Navegando por Palavras-chave "Inclusion Pedagogical Homebound"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)As ações do atendimento pedagógico domiciliar na cidade de Santos: possibilidades e desafios(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-08-10) Ganem, Leila de Souza [UNIFESP]; Silva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7118155019861351; http://lattes.cnpq.br/0086752958163985; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A educação implica reflexão sobre sua importância e disponibilidade iminente para vivermos plenamente como pessoas e cidadãos envolvidos na sociedade. A educação inclusiva firma-se internacionalmente e na legislação brasileira como caminho para se garantir uma educação de qualidade para todos, resguardando a adoção de medidas que apoiam com eficiência a educação escolar em ambientes distintos aos dos espaços da escola, mas que podem elevar e otimizar o pleno desenvolvimento do aluno e a garantia do direito de continuar os estudos, mesmo que este ocorra em sua residência. Este estudo propõe a descrição e análise das possibilidades e dos desafios na atuação com estudantes inseridos no Atendimento Pedagógico Domiciliar, na cidade de Santos, de acordo com a visão dos professores. Para tanto, opta-se pela metodologia qualitativa com a realização de entrevista semiestruturada com professoras que trabalham neste contexto e a utilização de um roteiro de questões orientadoras que contemplasse aspectos relativos à Educação Inclusiva, as inter-relações existentes entre as áreas da saúde e da educação, as expectativas e percepções das possibilidades de aprendizagem das crianças inseridas neste atendimento. Participaram oito professoras do Atendimento Pedagógico Domiciliar, com experiência superior a um ano no serviço e que atuam com crianças e adolescentes com deficiência. As entrevistas foram transcritas na íntegra e agrupadas de acordo com núcleos temáticos. A análise dos dados permite a compreensão de significados, valores e atitudes que correspondem a processos da realidade. A literatura específica, documentos oficiais sobre Educação Inclusiva, Classes Hospitalares e Atendimento Pedagógico Domiciliar nortearam esta pesquisa e possibilitaram o amparo na legislação. Os resultados sinalizam ser imprescindível pensar na função e na (re)significação do papel do professor e da família neste processo. A pluralidade de saberes e a articulação educação e saúde despontam como fundamentais para uma construção coletiva que favoreça a atuação docente. Outro aspecto relevante foi a reflexão sobre a formação e a ressignificação do fazer docente no ambiente domiciliar, colaborando com a elaboração de propostas de ações mais eficazes na atuação com os alunos do Atendimento Pedagógico Domiciliar, assim como, na possibilidade de estender essa prática para outras situações no âmbito escolar e a garantia da efetiva escolarização fora dos