela tradução do SCERTSTM Model em diferentes situações (livre, semidirigidas com familiar e com fonoaudióloga e em grupo). Os dados obtidos pelas avaliações passaram por análise estatística. Resultados: a versão traduzida do SCERTSTM Model foi capaz de distinguir os níveis de desenvolvimento da comunicação (Parceiro Social, de Linguagem e de Conversação) das crianças em desenvolvimento típico. A faixa etária das crianças típicas permitiu a observação de todos estágios de desenvolvimento da comunicação, com predominância do mais elaborado, o Parceiro de Conversação. Nas crianças típicas a idade e a escolaridade foram variáveis com correlação positiva no nível de desenvolvimento da comunicação. As crianças com Transtornos do Espectro Autista, foram predominantemente classificadas como Parceiro Social, nível menos elaborado de desenvolvimento da comunicação. Nas crianças com Transtornos do Espectro Autista a idade e a linguagem global influenciaram no nível de desenvolvimento da comunicação. Nas classificadas como Parceiro Social a presença de comportamentos não adaptativos diminuiu as pontuações de Regulação Emocional e o desenvolvimento adaptativo aumentou os Suporte Transacionais. No grupo de crianças Parceiro Social e Parceiro de Conversação, o quociente intelectual aumentou a Comunicação Social. Conclusões: a tradução adaptada da avaliação do SCERTSTM Model se mostrou equivalente à proposição do original e diferenciou as crianças, tanto em desenvolvimento típico como com Transtornos do Espectro Autista, quanto ao desenvolvimento da comunicação. Nas crianças com Transtornos do Espectro Autista a idade e a linguagem global influenciaram no desenvolvimento da comunicação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cuidados desenvolvidos pelos pais de lactentes correlacionados com Denver II(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-06-29) Rocha, Mariana Almeida [UNIFESP]; Borba, Regina Issuzu Hirooka de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2024656916005253; http://lattes.cnpq.br/6411308566119568; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: Human development can be understood as a summation of phenomena, the products of the relation between intrinsic and extrinsic factors, such as the environment in which it is inserted, the alimentation, a healthy relation with other human beings and attention to their basic needs. Children develop themselves by interacting with people, institutions, day care centers, schools, communities, families, among others. The poor environment in stimulus for the child decreases the chances of an adequate child development, and for it to be considered a place of good quality, it should promote physical security, protection against diseases, supply basic necessities and offer diferent experiences. Objective: To know the care activities in environments that are related to child development and correlate with the Denver II outcome. Methods: Qualitative research carried out with parents of children from 30 days to 11 months and 29 days how were attended at the Nursing Consultation in Child Care at the outpatient clinic of the Cruz de Malta Assistance Center. The method: Case study was used, and as a theoretical reference the Manual for Surveillance of Child Development Context of Integrated Management of Prevalent Diseases in Childhood. Results: The results demonstrate a relationship between the care from parents and child development, noting that these activities reflect positively or negatively the results of Denver II. Of the six case studies performed, five presented children with a Normal result in Denver II; It was verified that the children live in environments with positive characteristics and their parents take good care stimulating the development of the children, with emphasis on playful activities. But in one case, negative health care factors were identified, which did not compromise Denver II's performance, but it can compromise the development in the future, pointing out needs for interventions, and monitoring through further reviews. One case revealed negative traits in daily care, with Suspect outcome in Denver II. Final considerations: In the Nursing consultation in Child Care, the nurse must be able at an opportune moment to detect unfavorable factors of care with the parents and intervene to promote child development in the home environment. Facing this question, it is suggested a research that investigates how mothers understand and put into practice the nursing orientations related to the care and promotion of their children's development.