Navegando por Palavras-chave "Homem"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)“Enfrentei muitas tempestades como professor de Educação Infantil”: homossexualidade masculina e identidade docente(Universidade Federal de São Paulo, 2018-05-31) Oliveira, Vinicius Expedito Mena; Finco, Daniela; http://lattes.cnpq.br/5868721280642490; http://lattes.cnpq.br/6794526005862510Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga a relação entre a identidade docente, as relações de gênero e a diversidade sexual no âmbito da Educação Infantil. Discute a construção da identidade docente a partir das experiências de 05 professores homens homossexuais que atuam ou aturam diretamente com a educação e com o cuidado das crianças pequenas, em creches e pré-escolas. Busca compreender qual é o lugar destes profissionais em um espaço historicamente e socialmente construído e dito como feminino. A partir das respostas de questionários semiabertos, a pesquisa analisa as experiências destes docentes buscando compreender as possibilidades, os entraves e os desafios do trabalho educativo com crianças pequenas. Traz o debate a respeito das causas e consequências geradas pelo tanto pelo preconceito de gênero quanto pela discriminação sexual (homofobia), na esfera pública dentro de instituições de Educação Infantil. Busca contribuir para o avanço do conhecimento no âmbito da construção da identidade docente na Educação da Pequena Infância, nas relações de gênero e de respeito à diversidade sexual no combate à homofobia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre o Tejo e o Reno – linguagem, poesia e pensamento em Martin Heidegger e Alberto Caeiro(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-06-17) Teixeira, Lucas Carvalho Lima [UNIFESP]; Burnett Junior, Henry Martin [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThe aim of the present work is to reconstruct and analyze, in the way of a parallel study, three pre-selected fundamental axes that, for us, would make possible an articulation between the thinking of Martin Heidegger and the poetry of Alberto Caeiro, the head figure among the so called hereronyms attributed to Fernando Pessoa. These three axes consist in three major themes that Heidegger and Caeiro dealt with, namely: the question concerning the human position in the world, the question concerning the nature of language and the question concerning the place and meaning of the sacred. The parallelism that is adopted hier as a method will make the Heideggerian and Caeirian projects confront each other around the same issues, so that, in the end, in the part entitled (in)conclusive Interludes, we seek to outline possible confluences and divergences between them.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Metáfora Do Olhar Em Jean-Jacques Rousseau(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-11-23) Pereira, Bruna Andrade [UNIFESP]; Freitas, Jacira De [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)L'objectif De Cette Dissertation Est De Démontrer L'existence De La Métaphore Du Regard Comme Possibilité De Compréhension Des Concepts Implicites Dans La Pensée De Rousseau. Le Terme "Regard" Est Utilisé Pour Le Philosophe Comme Une Métaphore Qui Exprime La Condition D'une Société Dégénérative Dans Laquelle Les Individus Se Plongent Dans Le Domaine Des Apparences. L"Objectif De Cette Thèse Est Donc De Vérifier, En Particulier Dans Le Deuxième Discours, Combien Et Quelles Sont Les Mentions Du Terme En Question, Ainsi Que De Comprendre Comment Ce "Regard" Est Lié Au Progrès Des Lumières De L"Individu Et À La Dégradation De La Société À Laquelle Il Appartient. L'intérêt Du Philosophe Pour Le Développement De L'homme Tient Au Fait Que Son Identité En Tant Qu'individu Se Reflétée Dans Le Corps Social, Étant Donné Que Les Caractéristiques Collectives Découlent De Phénomènes Particuliers. De Cette Manière, Nous Entendons Souligner L"Importance Du Thème Et La Nécessité D"Observer L"Apparition Du Terme "Regard", En C
- ItemAcesso aberto (Open Access)O pedagogo e o mercado de trabalho(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-19) Silva, Vinícius Henrique Araujo da; Abreu, Claudia Barcelos de Moura; http://lattes.cnpq.br/3114393461757020; https://lattes.cnpq.br/9916676348880731A monografia aborda as questões de gênero relacionadas à divisão sexual do trabalho, com ênfase no preconceito associado à presença de professores do sexo masculino nas salas de aula da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A docência nessas etapas geralmente é desempenhada por mulheres, resultando na invisibilidade da presença masculina, o que contraria os discursos contemporâneos sobre equidade de gênero e diversidade no século XXI. A pesquisa visa analisar a experiência de docente dos anos iniciais, explorando a trajetória acadêmica e profissional. O estudo aborda, teoricamente, os discursos de feminilização da profissão docente infantil. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa se baseia em uma entrevista semiestruturada com um professor polivalente que atua na rede de Educação Básica de Guarulhos, sendo ex-aluno da Universidade Federal de São Paulo. A relevância da pesquisa reside na ampliação dos debates sobre questões de gênero e na contribuição para a valorização dos profissionais masculinos nesse contexto. Durante a investigação, observou-se que, embora em menor proporção, os homens também enfrentam preconceitos em relação à sua escolha profissional, reforçando a concepção tradicional da mulher como cuidadora e do homem como provedor.