Navegando por Palavras-chave "IASB"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)ADOÇÃO DO IFRS EM DIFERENTES PAÍSES E PROPOSTA DO IFRS 17(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-22) Caseiro, Jessica de Oliveira [UNIFESP]; Cazzari, Roberto Bomgiovani [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2995756994352047A Contabilidade, como uma ciência social, sofre forte influência das leis, cultura e economia de um país. Ao longo de experiências e processos históricos, diversos povos ao redor do mundo produziram seu conjunto de normas e regras contábeis, o que resultou em diferenças nos modelos de demonstrações financeiras de um país para outro. Pensando na necessidade de harmonização das normas contábeis no que se refere a contratos de seguros, e devido ao aumento de transações internacionais ao longo do tempo, o IASB construiu o normativo IFRS 4. Em 2017, uma segunda fase de discussões fez com que o IASB complementasse este tema com a criação de um pronunciamento, que veio a substituir o antigo. Este pronunciamento ficou conhecido como IFRS 17 e o IASB espera que esta padronização seja obrigatória a partir de janeiro de 2023. Tal como esperado pela literatura, as diferenças culturais levaram a estratégias diferentes para a transição em diversos países ao IFRS 17. Enquanto algumas nações estão em fase de transição (por exemplo China, Japão e Canadá), outras estão adaptando o pronunciamento aos aspectos culturais inerentes ao país ou planejando como se adaptar ao normativo (por exemplo Portugal, Índia e Brasil).
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da aptidão do mercado securitário para a implementação do IFRS 17(Universidade Federal de São Paulo, 2019-07-01) Foianesi, Enrico [UNIFESP]; Sampaio, Joelson Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9134156549907160Neste trabalho buscamos avaliar a preparação do mercado securitário com relação ao IFRS 17, para isso, analisamos a história do órgão regulador por trás da emissão do padrão internacional de relatórios contábeis conhecido como IASB, para entender qual é seu objetivo e como o IFRS 17 ajuda alcançar essa meta. Estudamos as diversas fases do IFRS 17 até sua publicação, onde explicamos os vários estágios de sua criação e expusemos os desafios que virão com uma implementação. Utilizamos de pesquisas realizadas por companhias de renome mundial para auxiliar a mensurar o andamento de implementação da norma e como as seguradoras estão reagindo a ela. Também comparamos o IFRS 17 e Solvência II, pois como existem diversas semelhanças entre eles, as companhias esperam aproveitar dos sistemas e procedimentos já desenhados para aplicar o IFRS 17.
- ItemAcesso aberto (Open Access)IFRS 17: as mudanças propostas pela nova norma(Universidade Federal de São Paulo, 2019-07-01) Santos, Khimberlyn Capelari dos [UNIFESP]; Sampaio, Joelson Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9134156549907160Após anos de avaliação o IASB emitiu a IFRS 17 – Contratos de Seguros que entra obrigatoriamente em vigor em 2021. Uma vez em vigor a IFRS 17 substitui a IFRS 4, emitida em 2005. Considerando uma época de mudanças para o ambiente de seguros no Brasil e no mundo, o presente trabalho teve como objetivo entender a nova norma emitida pelo IASB, conhecida atualmente como IFRS 17 e a compará-la com as práticas atuais adotadas pelo mercado segurador dentro de um contexto geral, uma vez que a norma atual permite a fusão entre normas locais e internacionais.