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- ItemAcesso aberto (Open Access)Aplicação de novo modelo matemático para remoção de contaminantes em imagens hiperespectrais de cortes histológicos de câncer de tireoide(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-13) Almeida, Eloah da SIlva [UNIFESP]; Pereira, Thiago Martini [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3291751276972553; http://lattes.cnpq.br/7906964907427343Na oncologia a classificação precisa da neoplasia é fundamental, em que a medicina diagnóstica exerce um papel crucial possibilitando a detecção e o diagnóstico precoce. No entanto, o exame histopatológico, de extrema importância, enfrenta limitações advindas da experiência necessária dos médicos patolo-gistas. A extração de informações bioquímicas das amostras histológicas surge como uma solução promissora. Nesse contex-to, as técnicas de micro-FTIR (Espectroscopia de Infraverme-lho por Transformada de Fourier) apresentam potencial para a coleta deste tipo de informação. Com isso, torna-se necessário empregar técnicas de processamento de imagens que visam remover artefatos não relacionados à amostra, como o espalhamento da luz e a absorção por contaminantes, como vapor d'água e parafina. O objetivo deste trabalho é avaliar uma nova metodologia para processamento dos dados infravermelho em cortes histológicos de tireoide e avaliar a sua eficácia com métricas quantitativas sobre os resultados. Foram utilizadas 44 imagens de micro-FTIR provenientes de cortes histoló-gicos da tireoide, depositadas em janelas de fluoreto de cálcio (CaF2). As imagens foram coletadas em modo de transmissão, com uma resolução de 4 cm-1 e 2 scans por pixel. Antes da coleta de cada imagem, foi realizado o background com 256 scans. Utilizando a técnica Extended Multiplicative Signal Correction (EMSC) nas imagens de micro FTIR do conjunto de amostras, corrigimos a linha de base (espelhamento Mie) e eliminamos as influências dos contaminantes, como vapor d'água e/ou parafina. Por meio do método de OTSU, removemos pixels sem amostra e/ou com baixa relação sinal-ruído. Com o emprego da técnica de agrupamento k-means, segmentamos as imagens de acordo com seus componentes bioquímicos e, com base nessa segmentação, geramos imagens de falsa-cor (KM-IMGs). Os resultados obtidos do processamento de 44 imagens, revelam uma consistência significativa entre a imagem de HE e as KM-IMGs.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A iconografia antissemita da propaganda nazista como instrumento de controle social(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-02) Marcolino, Helena Mattos [UNIFESP]; Zagni, Rodrigo Medina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4034927222180042; http://lattes.cnpq.br/9187833926464196No cerne deste trabalho reside a intenção de analisar o papel dos cartazes de propaganda nazista durante o período do III Reich, pretendendo-se explicitar sua importância na ascensão do Partido Nazista e na manipulação das massas contra um inimigo em comum: o judeu. Um contexto histórico será apresentado para entendermos melhor a conjuntura da ascensão dos fascismos na Europa e cartazes de propaganda com teor antissemita serão analisados através da iconografia para corroborar a hipótese da imprescindibilidade da propaganda nazista para a aclamação de Hitler e do Partido.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Imagens na escola: porque e como podem melhorar a aprendizagem(Autor, 2023) Pompeia, Sabine [UNIFESP]; Marques, Luiz; http://lattes.cnpq.br/7010761150041393; http://lattes.cnpq.br/3503548197931071Este e-book gratuito para professores discute por que e de que formas imagens podem ser usadas em sala de aula para auxiliar na compreensão e retenção de informações, bem como na ampliação de conhecimentos gerais. São apresentados exemplos de como usar esse tipo de recurso para esses fins em todas as disciplinas e com alunos de qualquer idade, mas com foco em obras de arte que retratam adolescentes. A obra inclui também dicas de como buscar imagens online sem restrição de uso. Seu objetivo é instrumentalizar professores a usar mais imagens para enriquecer suas práticas pedagógicas. O e-book foi escrito por especialistas em cognição humana e história da arte.
