Navegando por Palavras-chave "Hydrogen"
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- ItemSomente MetadadadosBio-ethanol steam reforming for hydrogen production over Co3O4/CeO2 catalysts synthesized by one-step polymerization method(Elsevier Science Bv, 2016) Carvalho, Flávio Luiz Silva de; Asencios, Yvan Jesus Olortiga [UNIFESP]; Bellido, Jorge David Alguiar; Assaf, Elisabete Moreira; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Bio-ethanol is a renewable energy carrier and its use in the reforming of bio-ethanol is promising for hydrogen production. In this work, a set of materials containing mixtures of Co3O4/CeO2 (5, 10 and 20% Co wt.%) were synthesized by one-step polymerization method (OSP method), and were tested in ethanol steam reforming (SRE). For comparison purposes, the best catalyst of this set was compared with a similar one synthesized by the impregnation method. The XRD, SEM and TPR analyses of the CoCe catalysts prepared by the OSP method showed that the increase of the cobalt content increases Co-O-Ce interaction, this interaction had positive effects on the catalysis of SRE. The OSP method provides a more homogeneous material leading to finely dispersed metallic cobalt which favored the catalysis of the SRE at 500 degrees C; the best catalyst was the Co3O4/CeO2 mixture with cobalt content of 20 wt.% (20CoCe catalyst). This catalyst reported high metallic dispersion, high-surface-area, high selectivity to H-2, good catalytic stability and low carbon deposition rate. This catalyst is promising for the steam reforming of bio-ethanol. The catalyst prepared by the impregnation method was not good for the catalysis of SRE at 500 degrees C.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Combustiveis alternativos para a aviação: potenciais e limitações(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-06) Silva, Lucas Felinto das Neves [UNIFESP]; Saia, Flavia Talarico [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5511483346873761; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ao longo das décadas, a aviação comercial tem sido dependente de combustíveis fósseis, como o querosene e a gasolina de aviação, o que levanta preocupações sobre sua sustentabilidade a longo prazo. É nesse contexto que os combustíveis alternativos para aviação ganham relevância, oferecendo alternativas para reduzir as emissões de carbono e diversificar a matriz energética do setor. No entanto, a transição para o uso de combustíveis alternativos na aviação, como querosene de aviação com mistura de biocombustível, querosene de aviação sustentável e hidrogênio, não é isenta de desafios. Questões relacionadas ao custo, disponibilidade, compatibilidade com a infraestrutura existente e eficiência energética precisam ser abordadas de forma eficaz. Além disso, a produção em larga escala de biocombustíveis levanta questões importantes relacionadas à competição com a produção de alimentos e ao uso de terras. Neste TCC, através de revisão da literatura, exploramos os potenciais e as limitações dos combustíveis alternativos para a aviação, analisando as tecnologias emergentes, as estratégias de implementação e os impactos ambientais e econômicos associados. Compreender esses aspectos é fundamental para avaliar o papel dos combustíveis alternativos na busca por uma aviação mais sustentável e para fornecer percepções relevantes para o setor e os formuladores de políticas públicas. A revisão literária mostrou que há combustíveis potenciais para substituir a gasolina e o querosene, como por exemplo o hidrogênio e etanol,, porém para que isso aconteça se faz necessário mais aprofundamento na área, mais investimentos e foco para que seja realizado da melhor forma.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Descarbonização da indústria náutica: perspectivas do uso do hidrogênio(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-19) Santos, Stheffany de Oliveira [UNIFESP]; Penteado, Eduardo Dellosso [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2585863255642834; http://lattes.cnpq.br/1848955229237487; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O uso de energia está inerente as demandas cotidianas. As fontes geradoras de energias consistem principalmente de combustíveis fósseis, que são poluentes e os principais responsáveis pelo aquecimento global. Como o transporte marítimo é um dos que mais movimenta a balança comercial mundial, a descarbonização dessa frota é um grande aliado para a diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera. Entre os novos combustíveis ambientalmente amigáveis disponíveis para a descarbonização, o hidrogênio é uma das alternativas visto seu alto potencial energético, e, somente há a liberação de vapor d’água em sua combustão. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi estudar as principais metodologias utilizadas para o uso do hidrogênio como combustível para embarcações mercantes. Para tanto, nas bases de dados Science Direct, PubMed e Scopus foram usadas as palavras “hydrogen and obtaining and ship” como estratégia de busca, apenas foram aceitos artigos de línguainglesa publicados nos últimos 5 anos. Por fim, os artigos foram triados e retirados os em duplicatas e os que o assunto tratado não eram relacionados com o tema. O estudo encontrou 4 metodologias de extração de hidrogênio, sendo uma renovável e três não renováveis. O alto gasto energético e preço de extração do H2 ainda tornam seu uso menos competitivo quando comparado com os combustíveis convencionais. Maiores investimentos em tecnologia e equipamentos poderão tornar o H2 o substituto dos combustíveis fósseis, colaborando para o fim das emissões de gases poluentes na atmosfera proveniente da frota marítima
- ItemSomente MetadadadosMethane production and small intestinal bacterial overgrowth in children living in a slum(Baishideng Publ Grp Co Ltd, 2012-11-07) Mello, Carolina Santos [UNIFESP]; Tahan, Soraia [UNIFESP]; Melli, Lígia Cristina Fonseca Lahoz [UNIFESP]; Rodrigues, Mirian Silva do Carmo [UNIFESP]; Mello, Ricardo Martin Pereira de [UNIFESP]; Scaletsky, Isabel Cristina Affonso [UNIFESP]; Morais, Mauro Batista de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Ctr Fdn Inst Educ OsascoAIM: To analyze small intestinal bacterial overgrowth in school-aged children and the relationship between hydrogen and methane production in breath tests.METHODS: This transversal study included 85 children residing in a slum and 43 children from a private school, all aged between 6 and 10 years, in Osasco, Brazil. for characterization of the groups, data regarding the socioeconomic status and basic housing sanitary conditions were collected. Anthropometric data was obtained in children from both groups. All children completed the hydrogen (H-2) and methane (CH4) breath test in order to assess small intestinal bacterial overgrowth (SIBO). SIBO was diagnosed when there was an increase in H-2 >= 20 ppm or CH4 >= 10 ppm with regard to the fasting value until 60 min after lactulose ingestion.RESULTS: Children from the slum group had worse living conditions and lower nutritional indices than children from the private school. SIBO was found in 30.9% (26/84) of the children from the slum group and in 2.4% (1/41) from the private school group (P = 0.0007). Greater hydrogen production in the small intestine was observed in children from the slum group when compared to children from the private school (P = 0.007). A higher concentration of hydrogen in the small intestine (P < 0.001) and in the colon (P < 0.001) was observed among the children from the slum group with SIBO when compared to children from the slum group without SIBO. Methane production was observed in 63.1% (53/84) of the children from the slum group and in 19.5% (8/41) of the children from the private school group (P < 0.0001). Methane production was observed in 38/58 (65.5%) of the children without SIBO and in 15/26 (57.7%) of the children with SIBO from the slum. Colonic production of hydrogen was lower in methane-producing children (P = 0.017).CONCLUSION: Children who live in inadequate environmental conditions are at risk of bacterial overgrowth and methane production. Hydrogen is a substrate for methane production in the colon. (C) 2012 Baishideng. All rights reserved.