Navegando por Palavras-chave "Inclusión escolar"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRestritoA inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais na escola Waldorf: o olhar do Apoio Pedagógico(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-04) Seo, Fernanda [UNIFESP]; Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]; Guglielmo, Maria Florencia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5184080966682102; http://lattes.cnpq.br/4140547211703368; http://lattes.cnpq.br/1341536479344464; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Escola Waldorf é o termo cunhado para designar instâncias que promovem apoio para alunos, seja estes com ou sem necessidades educacionais especiais. O Apoio Pedagógico é o setor que fica responsável para auxiliar alunos diversos a trilhar um caminho acadêmico de qualidade e de forma saudável, criando espaços de acolhimento e atividades variadas que contemplem a maximização das potencialidades destes alunos. Este artigo é um estudo de caráter qualitativo que tem como objetivo primal compreender as estratégias institucionais utilizadas, nas escolas Waldorf, para a construção dos Apoios Pedagógicos. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais que atuam nesse setor. É visto que o Apoio Pedagógico é feito, principalmente, de forma interdisciplinar e única, uma vez que toma a necessidade e realidade de cada aluno como ponto de partida. As atividades realizadas são diversas, seja individual ou em grupo, incluindo, também, a participação de demais indivíduos que fazem parte da vida da criança, como professores e família. O Apoio Pedagógico, portanto, se torna um diferencial nas escolas e é um trabalho com muita potência, que abre possibilidades diversas para o desenvolvimento plural das crianças.