- ItemAcesso aberto (Open Access)The paradox of age: an analysis of responses by aging Brazilians to International Affective Picture System (IAPS)(Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, 2011-03-01) Pôrto, Weyler Galvão; Bertolucci, Paulo Henrique Ferreira [UNIFESP]; Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]; Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo Geriatric Medicine Nucleus; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVE: To explore the possible differences in subjective analysis of the emotional stimuli from the International Affective Picture System between elderly and young samples. METHOD: 187 elderly subjects ranked the International Affective Picture System images according to the directions from the Manual of Affective Ratings. Their scores were compared to those obtained from International Affective Picture System studies with young people. RESULT: There is an age-related difference in arousal and valence in the International Affective Picture System rating. The correlation between affective valence and arousal is strong, and negative for the elderly. The expected versus the observed frequency of International Affective Picture System images between elderly and young samples show a statistical difference. CONCLUSION: This study shows an inter-age statistical dichotomy in how elderly and young people subjectively evaluate International Affective Picture System images.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O processo de escolha de imagens de livros didáticos de ciências do ensino fundamental II por editoras brasileiras(Universidade Federal de São Paulo, 2022-10-21) Martinelli, Lilian Morato de Carvalho [UNIFESP]; Bianco, André Amaral Gonçalves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1848716002041734; http://lattes.cnpq.br/8987090370627088As imagens fazem parte do cotidiano das pessoas, estando amplamente disseminadas nos mais diversos meios de comunicação disponíveis atualmente, como os livros, a internet e os canais de televisão, e são especialmente importantes para o ensino de Ciências, já que são imprescindíveis para a apresentação de diversos conceitos e informações científicas. No entanto, em geral, os professores não procuram desenvolver nos alunos as habilidades necessárias para a leitura de imagens como ocorre com a leitura da linguagem verbal. Já os livros didáticos há décadas consistem no mais importante, e muitas vezes no único, recurso didático de que o professor dispõe. Apesar disso, não existem muitos estudos que tenham investigado o processo de escolha ou elaboração de imagens para livros didáticos de Ciências no Brasil. Considerando essas questões, mostra-se necessário entender os critérios sob os quais essas imagens são elaboradas e escolhidas pelos profissionais do mercado editorial para que contribuam com o processo de ensino-aprendizagem de Ciências. Assim, por meio do presente trabalho, um estudo de caso descritivo, investigamos os processos de escolha de imagens para livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental II, por editoras que atuam no Brasil. A metodologia envolveu a realização de entrevistas e a aplicação de questionários a autores, editores e ilustradores de livros didáticos de Ciências produzidos no Brasil e direcionados às escolas brasileiras. As entrevistas foram analisadas à luz da Gestalt e de Perales e Jimenez (2002) e os questionários tiveram como parâmetro algumas categorias propostas por Perales e Jimenez (2002). Os resultados sugerem que a complementaridade com o texto e a simplificação são os critérios mais relevantes para a escolha e elaboração de imagens. Além disso, questões de ordem prática, como o prazo e o custo para a elaboração das imagens interferem em sua qualidade. Por fim, é possível que a comunicação entre autores, editores e ilustradores minimize eventuais problemas na elaboração das ilustrações de conteúdos científicos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Retrato Historiográfico: Uma análise sobre a utilização de imagens como fonte histórica no Brasil (2007-2017)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-05-31) Fontanini, Khyara Gabrielly Mendes; Franzini, Fábio; http://lattes.cnpq.br/3058395202773677; http://lattes.cnpq.br/5337659806744128Durante as décadas de 1990 e 2000 ocorreu uma valorização das imagens enquanto fonte de conhecimento histórico, tendo em vista a emergência das “viradas visuais” e do campo denominado de Cultura Visual; estes objetos, em suas mais variadas formas, passaram a interessar aos cientistas sociais dado sua potencialidade enquanto fonte visual sobre o passado. Esta dissertação busca compreender como as historiadoras e historiadores brasileiros vêm utilizando imagens visuais como fonte em suas pesquisas. Portanto, o objetivo é compreender como se deu a consolidação dessa prática historiográfica, como a imagem visual foi empregada como fonte histórica e quais as principais características dessa historiografia. Para tanto, organizamos uma extensa base de dados a partir de tabelas, com as teses e dissertações de seis Programas de Pós-Graduação em História brasileiros que utilizaram imagens como fonte histórica e que foram defendidas entre 2007 e 2017. Dessa forma, pudemos concluir que as imagens são utilizadas principalmente nas pesquisas que se referem ao século XX, no Brasil e os objetos imagéticos mais analisados foram os audiovisuais e fotográficos. As imagens visuais permitiram uma ampliação dos temas de pesquisa e a compreensão de aspectos culturais e sociais por meio da visualidade. A partir da base de dados, também elaboramos o rastreamento de uma rede intelectual que viabilizou a consolidação dessa prática historiográfica. Assim, de maneira geral, procuramos contribuir para com a compreensão das dinâmicas e características da historiografia brasileira.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O uso de imagens em materiais educacionais(Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-18) Fukumoto, Francisco de Assis de Souza [UNIFESP]; Meister, Izabel Patrícia [UNIFESP]; Silva, Edna de Mello [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9405118016902400; http://lattes.cnpq.br/5340922290331025; http://lattes.cnpq.br/7022314798853009Este Trabalho de Conclusão de Curso visa desenvolver um produto a partir da temática do uso de imagens fotográficas em materiais educacionais. O potencial de uso de imagens como fotografias, ilustrações, infográficos, vídeos etc., em materiais educacionais é amplo, e neste trabalho abordarei apenas as fotografias. O produto proposto é um guia rápido de uso em formato de um livro digital (e-book) com objetivo de servir de apoio, fornecendo informações práticas e rápidas para o uso de imagens fotográficas em projetos educacionais. Vivemos imersos em um universo altamente imagético, com o qual interagimos diariamente nos mais diversos momentos de nosso dia a dia. A fotografia, técnica cujos primeiros registros ocorreram há quase 200 anos, e inicialmente de difícil e caro acesso, tornou-se acessível e popular ao longo do século XX com o advento de novas tecnologias nos filmes e câmeras. Foi, porém, a partir da década de 1980 com o advento da fotografia digital e posteriormente sua inclusão como funcionalidade nos aparelhos celulares, que a fotografia passou a vivenciar um aumento exponencial em seu uso. Atualmente é bastante comum as pessoas se comunicarem utilizando imagens de diversos tipos e formatos, capturados por seus Smartphones. Se considerarmos que esta forma de comunicação constitui uma linguagem visual, as ações e materiais educacionais que desenvolvemos para este público habituado a utilizá-la, podem necessitar incorporar estímulos visuais através do uso de imagens, para capturar sua atenção e atingir os objetivos esperados. Porém o processo de pesquisa, seleção e aplicação de imagens, é uma adição às várias habilidades necessárias para os profissionais que desenvolvem os projetos educacionais, como os Designers Educacionais, Professores Conteudistas, Instrutores Corporativos etc. e várias dúvidas podem surgir durante o processo de inclusão de imagens em seus projetos.