Navegando por Palavras-chave "Ideologia de gênero"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Deus acima de todos? Os direitos sexuais e reprodutivos na proposta de revisão do Programa Nacional de Direitos Humanos 3 pelo MMFDH(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-27) Maciel, Samuel Escudero Prince; Sales, Lilian; http://lattes.cnpq.br/5411386708547076; http://lattes.cnpq.br/4384828742590910O Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) foi elaborado e promulgado durante os dois primeiros governos Lula (PT), entre 2003 e 2009, quando congressistas católicos carismáticos e evangélicos pentecostais reagiram à incorporação de agendas feministas e LGBTQIA+ naquele Programa. Com a inversão de papéis entre situação e oposição governamentais durante o governo de Jair Bolsonaro (2019-2022), a ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e correligionários seus viram a oportunidade de tentar reverter aquela situação e conduziram um projeto de revisão do PNDH 3 no interior de um Grupo de Trabalho (GT) constituído exclusivamente por membros daquela pasta e com suas atividades sendo desenvolvidas sem a participação de representantes da sociedade civil e instituições e movimentos sociais, o que gerou a reação destes e da oposição governamental. O objetivo desta pesquisa é buscar compreender a disputa em torno do PNDH 3 nestes dois contextos. Nossa análise pretende desvendar o significado da gramática dos Direitos Humanos para seus protagonistas e suas agendas morais “pró vida” e em defesa da “família tradicional brasileira”.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Deus, Pátria e Família”: O ativismo conservador rumo à uma “direita de verdade”(Universidade Federal de São Paulo, 2022-04-19) Kalil, Álex; Sales, Lilian; http://lattes.cnpq.br/5411386708547076; http://lattes.cnpq.br/5794644846537411O objetivo deste estudo é analisar o surgimento de um movimento social auto classificado “conservador” na cidade de São Paulo, entre os anos de 2016 e 2018, atuante na defesa de pautas morais e religiosas. O foco da pesquisa é o processo de formação de “públicos”, buscando identificar as ações organizadas pelo movimento para captar novos participantes, alianças com outros movimentos, organizações e políticos. A pesquisa investiga se a publicidade de pautas “conservadoras”, se valendo de “dispositivos morais”, bem como os usos de informações de apelo afetivo corroborou para a formação de públicos para o movimento, de modo a viabilizar a candidatura de suas lideranças conservadoras do movimento nas eleições de 2018. Os procedimentos metodológicos utilizados apresentam uma descrição e análise dos eventos em que o movimento organizou campanhas de manifestações, entre 2016 e 2018, seguida pela análise dos materiais mobilizados pelo grupo disponíveis em plataformas digitais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)"Ideologia de gênero" e a inter-relação entre os discursos político e pedagógico em uma formação discursiva conservadora(Universidade Federal de São Paulo, 2022-05-13) Silva, Bruno Caetano Felipe da [UNIFESP]; Kogawa, João Marcos Mateus [UNIFESP]; Barbosa Filho, Fábio Ramos; http://lattes.cnpq.br/4350854052243669; http://lattes.cnpq.br/2290784252461295; http://lattes.cnpq.br/8924904124193662A presente dissertação dedica-se à análise dos efeitos de sentido do uso do sintagma nominal “ideologia de gênero” nos pronunciamentos de dois parlamentares, deputado federal Pastor Marco Feliciano e deputado federal Luiz Fernando, então filiados ao Partido Social Cristão (PSC) e Partido Progressista (PP), respectivamente. Os pronunciamentos ocorreram no dia 8 de abril de 2014, durante reunião da comissão especial destinada a proferir o segundo Plano Nacional de Educação (PNE). “Ideologia de gênero” foi repetidamente utilizado por parlamentares, que se denominam conservadores, para se referirem à inserção de assuntos relacionados ao sexo e gênero em determinadas disciplinas no contexto escolar. A fim de produzir as análises que apresentamos neste trabalho, utilizamo-nos do mecanismo de paráfrases como metodologia já aceita no campo da Análise de Discurso Francesa. Observamos, também, a necessidade de desenvolver um método próprio para armazenar as sequências discursivas pertinentes à nossa questão de análise, produzindo o que denominamos de “quadros de deslinearização de enunciados”. Tal ferramenta se mostrou útil na organização do corpus de análise, que, por sua vez, foi produzido segundo as formas definidas por Courtine (2009). Recuperamos, como “domínio de memória” (COURTINE, 2009) da educação sexual brasileira, a obra Didática da Educação Sexual, de Raul de Polillo. Esse livro, em três volumes e datado da década de 1970, descreve práticas e comportamentos para se manter “harmonia entre homem e mulher” (POLILLO, [197-], p. 88). Depreendemos, como resultado desta pesquisa, que “ideologia de gênero” foi utilizado para descrever apenas orientações sexuais e identidades de gênero que divergem dos sentidos que se inscrevem em uma formação discursiva conservadora (FDCons.) (KOGAWA; TEIXEIRA, 2020). Entendemos formação discursiva como “aquilo que, numa formação ideológica dada, isto é, a partir de uma posição dada numa conjuntura dada, determinada pelo estado da luta de classes, determina o que pode e deve ser dito” (PÊCHEUX, [1975] 2014, p. 147) e, ao mesmo tempo, aquilo que dá as evidências do que “cada um sabe” e simultaneamente “o que cada um pode ver” (COURTINE, 2009, p. 74). Tais sentidos sobre o sexo se inscrevem na FDCons. na correlação do discurso político e pedagógico com os saberes da biologia e são atravessados pelo discurso religioso cristão.