Navegando por Palavras-chave "Imperativo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)O imperativo e a modalidade na construção da solidariedade em textos em inglês do gênero tutorial de informática: um olhar sistêmico-funcional(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-15) Castilho, Margarete [UNIFESP]; Vian Junior, Orlando [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5463585749303495; http://lattes.cnpq.br/3559268992852218Esta pesquisa busca investigar as escolhas léxico-gramaticais de imperativo e de modalidade na construção da solidariedade em textos do gênero Tutorial de Informática, sob a ótica sistêmico-funcional, com vistas a posterior uso no ensino de inglês, em um curso superior tecnológico. Nossa proposta é dar suporte para a compreensão de textos sobre as linguagens de programação C, Java e Python que fazem parte do universo acadêmico, profissional e sociocultural dos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). Investigamos a questão dos gêneros textuais (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) e sua realização pelo registro, segundo Martin e Rose (2008), Eggins (2004) e Rose e Martin (2012). Em seguida, abordamos conceitos da Pedagogia com base em Gêneros da Escola de Sydney - PGES (MARTIN; ROSE, 2008, ROSE; MARTIN, 2012), que propõe a organização dos gêneros em famílias. Com base nessa proposta, inserimos o objeto de estudo desta pesquisa, o gênero Tutorial de Informática, na família dos Procedimentos. Estabelecemos como objetivos específicos (1) identificar a Estrutura Esquemática do gênero Tutorial de Informática, pertencente à família dos Procedimentos, a partir de seus propósitos comunicativos, etapas e fases, sob a ótica da PGES e (2) derivar do corpus de pesquisa, por meio do software AntConc (ANTHONY, 2022), a ocorrência de elementos léxico-gramaticais de imperativo e de modalidade, e a relação de solidariedade estabelecida entre autores e usuários, na execução de procedimentos para compreensão de textos de Tutoriais de Informática, segundo a Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). As marcas léxico-gramaticais presentes nos textos analisados sinalizam os propósitos comunicativos do gênero textual, relacionando os resultados obtidos ao contexto de cultura em que são produzidos, explicitando o contexto de situação (Registro) e suas variáveis de Campo (atividade social sendo realizada nos textos), Relações (participantes e seus papéis sociais na interação com os Tutoriais) e Modo (papel desempenhado pela linguagem e como se organiza o texto em função dos propósitos comunicativos do gênero Procedimentos). Para atingir nossos objetivos, geramos um corpus de pesquisa composto de seis textos tutoriais em inglês, escritos nas linguagens de programação C, Java e Python, utilizadas pelos alunos do curso de ADS, de uma faculdade de tecnologia de São Paulo, analisados a partir de uma perspectiva de cunho qualiquantitativo (FLICK, 2009). As escolhas léxico-gramaticais presentes nas análises dos textos indicam as relações interpessoais que compõem o corpus com foco nos itens lexicais do modo imperativo e de modalidade. Os resultados revelam (i) que a Estrutura Esquemática dos tutoriais permite que eles sejam classificados como textos que instanciam o gênero de procedimentos e (ii) que as escolhas léxico-gramaticais predominam no modo imperativo para o comando das instruções, com alternância das funções de poder (EGGINS, 2004) entre os autores e os usuários dos Tutoriais de Informática, bem como a presença de operadores modais cumprindo, além de seu papel na modalização, atuar no equilíbrio entre os comandos e as instruções e na solidariedade entre produtores e usuários dos textos.