Navegando por Palavras-chave "History of sciences"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Per aspera ad astra: uma viagem pelas esferas celestes de Johannes de Sacrobosco e Dante Alighieri Ciência e arte no medievo para discutir conceitos astronômicos de forma historicamente contextualizada na formação inicial de professores.(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-22) Guilger, Fernando de Jesus [UNIFESP]; Forato, Thaís Cyrino de Mello [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1268757747150909; http://lattes.cnpq.br/9487910797920826A história das ciências pode ser entendida como uma abordagem de ensino que acarreta diversos benefícios formativos. Explorar o contexto em que as ideias científicas foram desenvolvidas, por meio da história, permite compreender melhor as problemáticas que tais conceitos buscavam responder originalmente, além de apresentar seu desenvolvimento ao longo do tempo. Esses aspectos apontam para a possibilidade de se discutir a natureza das ciências em sala de aula, e, dentre outros pontos, favorecer a alfabetização científica para promoção da cidadania. Nesse sentido, explorar a relação entre ciência e cultura, em perspectiva histórica, vem sendo apontada como uma estratégia frutífera. Para um melhor aproveitamento dessas estratégias, se tem destacado a importância de professores terem contato com essas abordagens em sua formação inicial. Também se considera importante a disponibilidade de materiais didáticos que atendam aos requisitos de uma historiografia crítica; contextualizando aspectos da construção de explicações acerca do mundo natural, capaz de mobilizar aspectos sociais, epistêmicos e conceituais das ciências. Visando investigar as possibilidades e desafios de se trabalhar com a interface da história das ciências e das relações entre física e arte, este trabalho analisa as contribuições de duas intervenções didáticas na formação de professores de física. O recorte utilizado envolve a história da astronomia medieval. A partir do Tratado da esfera, de Johannes de Sacrobosco, e d’A divina comédia, de Dante Alighieri, promovemos uma discussão contextualizada sobre o geocentrismo medieval, tendo como um de seus motes, fornecer subsídios para o ensino de conceitos de astronomia em sala de aula. A metodologia de pesquisa envolveu três momentos. Os dois primeiros dizem respeito ao que intitularemos de etapa teórica e envolveram a construção de uma narrativa histórica a partir da pesquisa historiográfica e a produção de propostas de aplicação. Para realização destas etapas da pesquisa, produzimos uma narrativa história com recortes das obras medievais selecionadas e desenvolvemos propostas de aplicação, sendo ambos pautados nos parâmetros de Forato (2009), que subsidiaram não só o planejamento, mas também sua efetivação. O terceiro momento diz respeito ao que chamaremos de etapa empírica, referente a aplicação. A metodologia utilizada para a análise de dados se circunscreve na perspectiva da abordagem qualitativa, na vertente do estudo de caso. Após a implementação, os dados coletados foram analisados a partir do método das narrativas autobiográficas (OLIVEIRA; SATRIANO, 2018), visando encontrar nas reflexões traçadas, as contribuições propiciadas por nossa proposta. Nossos resultados incluem, portanto, a composição da narrativa histórica e suas propostas de aplicação. Analisamos estas propostas em duas oportunidades de intervenção didática, denotando aspectos frutíferos, bem como a necessidade de sintetizar o texto didático para o contexto da segunda aplicação. Nossas análises dos dados apontam para desafios proporcionados pelas adaptações necessárias para viabilizar as aulas em formato virtual, bem como as reflexões trazidas a partir do cenário vivido. Também tratam das condições vivenciadas no retorno ao ensino presencial. Ambas as situações experienciadas em virtude da pandemia de covid-19, que acarretou uma série de mudanças no panorama educacional e trouxeram novas perspectivas para o ensino das ciências.